quarta-feira, 21 de março de 2018

O Imposto sobre a Fome



No ano de 1868 a situação econômica no Reino da Itália já era bem crítica, devido várias causas, também devido a uma crise cada vez maior na agricultura, que ainda usava métodos  ultrapassados, desatualizados, até mesmo medievais de cultivo. A fome estava rondando as famílias mais pobres. Apesar da situação ou por causa dela, o reino da Itália  criou mais um imposto, sempre na ânsia de aumentar a arrecadação do Estado. Foi o famigerado imposto sobre os produtos moídos – tassa sul macinato.
Este novo imposto nas cidades era um pouco menos sentido, pois o valor sempre era pago pelo atacadista que por sua repartia o imposto com os varejistas, diluindo o impacto. Mas, para os pobres, que dificilmente encontravam o pão, e lá no campo foi de um duro golpe que provocou um desestimulo muito grande aos pequenos agricultores, os que possuíam apenas um pequeno terreno para plantar.
Aqueles que levavam os grãos, geralmente o milho, ao moinho para serem macerados, e transformados, em farinha deviam pagar um imposto adicional  diretamente ao moageiro, uma taxa de duas liras por quintal moído.
Contra esse imposto aconteceram inúmeras sublevações por toda a Itália, as chamadas guerras do pão, que eram reprimidas com muito rigor pelo Estado, que para tal recorreu diversas vezes ao exército para a sua contenção.
Este imposto aguentou até o ano seguinte 1886 quando o governo não resistiu mais às reclamações do povo e o extinguiu.

Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta

Erechim RS

A Grande Emigração Italiana. Porquê O Brasil?



Com um vasto território, grande como toda a Europa, muito rico em recursos minerais e naturais, tinha no final do século XIX uma escassa população, quase toda concentrada em duas grandes cidades, nas faixas litorâneas. Para os trabalhos pesados como o da extração de madeira, como o pau-brasil e depois as culturas de cana de açúcar, os portugueses trouxeram os escravos africanos, que durante muitos anos foram a força motriz da economia brasileira.
No ano 1830 as culturas de café foram introduzidas, principalmente no estado de São Paulo e a mão de obra escrava é que dava conta da demanda de mão de obra. Em pouco tempo o Brasil se tornou o seu maior fornecedor em todo o mundo.
Em 1888 chegou a abolição da escravidão no Brasil e com ela um grande caos nas plantações de café. Os escravos libertos não queriam trabalhar para os ex-senhores e a falta de mão de obra, ou muito escassa, no campo se tornou um drama para as autoridades brasileiras. A solução encontrada foi buscar essa mão de obra nos países da Europa onde ela estava sobrando.
A Itália nessa época sofria com um secular atraso industrial em relação com outros países europeus. Também uma série de acontecimentos e desastres naturais geraram um declínio econômico muito intenso nunca até então visto, que atingiu também nos campos, especialmente aquelas populações que viviam nas montanhas e sua agricultura sempre era de subsistência.
O desemprego e a fome estavam rondando os lares dos menos favorecidos. No Vêneto, poucos anos de acontecer a emigração em massa, aconteceu a anexação da Região do Vêneto ao Reino da Itália, governado pela Casa de Savoia fato que veio somar e aumentar esse caos social que já estava a ponto de explodir em uma revolução. No Vêneto devido a ação da Igreja essa explosão pode ainda ser contida e a solução encontrada foi emigrar.
A emigração, é um fato muito doloroso e dramático, mas foi a válvula de escape para essa pressão social que rapidamente ia se acumulando. Foi a resposta dada por aquele povo sofrido ao sistema vigente no Reino da Itália.
Nessa época o governo brasileiro tinha organizado um serviço de recrutamento que agia agressivamente, nem sempre com honestidade desejada, com angariadores percorrendo os diversos municípios italianos mais atingidos pela fome,  apregoando a exuberância e a fartura do Brasil, oferecendo a viagem de graça e outras vantagens para os pobres agricultores, entre elas a possibilidade de em pouco tempo se tornarem donos da terra. Essas três palavras “donos da terra” soaram com uma força irresistível de atração por toda a Itália, especialmente no sul e mais particularmente no Vêneto.
Infelizmente aqueles emigrantes que assinaram os documentos de recrutamento em branco, onde não estava especificado o local para onde seriam enviados, logo, ao chegarem no Brasil, perceberam o erro cometido. Foram quase todos levados para as plantações de café no estado de São Paulo para trabalharem como boias frias, em substituição aos escravos que tinha sido recentemente libertos. Em muitos outros locais de assentamento desses imigrantes as condições não eram das melhores e os casebres a eles destinados eram aqueles mesmos que os escravos tinham a pouco desocupado. Entretanto, os imigrantes que foram destinados para os três estados do sul do Brasil e do Espírito Santo, nas diversas fases da emigração italiana, tiveram um pouco mais de sorte, se bem que mesmo nesses locais tenham havido muitos problemas em diversas colônias que os obrigaram a mudar de local.
No Sul a emigração italiana foi prevalentemente de vênetos, que constituíam a sua grande maioria, mas também de lombardos, trentinos e friulanos.

Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta

Erechim RS