sábado, 5 de agosto de 2023

Trecho da Carta do Imigrante Italiano Giuseppe Gelain: Breve Relato de Uma Jornada Épica

 




Trechos da Carta do 

Imigrante Italiano Giuseppe Gelain

 

Nascido no "comune" de Cittadella, província de Padova na região do Vêneto. No ano de 1868, junto com a sua família, emigrou para o Brasil, então com vinte anos de idade. Giuseppe Gelain foi autor de um livro "Uma memória real dos começos das colônias italianas". Segue um trecho:


"Nesse período de 1884 e depois, todos na vila falavam da América, e naquelas localidades onde éramos residentes, alguém já começou a se mudar para a América, principalmente para a Argentina. Notícias chegavam à Itália que parecia que a América era a terra do Gênesis, que estava escaldante e mel.

Então o Santo [meu tio] partiu para a América, ele, a mulher e as duas filhas pequenas vieram aqui para o Brasil. Quando as cartas dele chegaram parecia que a América era a terra do ouro [...] eu fui embora, com meus papéis. 

Fazendo minha viagem em 20 dias, chegamos no porto de Santos e assim que chegamos pedi para ser transferido para o Rio Grande do Sul. 

Enfim, depois de 70 dias de descanso na emigração e chegamos a Porto Alegre, no dia 13 de maio, dia da deliberação dos escravos que foi em 1888. 

O avô e o tio Giovanni que estavam na Itália disseram que estamos voltando para nossa terra natal [...] Mas os dois irmãos, tio Prosdocimo e meu pai Vittore disseram: Já estamos aqui, voltarei novamente para minha família, com o tempo pode ser.... Vamos ficar aqui! A plantação de painço, trigo e vários cereais já haviam começado, e eles eram muito bonitos, e renunciaram às ofertas paternas e fraternas. 

Mas tia Lúcia e eu queríamos voltar para casa ... E costumava dizer: “Se eu encontrasse Cristóvão Colombo o mataria, por ter descoberto a América, essas regiões inóspitas, são lugares de selvagens e não de nós que fazemos parte da fina flor da bela pátria italiana”. 

Tia Lúcia também trabalhou muito e meu coração se comoveu, e eu disse: "Querida tia, fiquemos, fiat voluntas tua, a vontade de Deus nosso Pai que estás nos céus". 

E já começamos a fazer grandes plantações de colheitas, painço e plantamos a nossa vinha, e já começamos a ter um pouco de crédito, e vamos, pouco a pouco, habituando, mas sempre no nosso coração a pátria Natal.