sexta-feira, 31 de março de 2023

O Barroco na Veneza do Século XVIII: O legado de Piazzetta na história da arte italiana

Giovanni Battista Piazzetta


Giovanni Battista Piazzetta (1682-1754) foi um dos mais importantes artistas italianos do século XVIII. Ele nasceu em Veneza, onde passou a maior parte de sua vida e desenvolveu sua carreira artística.

Piazzetta estudou com grandes artistas como Gregorio Lazzarini e Sebastiano Ricci, que eram famosos pela elaboração de cenas mitológicas e alegóricas, e com quem aprendeu a utilizar cores vivas e dramáticas em suas obras.

Piazzetta é conhecido por seu estilo dramático e expressivo, que frequentemente apresentava figuras humanas com grande emoção e movimento. Ele também era um mestre na representação da luz e sombra em suas obras, criando efeitos impressionantes de profundidade e contraste.

Na arte, Piazzetta foi considerado um dos principais representantes do rococó veneziano, um estilo artístico caracterizado por ornamentos elegantes, cores vibrantes e uma atmosfera teatral. Ele foi responsável por influenciar muitos outros artistas em Veneza e além, incluindo Giambattista Tiepolo e Canaletto.

Em 1750 Piazzetta tornou-se no primeiro diretor da recentemente fundada Scuola di Nudo, e dedicou-se nos últimos anos da sua vida ao ensino. Foi eleito membro da Academia Clementina de Bolonha em 1727. Entre os pintores da sua oficina contaram-se Domenico Maggiotto, Francesco Dagiu (il Capella), Francis Krause, John Henry Tischbien o Velho, Egidio Dall'Oglio, e Antonio Marinetti. Entre os jovens pintores que imitaram o seu estilo estão Giulia Lama, Federico Bencovich, e Francesco Polazzo (1683-1753).

Algumas de suas obras mais famosas incluem: 

"O Milagre de Santa Isabel de Portugal" (c. 1730-35) - localização atual desconhecida
"São Francisco de Paula curando os doentes" (c. 1720-25) - localização atual desconhecida
"Cena de circo com cavalo" (c. 1725-30) - localização atual desconhecida
"São Tiago Maior e São Filipe Néri" (c. 1740-45) - na Igreja de San Stae em Veneza, Itália
"A Assunção da Virgem" (c. 1725-30) - na Igreja de San Stae em Veneza, Itália
"O Banquete de Cleópatra" (c. 1740-45) - na Ca' Rezzonico em Veneza, Itália
"Moisés Salvo das Águas" (c. 1730-35) - localização atual desconhecida
"Retrato de uma jovem" (c. 1740-45) - no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa, Portugal
"Retrato de um homem idoso" (c. 1740-45) - no Museu Thyssen-Bornemisza em Madrid, Espanha
"A Adoração dos Reis Magos" (c. 1730-35) - na Igreja de San Pantalon em Veneza, Itália
"A Flagelação de Cristo" (c. 1735-40) - na Igreja de San Zaccaria em Veneza, Itália
"Retrato de Antonio Riccobono" (c. 1735-40) - localização atual desconhecida
"São João Batista" (c. 1740-45) - na Igreja de San Giorgio Maggiore em Veneza, Itália
"A Sagrada Família com Santa Isabel e São João Batista" (c. 1725-30) - na Igreja de San Stae em Veneza, Itália
"O Sonho de Jacó" (c. 1730-35) - na Igreja de San Giorgio Maggiore em Veneza, Itália
"Retrato de um homem com turbante" (c. 1740-45) - no Museu de Belas Artes de Boston, EUA
"Retrato de uma dama" (c. 1735-40) - no Museu de Arte de Toledo, EUA
"Cristo na Cruz" (c. 1735-40) - na Igreja de Santa Maria degli Angeli em Murano, Itália
"São Pedro curando o paralítico" (c. 1730-35) - na Igreja de San Stae em Veneza, Itália
"Retrato de um jovem nobre" (c. 1740-45) - na Galeria Nacional de Arte em Washington, EUA
"A Sagrada Família" (c. 1735-40) - na Igreja de San Zaccaria em Veneza, Itália
"Retrato de uma dama com leque" (c. 1740-45) - na Pinacoteca di Brera em Milão, Itália
"O Batismo de Cristo" (c. 1730-35) - na Igreja de San Stae em Veneza, Itália
"Retrato de um jovem com um cão" (c. 1740-45) - no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa, Portugal
"A Pregação de São João Batista" (c. 1730-35) - na Igreja de San Giorgio Maggiore em Veneza, Itália
"Retrato de uma dama com um violoncelo" (c. 1740-45) - na Galeria Nacional de Arte em Washington, EUA
"A Última Ceia" (c. 1725-30) - na Igreja de San Stae em Veneza, Itália
"Retrato de um homem com um livro" (c. 1740-45) - na Galeria Nacional de Arte em Washington, EUA
"A Ressurreição de Cristo" (c. 1735-40) - na Igreja de San Stae em Veneza, Itália
"Retrato de uma jovem nobre" (c. 1740-45) - no Museu de Arte de São Paulo em São Paulo, Brasil.

Além de suas obras de arte, Piazzetta também foi um importante professor de arte, tendo influenciado muitos jovens artistas que se tornaram importantes membros da comunidade artística veneziana. Sua obra e ensinamentos tiveram um papel fundamental na formação do estilo veneziano de arte rococó e ajudaram a estabelecer Veneza como um importante centro de arte na Europa do século XVIII.

Giovanni Battista Piazzetta se casou em 1720 com uma mulher chamada Rosa Elena, com quem teve quatro filhos: Giuseppe, Francesco, Maria e Caterina. 

Giuseppe Piazzetta seguiu os passos do pai e se tornou um pintor e gravador de sucesso, trabalhando principalmente em Gênova e Nápoles. Francesco, por sua vez, se tornou um pintor de teatro e trabalhou em várias produções de ópera em Veneza.

Maria e Caterina, por outro lado, se casaram com artistas. Maria se casou com o pintor Francesco Simonini, e Caterina se casou com o pintor Francesco Zugno. Embora nenhum dos filhos de Piazzetta tenha atingido a mesma fama e prestígio que o pai, eles foram influentes em suas próprias carreiras e contribuíram para a continuação da tradição artística da família Piazzetta.

O pai de Giovanni Battista Piazzetta chamava-se Giacomo Piazzetta e nasceu em Pederobba, província de Treviso, na região de Veneto, Itália. Giacomo Piazzetta era um escultor de prestígio, com muitas dezenas de obras famosas nos museus e coleções particulares em todo o mundo. Ele se transferiu para a cidade de Veneza, onde Giovanni Battista nasceu e passou a maior parte de sua vida. Acredita-se que a formação artística de Giovanni Battista tenha sido influenciada pelo trabalho de seu pai, que o incentivou a seguir uma carreira nas artes visuais.

Giovanni Battista Piazzetta viveu a maior parte de sua vida adulta em Veneza, na região de Cannaregio, no sestiere de mesmo nome. Cannaregio é um dos seis sestieri (distritos) históricos de Veneza, localizado no norte da cidade.


Chiesa di Santa Maria degli Scalzi



A paróquia de Giovanni Battista Piazzetta era a Igreja de Santa Maria degli Scalzi, também localizada em Cannaregio. Essa igreja é conhecida por sua bela fachada barroca e por suas decorações internas elaboradas. Além disso, Santa Maria degli Scalzi é uma das igrejas mais importantes de Veneza em termos de arte, pois contém obras de artistas como Tiepolo, Tintoretto e, é claro, Piazzetta.

Chiesa di San Stae


Giovanni Battista Piazzetta está enterrado na Igreja de San Stae, em Veneza. Essa igreja é conhecida por sua fachada barroca e por suas decorações internas elaboradas, que incluem várias obras de arte importantes. Piazzetta foi sepultado na igreja após sua morte, em 1754, e seu túmulo pode ser encontrado no transepto esquerdo da igreja.

Giovanni Battista Piazzetta morreu em 28 de abril de 1754, aos 71 anos de idade. Piazzetta foi um dos artistas mais importantes da cena artística veneziana do século XVIII e deixou um legado significativo na história da arte italiana.

Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS