domingo, 3 de março de 2024

O Açúcar em Veneza

 



A influência de Veneza na propagação da cultura da cana-de-açúcar e sua posterior introdução no Caribe tiveram um impacto fundamental na remodelação do comércio e dos padrões alimentares na Europa. Sempre à vanguarda, a Sereníssima República veneziana liderou esse processo por meio de seus visionários observadores e hábeis comerciantes.
A revelação desse elemento remonta a 1099, mérito dos Cruzados, que testemunharam e registraram, próximo a Tripoli, na Síria, as exuberantes canas de tons mel. Um cronista de guerra da época descreveu vividamente: "Os campos eram um mar de canas meladas, apelidadas de açúcar, cultivadas com primor; quando maduras, os nativos as trituravam em pilões, obtendo uma massa que era coletada e deixada para solidificar como neve ou sal fino. Os cruzados as utilizavam em papas, misturando o açúcar ao pão e à água. Durante os cercos em Albânia, em Archas e Marra, nutriam-se dessas deliciosas canas." Até então, a culinária do Oriente era reverenciada por suas especiarias exóticas e sabores singulares, resultando em um florescimento da pesquisa gastronômica, como testemunhado por textos culinários da época. Na Europa, os primeiros livros de receitas surgiram até o século XIII, enquanto no Oriente já havia um catálogo desde o século X. É digno de nota que, entre os séculos XIII e XIV, um tratado de dietética árabe foi vertido para o latim em Veneza por um personagem conhecido como Jamboninus de Cremona, evidenciando a assimilação dos hábitos gastronômicos orientais pelos venezianos.
No ano de 1222, o Doge Ziani expressou preocupação com a falta de peixe e outros alimentos tradicionais, porém Angelo Faliese, procurador de São Marcos, prontamente esclareceu que essa escassez era, na verdade, um reflexo do sucesso veneziano: as abundantes importações do Oriente e o influente papel desempenhado por Veneza no enriquecimento da cultura europeia.