sábado, 18 de julho de 2020

Giovanni Battista Piazzetta pintor

Auto retrato


Giovanni Battista Piazzetta, também chamado Giambattista Piazzetta ou ainda Giobatta Piazzetta foi um dos maiores artistas venezianos do século XVIII. Nasceu na cidade de Veneza em 13.02.1682 e faleceu em 28.04.1754. Pintor, ilustrador e designer iniciou a sua carreira no estúdio do seu pai Giacomo Piazzetta, este importante escultor em madeira e mármore nascido em Pederobba, na província de Treviso. 

Morte de S. José


Com ele ajudou a esculpir vários trabalhos entre eles os da biblioteca da Chiesa dei Santi Giovanni e Paolo, em Veneza  abandonou a profissão de família, iniciando ainda, por conselho de seu pai, a estudar pintura no atelier de Antonio Molinari, um famoso pintor barroco veneziano, cuja influência é encontrada nos trabalhos posteriores de Giovanni Piazzetta. Seguindo os conselhos do pai foi para Bolonha e lá trabalhou, como aprendiz, no atelier do famoso pintor Giuseppe Maria Crespi. Retornou à Veneza no ano de 1711, onde então trabalhou até a sua morte. Sua arte evoluiu desde as tradições barrocas italianas do século XVII para o rococó. 

San Felippo Neri in preghiera

Foi um artista não era muito compreendido durante a sua vida, quando então vivia na pobreza. Após sua morte entretanto, cresceu muito o seu prestigio, especialmente, com as críticas cada vez mais favoráveis que passaram a receber os seus trabalhos. Foi considerado o mestre do claro-escuro veneziano. Suas pinturas e desenhos ficaram famosos pelo estilo rococó, com cores delicadas e curvas acentuadas, retratando temas religiosos e de vários gêneros.
No trabalho de Giovanni Battista Piazzetta, podemos apreciar um forte desenvolvimento da pintura de gênero de Crespi, e diz-se que foi inspirada pelos fortes contrastes, ou melhor pelo claro-escuro, do mestre Caravaggio (1571-1610). Piazzetta redefiniu o design, em oposição à pintura, como uma forma de arte em si. Vemos nele a influência do Emiliano Guercino (1591-1666), mesmo em suas obras religiosas. 

Rebecca no Poço

Não recebendo muitas comissões durante sua carreira, Piazzetta também fez ilustrações para livros, inspirados na arte de Rembrandt (1606-1669). Nesses trabalhos, Piazzetta criou mundos complexos, onde os sujeitos nunca eram previsíveis e os personagens tinham mais funções do que poderia parecer. Essa estratificação de significados também pode ser vista em suas peças de gênero, como Rebeca al pozzo, L'indovina e Susana e os Velhos, encontradas na Galleria degli Uffizi, em Florença. 

Retrato de um homem

O elemento dramático é a tônica encontrada em suas obras religiosas, como Martirio de São Giacomo e o O Anjo da Guarda com os Santos Antonio de Padua e Gaetano Thiene.
Seus subtextos indescritíveis levaram à sua reputação de artista mais sombrio que seus contemporâneos venezianos. Ele passou a maior parte de seus últimos anos dedicando-se ao ensino e, embora não fosse muito rico, era um artista bastante respeitado. Ele foi convidado como membro da Academia Clementina de Bolonha, em 1727 e mais tarde, em 1750 foi nomeado diretor da Accademia di Belle Arti di Venezia e o primeiro diretor da sua recém criada  Scuola di Nudo. 

Retrato de Giulia Lama

Entre os pintores que estagiaram no seu atelier contam-se: Domenico Maggiotto, Francesco Dagiu (il Capella), Francis Krause, John Henry Tischbien, o Velho, Egidio Dall'Oglio, e Antonio Marinetti. Entre os jovens pintores que imitaram seguindo o seu estilo estão: Giulia Lama, Federico Bencovich, e Francesco Polazzo (1683-1753). 
Suas obras hoje estão espalhadas pelo mundo, nos principais museus e galerias de arte. Alguns de seus trabalhos, principalmente, desenhos e ilustrações foram negociados em muitas casas de leilão de arte, como na Christie's alcançando valores de milhares de euros. Para se ter uma ideia melhor do trabalho de Piazzetta, basta entrar no Google, com o nome Giovanni Battista Piazzetta, e quando abrir a pesquisa, clicar em imagens.

Glória de São Domingos

São José e Jesus

L'indovina


Giovanni B. Piazzetta auto retrato
 

Retrato do Marechal von Shulenburg
comandante geral do exército da Serenissima República de Veneza