domingo, 17 de junho de 2018

Breve Relato da História dos Antigos Vênetos




Segundo relatos do historiador grego Homero, autor dos poemas épicos Ilíada e Odisséia, do historiador vêneto Tito Livio, que viveu na época romana, escritor e autor da História de Roma (Ab Urbe condita libri), onde, em 142 volumes nos relata a história da cidade, desde a sua fundação, e ainda, de acordo com o escritor e poeta clássico romanoVirgílio (Publio Virgilius Maro) todos confirmados por modernos estudos, nos ensinam que a civilização paleovenetateria sido formada pela fusão de habitantes locais da pré-histórica da cultura Villanoviana Padanacom grupos de Eneti (também descritos com Enetoi , Heneti ou Evetoy, nas descrições de Homero) provenientes da Paflagonia (Paflonia) na Asia Menor e Turquia entre os séculos XV e XII a.C. 


         

Os centros mais importantes por eles criados foram Pádua(Padova) e, sobretudo Este, o centro dominante do qual dependiam numerosas vilas distribuídas ao longo de vários cursos de água. 
A criação de cavalos era a atividade principal desse povo e pela qual eram conhecidos e muito afamados na antiguidade. Em um de seus livros Homero também descreveu os antigos vênetos como o PovodoÂmbar, insinuando que eles comercializavam essas valiosas pedras.  Além dessas duas atividades principais, também praticavam a agricultura e outras formas artesanais de subsistência. 



No primeiro milênio d. C. várias foram as imigrações que ocorreram na região, especialmente das tribos Celtas, Reti, Galli Cenomani, Galli Carni e Histri que procuravam se instalar nas férteis terras padanas. Essas imigrações favoreceram o intercâmbio e o cruzamento entre esses imigrantes orientais com as antigas tribos autóctones que lá viviam. 
Aproximadamente entre os séculos  VI e III a.C se intensificaram os contatos com a vizinha civilização Etrusca, muito evoluída na época e da qual os Vênetos aprenderam e passaram a usar os caracteres alfabéticos.
A influência militar e cultural romana, à partir do século I, terminou por se mesclar e se integrar com aquela Vêneta e transformar a região na mais rica e habitada do império. 

Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS