segunda-feira, 22 de maio de 2023

Da Itália para Canas: Lista de Algumas Famílias Italianas Pioneiras

 



De acordo com dados da prefeitura de Canas o nome do município se deve ao fato da desapropriação por parte do governo de uma fazenda denominada "Fazenda das Canas", de propriedade do Alferes Francisco Ferreira dos Reis para o assentamento de algumas famílias de imigrantes. Esses primeiros imigrantes eram principalmente italianos, que receberam terras com a finalidade de plantar cana para abastecer o Engenho Central de Lorena. A primeira leva de imigrantes chegou em Lorena em 28 de junho de 1887, 

Entre as famílias italianas pioneiras que chegaram em Canas estão: 

Albarello 
Barsotti
Bellini 
Bortolacci 
Canitieri 
Favalli 
Giordani 
Guarisse
Ligabo 
Mariotto
Marton
Sacilotti
Ultramari 


Ainda segundo dados da prefeitura de Canas, com a falência do Engenho Central de Lorena, os colonos foram obrigados a plantar diversos tipos de alimentos. Vendiam arroz socado no pilão. Trouxeram hábitos alimentares da Itália, tais como: macarrão, pão feito em casa, vinho e hatugue (bolinho de trigo feito com ovo). Os italianos tinham como padroeiro Santo Antônio e em sua homenagem faziam as suas festas. Após a missa das oito horas, serviam café, pão com manteiga para todos os fiéis. A tradição continua até hoje na Igreja de Caninhas.
Foi criada uma espécie de colônia chamada Colônia de Canas, uma iniciativa do Barão da Bocaina, um dos grandes incentivadores desse tipo de núcleos rurais agropecuários do Vale do Paraíba. Em 1890 já se chamava Núcleo Colonial de Canas passando a ser um bairro de Lorena, posteriormente passou a distrito desta cidade e emancipando-se em 30 de dezembro de 1993. Foi o seu primeiro prefeito o Sr. Rynaldo Zanin o qual tomou posse no novo município em 1° de Janeiro de 1997.