sexta-feira, 26 de março de 2021

As Crianças Enjeitadas I Trovatelli



A questão da infância abandonada na Itália nos últimos quarenta anos do século XIX está repleta de implicações sociais: 150 mil crianças, geralmente menores de dez anos, eram então cuidadas anualmente por orfanatos e entidades assistenciais locais; cerca de 40 mil recém-nascidos eram abandonados todos os anos  entregues à caridade pública e privada. Diversas eram as causas deste fenômeno social e muitas vezes difíceis de identificar: muitas vezes o motivo eram as más condições das famílias de origem. 
As entidades que os abrigavam precisavam dar um nome de batismo e um sobrenome à todas essas crianças. Durante muitos séculos, em quase todas as grandes cidades da Itália, as crianças enjeitadas recebiam um nome de batismo, ao qual era adicionado um sobrenome igual para todos, indicando assim a sua experiência comum em um orfanato. Em Florença, cidade da Toscana, a instituição que tradicionalmente abrigava essas crianças abandonadas pelas suas mães, durante séculos foi o Hospital de Santa Maria degli Innocenti, e todas as crianças expostas na roda recebiam o sobrenome de Innocentin, com algumas variantes de Innocente, Degli Innocentio, Nocentida e os derivados Nocentini, Nocentino. Em Milão, na Lombardia, a entidade que se ocupava das crianças abandonadas era o hospício de Santa Caterina della Ruota, que ficava anexo ao antigo complexo do hospital Sforza. Como símbolo da entidade tinha uma pomba e por isso as crianças enjeitadas recebiam freqüentemente os sobrenomes relativos, como Colombo e Colombini. Pelo mesmo motivo, em Pavia, também na Lombardia, as crianças abandonadas e colocadas na roda recebiam frequentemente os sobrenomes de Giorgi, enquanto que na cidade de Siena, na Toscana, recebiam o sobrenome de  Della Scala. Dessa forma se fortalecia o vínculo que ligava o filho abandonado à instituição que o acolheu. Com maior frequência, porém, os abandonados eram chamados com sobrenomes que evidenciavam claramente sua condição de abandono: Exposto, Exposto, Orfano, Proietti, Sposito, Spositi, Trovatello, Trovatelli, Ventura, Venturelli, Venturini. Outra forma de conferir à eles um sobrenome era referir-se a condição do seu nascimento ilegítimo: Bastardo, Bastardi, Dell'Incerti, D'Ignoto, D'Ignoti, D'Incerti, D'Incerto, D'Incertopadre, Ignoto, Incerto, Incerto, Incertopadre, Parentignoti, Spurius, Spuri. Também eram usados ​​para nomeá-los sobrenomes referentes à piedade pública ou religiosa: Cadei, Casadei, Casadidio, Casagrande, Di Dio, Diotallevi, Diotiguardi. Em todo caso, nem todos os sobrenomes mencionados podem ser rastreados até uma infância abandonada. 
No início do século XIX, esses sobrenomes que explicitavam a sua condição  de enjeitados deixou de ser seguida, devido uma maior sensibilidade de ordem ética, a fim de não sobrecarregar mais a criança o enjeitada com a humilhação decorrente de um fácil rastreio de seu passado de criança abandonada. Em 1811, por decreto foi finalmente abolido o antigo uso do Reino de Nápoles para chamar quase todos os enjeitados de Esposito ou Proiettie e foi decidido que os administradores dos abrigos deveriam estabelecer os sobrenomes dos abandonados. Em 1813, uma disposição semelhante impôs a obrigação do sobrenome a todos os habitantes do Reino da Itália. Com uma circular imperial subsequente datada de 29 de novembro de 1825, foi imposta a regra segundo a qual todo enjeitado deveria ter recebido um sobrenome individualizado. 
A partir desse momento, foi criado um novo problema para as instituições voltadas para o acolhimento dos enjeitados: o de inventar um sobrenome fictício para cada um deles. Assim, o apelido inventado não ficava na dependência da criatividade do administrador da instituição de acolhimento, mas também deveria ser o reflexo da imaginação, mentalidade e dos acontecimentos da época da sua atribuição. Muitas, portanto, foram as variáveis: a inspiração do momento; uma referência à aparência física da criança ou às suas origens sociais ou geográficas; um prenúncio de um destino possível; uma referência a fatos históricos ou notícias do momento. Em todo caso, era preciso encontrar um sobrenome que ninguém mais tivesse, para evitar que um dia a reclamação aparecesse diante de alguém que tinha esse sobrenome pedindo-lhe que explicasse uma paternidade recusada: isso se tornou fundamental no caso de filhos ilegítimos.
Entre as várias formas de operar, o Spedale degli innocenti em Florença desde 1812 atribuiu um sobrenome distinto a cada enjeitado. Aqui, os sobrenomes escolhidos terminavam com a letra "i" a fim de harmonizá-los com a terminação vocálica prevalecente dos sobrenomes mais comuns na Toscana e sobrenomes começando com a mesma letra foram escolhidos para determinados períodos. Outra abordagem usada foi indicar, no nome e no sobrenome, a data específica de recepção (por exemplo, Prima Gennai). Em 30 de junho de 1875 foi o último dia de operação da roda de expostos deste abrigo florentino, então as crianças nomeadas naquela conjuntura foram uma Laudata Chiusurand, uma Sinistra Ultimo. 


La ruota era um dispositivo rotativo onde se podia deixar as crianças a serem abandonadas Ao rodar este cilindro com as mãos, levava a criança com segurança para o interior da entidade. Ao completar o giro a mãe acionava um pequeno sino, para advertir a plantonista do outro lado, da chegada da criança


As fontes de inspiração na busca por sobrenomes possíveis foram muitas: objetos atuais (conchas, cadernos, tintas, tetos, malas); plantas (choupos, pereiras, ameixas, limões); flores (Rosai, Jasmine, Geraniums); comércios (Artistas, Hosts, Tintori, Merciai); nomes (Adeli, Angeli, Alberti, Teodori); figuras históricas (Benvenuto Napoleoni, MariaStuarda); geográfico (Mantovani, Romanos, Senesi, Thames, Sassarini, Asiáticos, Tiroleses); alguns sobrenomes famosos, ainda que proibidos (Levi, Peruzzi, Tornabuoni); uma chamada para o abandono (Portati, Venuti, Abbandonati, Soccorsi, Lasciati, Trovetti, Bastardi, Bastardini, Incerti, Ignoti); o mês em que a criança foi abandonada (Gennari, Marzi, Maggi, Maggini); o dia do mês (Tredici, Sedici, Quattordici); o santo do dia ou a celebração religiosa específica (Natale, Carnavali, Quaresimini); um desejo (Fortunati, Benarrivati, Bonaventuri); uma dificuldade (Cascai, Borbotti, Scacciamondi); dados morais e comportamentais (Ridenti, Giusti, Pietosi, Placidi). Às vezes, sobrenomes já existentes ou vogais de um sobrenome já atribuído eram alterados (Aschi / Eschi; Ameri / Amiri); ou as consoantes (Faci / Fami, Fadi / Fapi / Fasi) ou o nome da criança era repetido no sobrenome (Anna Annetti). 
Em Lucca, cidade toscana, começaram somente a partir de 1848, após a anexação do Ducado de Lucca ao Grão-Ducado da Toscana: aqui os nomes dos lugares e cidades de origem dos enjeitados (Lucchesi, Carraia, Carmigliano, Farneta, Camaiore, Nocchi).
Em Pavia, no final de 1825, cessou o costume de chamar os enjeitados de Giorgi e decidiu-se escolher uma letra para cada ano com a qual os sobrenomes deveriam começar, extraída de uma lista suficientemente longa.
Em Palermo, o Conservatorio di Santo Spirito seguia o mesmo sistema alfabético de Pavia (aqui uma letra durava alguns meses e era substituída por outra). Aqui, como em Annunziata de Nápoles, foram usados ​​sobrenomes toponímicos, ou seja, extraídos de topônimos das mais variadas naturezas (nomes de cidades, regiões, nações, rios).
Um sistema de alfabeto semelhante também foi usado em Crema, mas aqui uma letra inicial podia ser usada por anos. Até 1839, os sobrenomes eram muitas vezes quase impronunciáveis ​​derivados de nomes científicos de plantas, e então decidiram usar anagramas e trocadilhos que poderiam se referir tanto às características físicas e de caráter dos enjeitados (Accampoloni = "mão pequena") ou a ações realizada pela criança (Aberlacusi = "se beija grita") ou pelas atitudes dos pais (Decorcipo = "corpo que cedi") ou pelas ações realizadas pelo inventor do sobrenome (Cittastore = "seu resgate"). 
Para fornecer um ambiente adequado para esses órfãos, Veneza estabeleceu quatro hospitais especiais ainda no Renascimento, que deveriam ser institutos de bem-estar e centros musicais. A sua função era muito importante: além de cuidar dos doentes, acolhia os órfãos e ensinava-lhes a prática do canto e o uso de alguns instrumentos musicais. Esta função era muito importante, pois permitia que as crianças tivessem um trabalho a explorar quando saíssem do convento, garantindo assim a independência econômica. Em Veneza, as crianças abandonadas também aprendiam outros ofícios ao mesmo tempo, enquanto as meninas se dedicavam totalmente à música. As meninas permaneciam no instituto até os 40 anos, quando podiam decidir se iam casar, dar aulas de música aos mais jovens ou fazer votos entrando na carreira religiosa.
Na Itália houve também o caso de se dar sobrenomes inventados pelos institutos de recepção entre 1885 e 1896 vinculados a lugares, personagens e fatos ligados à primeira colonização italiana; eles estão espalhados por toda a península: Adua, Alagi, Ambalagi, Asmara, Dogali, Eritreo, Macallè.
Muitos desses sobrenomes permaneceram no arquivo, dada a alta mortalidade infantil naquele período; sobrenomes femininos, logicamente, foram extintos após os casamentos; alguns sobrenomes desapareciam após as adoções. 
De qualquer forma, muitos ainda existem nos dias de hoje.






Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS