sexta-feira, 24 de março de 2023

Região Veneto: A História Contemporânea e o Legado da Sereníssima República de Veneza

 




A invasão de Napoleão e a dominação austríaca


No final do século XVIII, os crescentes   movimentos revolucionários também começaram a se fazer sentir pela República de Veneza, enquanto as tropas de Napoleão Bonaparte irrompiam dos Alpes, descendo para a planície italiana.

Veneza se recusou a tomar partido, declarando sua neutralidade e ao mesmo tempo se recusando a mobilizar tropas para defender seus territórios. Com a indiferença do governo, o Vêneto tornou-se um campo de batalha entre os lados opostos. As terras do continente foram finalmente ocupadas pelas tropas francesas, que tinham autorização para entrar nas cidades, estabelecendo-se numa convivência muito difícil, até impossível com as tropas de Veneza e as populações venetas.

A situação perigosa assim criada explodiu com a chamada Páscoa Veronesa, uma rebelião sangrenta e espontânea contra a presença francesa, mas que deu à Napoleão a desculpa necessária para derrubar o governo da Sereníssima. 

Em uma tentativa inútil de evitar o inevitável Veneza desmobilizou as tropas, recuando para Veneza, sede do Dogado, mas sob a ameaça de invasão da própria Veneza, em 12 de maio de 1797, o Conselho Maior foi obrigado a decretar o fim da República Sereníssima.

Seguiu-se uma série de saques e violências por parte dos franceses, ansiosos por abocanhar o máximo botim possível das ricas terras venezianas e, ao mesmo tempo, proporcionar a menor vantagem possível à Áustria, a quem essas terras foram destinadas desde o acordo de paz então formalizado com o Tratado de Campoformio.

Após sofrer uma breve interrupção com a nova invasão francesa, levou ao estabelecimento de um efêmero Reino da Itália entre 1805 e 1814, o domínio austríaco foi então restabelecido com a criação do Reino Lombardo-Veneto.

No entanto, os sessenta anos de domínio dos Habsburgos foram caracterizados pelos levantes do Risorgimento, culminando nas rebeliões de Vicenza, Pádua, Treviso e o estabelecimento da República de San Marco em Veneza em 1848. Enquanto Verona se tornou um dos pilares do Quadrilátero Austríaco, os levantes revolucionários nas cidades do interior foram reprimidos um a um pelo exército imperial. Já Veneza, favorecida por seu isolamento na lagoa, resistiu, mesmo sitiada. Apesar da esperada união com o Reino da Sardenha, os reveses militares sofridos pelo exército piemontês durante a primeira guerra de independência deixaram a República Marciana isolada, que, apesar da heróica resistência contra as tropas de Radetzky, finalmente teve que capitular em 24 de agosto de 1849 .

No final da segunda guerra de independência, em 1859, os austríacos ainda dominavam o Vêneto: tendo chegado às portas de Verona, de fato, o exército franco-piemontês foi detido pela assinatura do armistício de Villafranca por Napoleão III.


A Terceira Guerra da Independência


A anexação do Veneto ao Reino da Itália ocorreu em 1866 no final da terceira guerra de independência quando a Prússia, de acordo com a Itália, declarou guerra à Áustria. 

As tropas do general Enrico Cialdini foram derrotadas em Custoza uma semana depois, mas as formações de Garibaldi bagunçaram as defesas austríacas no Trentino e começaram a avançar. 

Os prussianos, enquanto isso, derrotaram as tropas imperiais em Sadowa, na Boêmia. Na batalha de Lissa a frota italiana perdeu dois navios e sofreu uma derrota. No Vêneto e  no Trentino, porém, a guerra ainda não havia terminado. 

Enquanto as tropas regulares italianas pareciam determinadas a recuperar a iniciativa, Giuseppe Garibaldi derrotou os austríacos na batalha de Bezzecca e uma coluna comandada por Giacomo Medici avançou até alguns quilômetros de Trento. 

A Áustria e a Prússia assinaram acordos de paz, obrigando os italianos isolados a interromper as operações militares e aceitar o armistício de Cormons. 

Nas semanas seguintes, com a assinatura do Tratado de Viena em 3 de outubro, ficou decidido que a Itália ficaria com o Vêneto, mas a Áustria não quis entregá-lo diretamente a uma nação da qual não se considerava derrotada. 

Em seguida, cedeu-o à França, entendendo que Napoleão III o entregou a Vittorio Emanuele II, depois de organizar o plebiscito realizado em 21 e 22 de outubro por sufrágio universal masculino. De uma população de 2.603.009 pessoas, foram somente 647.426 votantes e 69 votos contra, a favor estão em torno dos 99,99% restantes! 


Ludovico Manin o último Doge da Sereníssima República de Veneza



Entre as muitas irregularidades as autoridades municipais prepararam e distribuíram bilhetes de SIM e NÃO em cores diferentes. Cada eleitor, devia se apresentar à mesa eleitoral onde estavam sentados os membros da assembleia de voto, devendo pronunciar o seu nome em voz alta e entregava o bilhete aberto ao presidente da mesa que o depositava na urna escolhida. 

Florence, na sexta-feira, 19 de outubro de 1866, escreveu ao presidente, o seguinte despacho de Veneza que foi recebido hoje às 10 ¾ da manhã do Conselho de Ministros: "A bandeira real italiana está tremulando nas colunas da Piazza San Marco, saudada pelo frenético gritos da população exultante". Revel.

O general francês Leboeuf entregou o Veneto a três notáveis: o conde Luigi Michiel, veneziano, Edoardo De Betta, Veronese, Achille Emi-Kelder, Mantovano.

Estes, por sua vez, o "depuseram" nas mãos do comissário do rei, conde Thaon di Revel e no dia seguinte um pequeno artigo anônimo apareceu na "Gazzetta di Venezia" que dizia:

"Esta manhã em um quarto do hotel da Europa foi feita a venda do Vêneto"

A parcialidade daquele plebiscito, a forte pressão política exercida pelos Savoia, uma série de fraudes e uma irregular condução das votações dão margem às especulações de prováveis fraudes nessas eleições, chamando-as de Plesbicito Truffa.

Por outro lado alguns rebatem esta tese lembrando da entrada triunfal de Vittorio Emanuele II em Veneza após o voto popular, mas lembrando e reiterando que a sociedade veneziana do século XIX tinha uma alta taxa de analfabetismo e uma alta porcentagem de população rural.

Tanto as Venezas quanto a Província de Mantova foram anexadas ao Reino da Itália com o Real Decreto n.3300 de 4 de novembro de 1866 e com a Lei n.3841 de 18 de julho de 1867.