terça-feira, 19 de setembro de 2023

Blog Emigrazione Veneta: Descubra o Fascinante Mundo da Emigração Italiana e Veneta






Descubra o Fascinante Mundo da Emigração Italiana e Veneta!

Você já se perguntou sobre as histórias por trás da emigração italiana e, especificamente, da emigração veneta? Quer explorar as experiências, as tradições culturais e as contribuições dos italianos que deixaram sua terra natal para buscar novos horizontes? Se a resposta for sim, você está prestes a embarcar em uma jornada emocionante!

Bem-vindo ao Emigrazione Veneta Blog - http://emigrazioneveneta.blogspot.com - seu portal para o rico e diversificado universo da emigração italiana e, mais especificamente, das histórias e legados dos venetos espalhados pelo mundo.

O que esperar do nosso blog:

Histórias de Coragem e Determinação: Explore as experiências inspiradoras de italianos que enfrentaram desafios incríveis ao deixar sua terra natal em busca de uma vida melhor.


Cultura e Tradições: Mergulhe na rica cultura italiana e veneta, incluindo gastronomia, música, folclore e celebrações que resistiram ao teste do tempo.


Entrevistas Exclusivas: Conheça venetos notáveis e indivíduos italianos que fizeram contribuições notáveis em suas comunidades de acolhimento.

Genealogia e Conexões: Descubra recursos valiosos para ajudá-lo a traçar suas próprias raízes italianas e venetas, tais como completas listas de sobrenomes italianos e os navios que os trouxeram.

Eventos e Comunidade: Mantenha-se atualizado sobre eventos culturais, exposições e atividades relacionadas à diáspora italiana e veneta.

Junte-se a nós nesta viagem emocionante pela emigração italiana e veneta. Visite o nosso blog em Emigrazione Veneta Blog e comece a explorar as histórias intrigantes e a cultura vibrante que tornam a diáspora italiana e veneta tão cativantes.

Não deixe de se inscrever para receber nossas atualizações mais recentes e compartilhar o nosso blog com amigos e familiares que compartilham seu interesse na rica herança italiana e veneta.

Venha fazer parte desta comunidade dedicada à emigração italiana e veneta. Juntos, vamos descobrir e celebrar a extraordinária jornada dos italianos pelo mundo!

_______________________________

Scopri il Affascinante Mondo dell'Emigrazione Italiana e Veneta!

Ti sei mai chiesto quali storie si celino dietro all'emigrazione italiana e, in particolare, veneta? Vuoi esplorare le esperienze, le tradizioni culturali e i contributi degli italiani che hanno lasciato la loro terra natia per cercare nuovi orizzonti? Se la risposta è sì, stai per intraprendere un'avventura emozionante!

Benvenuti nel Blog dell'Emigrazione Veneta - http://emigrazioneveneta.blogspot.com - il tuo portale verso il ricco e variegato universo dell'emigrazione italiana e, più specificamente, delle storie e dei lasciti dei veneti sparsi per il mondo.

Cosa aspettarti dal nostro blog:

Storie di Coraggio e Determinazione: Esplora le esperienze ispiratrici degli italiani che hanno affrontato incredibili sfide lasciando la loro terra natia alla ricerca di una vita migliore.

Cultura e Tradizioni: Immergiti nella ricca cultura italiana e veneta, compresi la gastronomia, la musica, il folklore e le celebrazioni che hanno resistito alla prova del tempo.

Interviste Esclusive: Conosci veneti di spicco e individui italiani che hanno fatto contributi notevoli nelle loro comunità ospitanti.

Genealogia e Collegamenti: Scopri risorse preziose per aiutarti a tracciare le tue radici italiane e venete, come elenchi completi dei cognomi italiani e delle navi che li hanno portati.

Eventi e Comunità: Resta aggiornato su eventi culturali, mostre ed attività legate alla diaspora italiana e veneta.

Unisciti a noi in questo avvincente viaggio attraverso l'emigrazione italiana e veneta. Visita il nostro blog su Emigrazione Veneta Blog e inizia a esplorare le storie intriganti e la cultura vibrante che rendono così affascinante la diaspora italiana e veneta.

Non dimenticare di iscriverti per ricevere le nostre ultime novità e condividere il nostro blog con amici e parenti che condividono il tuo interesse per la ricca eredità italiana e veneta.

Vieni a far parte di questa comunità dedicata all'emigrazione italiana e veneta. Insieme, scopriremo e celebreremo l'straordinario viaggio degli italiani nel mondo!



Alguns Números da Emigração Italiana para o Brasil



À partir dos últimos 25 anos do século XIX até perto de estourar a I Grande Guerra Mundial, o Brasil representou uma das principais metas da emigração italiana e os imigrantes italianos se constituíram em um dos mais importantes contigentes de estrangeiros que escolheram o nosso país como a sua nova pátria.

Segundo estatísticas italianas confiáveis, no intervalo de um século, entre os anos de 1875 e 1975, um milhão e meio de imigrantes italianos deixaram a terra natal e emigraram para o Brasil. Nas estatísticas brasileiras referentes ao número de imigrantes italianos que aqui desembarcaram esse número é um pouco maior. 

Pelos números podemos avaliar mais facilmente a importância e a grandeza desse fluxo emigratório. 

Na primeira fase desse período migratório, compreendido entre os anos 1875 e 1914, o movimento de italianos em direção ao exterior, o grande êxodo como ficou conhecido,  registrava números colossais de uma média anual aproximada de 600 a 700 mil emigrantes.

Após o conflito mundial, os números de expatriados voltaram a crescer, com aqueles que saiam definitivamente para viver em outro país ou se ausentavam para trabalhar por um longo período fora da Itália. Entre os primeiros aumentou o número dos que deixavam a Itália acompanhados por toda a sua família.

A fase de maior expatrio de italianos se deu ao longo dos quinze anos finais do século XIX. Nessa época o grande atrativo foi representado pelo Brasil que, naqueles anos que se seguiram a abolição da escravidão, colocava em prática uma política agressiva de atração de imigrantes europeus para a substituição daquela mão de obra escrava e também para colonizar as enormes áreas ainda pouco habitadas, atraindo milhares de imigrantes italianos para trabalharem nos cafezais dos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais e, principalmente ocuparem os grandes espaços vazios no sul do Brasil, especialmente Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. 

Nesses estados, a sedução em se tornarem donos das terras influiu na decisão de emigrar, principalmente, naqueles italianos mais pobres das regiões do Vêneto, Trentino e Lombardia. 

De acordo com a proveniência, no primeiro período do fluxo emigratório, de 1875 até 1914, a Região do Vêneto contribuiu com o maior número de emigrantes para o Brasil, com aproximadamente 400 mil indivíduos. 

A Região da Campania ficou em segundo lugar com quase 170 mil emigrantes, a Calabria com 130 mil, seguidos pela Lombardia 105 mil, Abruzzi e Molise com quase 100 mil e a Toscana aproximadamente 80 mil. De outras regiões o número é bem menor. 




Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS