quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Imigração Italiana no Espírito Santo




O estado do Espírito Santo tem hoje uma das maiores colônias italianas do Brasil. Os imigrantes que lá chegaram ocuparam inicialmente as regiões mais altas de serras e montanhas. Tal como aconteceu nas colônias italianas do Rio Grande do Sul, os pioneiros tiveram que enfrentar a mata virgem, abandonados pelo governo à própria sorte no meio da densa floresta. As notícias da situação precária em que viviam os primeiros imigrantes italianos, no estado do Espírito Santo, chegou na Itália através dos relatos daqueles que desistiam do sonho americano e retornavam e principalmente pelas informações do cônsul italiano no estado, conforme documentos da época, que enviava periodicamente notícias para o governo italiano, sobre a situação dos imigrantes, o qual resolveu em 20 de julho de 1895, que fosse proibida definitivamente a emigração de seus cidadãos para o Espírito Santo. A alegação do cônsul da Itália no estado apontava as dificuldades que o imigrante era obrigado a suportar. Entre essas a má alimentação, abusos da polícia e justiça incerta, insalubridade do clima, deficiência de serviços médicos e escolares, demora excessiva na medição dos lotes e na divisão de terras, entre muitas outras. 

O total de imigrantes italianos que desembarcaram no estado foi de 32.900, entre os anos de 1820 e 1900. Após esta última data o seu número decresceu drasticamente com a proibição do governo italiano quando quase cessou por completo. 

A procedência desses imigrantes italianos é muito parecida com a imigração para as colônias italianas do Rio Grande do Sul e do sul do Brasil A maior parte deles, cerca de 70%, provinham das regiões do Vêneto, Lombardia e Trentino Alto Adige, sendo que os imigrantes vênetos constituíam a grande maioria. 

Em 1874 a expedição de Pietro Tabacchi deu início a imigração italiana para o estado, com a chegada no Porto de Vitória de 388 camponeses trentinos e vênetos, um capelão e um médico, além de um auxiliar chamado Pietro Casagrande, que tinham partido do Porto de Gênova em 3 de Janeiro, com o veleiro La Sofia. Após quarenta e cinco dias de viagem, este atracou no dia 17 de fevereiro de 1874 e o desembarque se prolongou até o dia 27 desse ano. Em 1 de março os imigrantes começaram a viagem até o porto de Santa Cruz, em direção as terras de Tabacchi.

Segundo R. Grosselli, no livro Colônias Imperiais na Terra do Café, Pietro Tabacchi o idealizador dessa primeira expedição a qual levou o seu nome, teria sido um comerciante e aventureiro originário de Trento, que deixou a Itália fugindo dos credores, após a falência dos seus negócios. Estabelecido com uma fazenda denominada Monte delle Palme, provavelmente desde 1851, no município de Santa Cruz, atual Aracruz, Tabacchi usou como pretexto para atrair imigrantes a idéia de que a produção de café no Espírito Santo teria um futuro certo na substituição da mão-de-obra escrava. Ao perceber o interesse do governo imperial brasileiro em trazer mão de obra européia, ofereceu as suas terras em troca do direito de derrubar 3.500 jacarandás para exportação. Depois de um longo período de negociação o governo imperial autorizou a Província do Espírito Santo a firmar contrato com Pietro Tabacchi para trazer imigrantes italianos e tiroleses. 

Desde a chegada os imigrantes perceberam que tinham sido enganados com as falsas promessas dos agentes de Tabacchi. A situação no local era de total desorganização, as terras ainda não tinham sido demarcadas e as condições dos alojamentos eram muito precárias. Já estressados com as longas e cansativas viagens, confinados no interior de um navio veleiro, ficaram sabendo das melhores condições de trabalho nas colônias oficiais e da oportunidade de se tornarem proprietários da terra. Não tardaram os protestos e o surgimento da primeira rebelião, somente contida com a intervenção das forças policiais. Menos de um mês após o desembarque, os colonos passaram a pleitear a rescisão do contrato com Tabacchi. Em vez das casas prometidas aos imigrantes, ele construiu um enorme galpão e obrigou-os a viver promiscuamente. Além disso, para alcançar a área agricultável, os trabalhadores tinham que enfrentar uma viagem de seis horas por estradas em condições precárias. Os colonos queriam ir embora para outras terras. 

Tabacchi chegou a publicar anúncio num jornal de Vitória, em maio de 1874, ameaçando levar à Justiça quem contratasse os colonos que ele havia trazido da Itália. O que não impediu que gradativamente os imigrantes, com o apoio do governo, tomassem outro destino. Uns foram para Rio Novo, outros para Santa Leopoldina, alguns fundaram Santa Teresa e, finalmente, um pequeno grupo se deslocou para o Sul do país. Apenas 20 famílias decidiram continuar com Tabacchi. Vislumbrando a falência do seu empreendimento, com prejuízos de grande monta, pois, havia contraído dívidas para levar adiante o projeto de colonização, Tabacchi teve agravado o seu estado de saúde e morreu do coração em 21 de junho de 1874. 

Segundo o sociólogo italiano Renzo M. Grosselli, a Expedição de Pietro Tabachi, foi o primeiro caso de partida em massa de imigrantes da região norte da Itália para o Brasil. O nome da colônia criada no Espírito Santo, pelo Governo Brasileiro, chamava-se Nova Trento, a qual foi a primeira, de pelo menos 3 outras com o mesmo nome, fundadas por trentinos em terras brasileiras. 

A primeira viagem de imigrantes aconteceu no dia 3 de janeiro de 1874, às 13 horas, do Porto de Gênova, em um navio a vela, o La Sofia, na expedição Tabacchi, e a segunda pelo Rivadavia, ambos de bandeira francesa. O Sofia chegou ao Brasil em fevereiro de 1874, com 386 famílias, para as terras de Pietro Tabacchi, em Santa Cruz.

Contudo, oficialmente, a imigração teve início no Brasil com a chegada do navio Rivadavia, que aportou em 31 de maio de 1875, com 150 famílias italianas, encaminhadas para Santa Leopoldina, de onde seguiram para Timbuí e fundaram Santa Teresa, todas localidades situadas no Estado do Espírito Santo. 

De 1874 a 1894 seguiram-se outros navios com imigrantes para o estado: Mobely, Italia, Werneck, Oeste, Izabella, Berlino, Clementina, Adria, Colúmbia, Maria Pia, Regina Margherita, Solferino, Andréa Dória, Savona, Cittá di Genova, Roma, Baltimore, Savoia, Pulcevere, Birmania, Las Palmas, La Valleja e finalmente, Mateo Bruzzo, chegando com 528 famílias em outubro de 1894.




Famílias da Expedição Tabacchi





Abdermarcher Domenico Roncegno
Angeli Giobatta Novaledo
Armallao Andrea Borgo V.na
Armellini Marcellino Roncegno
Bassetti Giovanni Lasino
Baber Valentino Tenna
Bertotti Giuseppe Cavadini
Betti Giovanni Tenna
Bolin Valentino Prov. Veneto
Bolognani Fioravante
Bolognani Giovanni
Boneccher Antonio Borgo Valsugana
Boneccher Próspero Borgo V. na
Bortolletti Simone Vezzano
Capelletti Giobatta Roncegno
Comper Leonardo Besenello
Corn. Domenico Valentino Roncegno
Corn. Guerino Novaledo
Corn. Pietro Paolo Roncegno
Corradi Benedetto Stenico
Damasco Paolo Villa del Banale
Delana Giovanni
Demoner Giuseppe prop. Veneto
Fedele Andrea Telve
Felicetti Domenico Roncegno
Franceschini Leonardo Vigolo?
Furlan Antonio Novaledo
Fusinato Osvaldo Roncegno
Gaiotto Antonio Borgo V. na
Giacomozzi Domenico Segonzano
Giuliani Luigi Roncegno
Guazzo Marco Borgo V. na
Ladini Sebastiano
Lazzari Annibale
Lira Giacomo Castelnuovo
Margoni Costante
Martignoni Giuseppe Novaledo
Martinelli Don Domenico Centa
Merlo Enrico Covelo
Merlo Francesco Covelo
Merlo Giuseppe Covelo
Merlo Paolo Covelo
Merlo Tommaso Covelo
Moratelli Tiziano Novaledo
Motter Clemente Borgo V. na
Palaoro Daniele Novaledo
Paoli Giuseppe Novaledo
Passamani Domenico Tenna
Perli Giobatta Roncegno
Perotti Valentino
Piovesan Pietro província Treviso
Romagna Ermenegildo Roncegno
Rosanelli Giacomo Tenna
Serafini Antonio Tenna
Slomp Bertolo Levico
Slomp Giovanni Levico
Stroppa Prospero Borgo V.na
Tesainer Giuseppe Roncegno
Toler Pietro Giovanni Roncegno
Tonini Annibale Novaledo
Tonini Giobatta Novaledo
Tonini Lázaro Novaledo
Valandro Francesco Castelnuovo
Venzo Giovanni Borgo V.na
Verones Domenico Covelo
Verones Vincenzo Covelo
Zambelli Giuseppe
Zamprogno Luigi Montebelluna (TV)
Zamprogno Sebastiano Montebelluna (TV)
Zen Andrea Novaledo
Zottele Fortunato Roncegno
Zonttele Pietro Roncegno
Zurlo Abramo Novaledo



COLONOS TRENTINOS QUE FORAM PARA RIO NOVO (ES)

(RG)significa retirado para Rio Grande do Sul

(D) Retirado com destino desconhecido


Andreatta Carlo Costasavina
Andreatta Giovanni Bosentino
Antonelli Bernardo (D)
Angeli Giuseppe (RG) Levico
Angeli Magoriano (RG) Levico
Angeli Michele (RG) Levico
Arman Costante (D) Barco
Avancini Antonio (D) Barco
Bachiet Fausto
Bazzan Ricardo(RG) Levico
Berlanda Emanuele
Bernabè Giuseppe S. Giuliana (Levico)
Bernabè Orsola S. Giuliana (Lev.)
Bertol Pietro Mezzolombardo
Bertoldi Albino S. Giuliana (Lev.)
Bertoldi Attilio (RG) S. Giuliana (Lev.)
Bertoldi Giuseppe
Bertoldi Paolo (D)
Bertoldi Pietro (D)
Betti Antonio (RG) Tenna
Bombasaro Alexandro Castelnuovo
Bonella Antonio Telve di Sopra
Broilo Bortolo (RG) Levico
Broilo Maddalena Levico
Caldara Antonio
Caldonazzi Francesco (D) Levico
Capra Giuseppe (RG)
Carlini Giovanni (ou Giuseppe) Caldonazzo
Casale G. B. Levico
Celva Giovanni
Cetto Domenico Levico
Cetto G. B. Levico
Cetto Michele (D) Levico
Ciola Emanuele(D) Caldonazzo
Colma (ou Culmano) Gustavo Levico
Coradello Giacomo Castelnuovo
Curzel Bartolomeo (D) Caldonazzo
Curzel Giuseppe (RG) Caldonazzo
Dallastra Valentino (RG) Barco
Dalmaso Pietro Selva (Lev.)
Debortoli Antonio Ronchi
Degregori G.B. Mezzolombardo
Eccel Bertolo Levico
Eccher Giovanni (RG) Caldonazzo
Eccher Sisto (RG) Caldonazzo
Endrizzi Marianna Dercolo
Erla Domenico (RG) Levico
Espem Ottavio (D) Levico
Faes Claudiano
Fillipi Clementino (D)
Foches Andrea
Fontana Antonio
Francio Angelo (ou G. B.) Caldonazzo
Franzoi Francesco (RG) Castelnuovo
Franzoi Paolo Castelnuovo
Frisetti Paolo
Froner Giuseppe (RG) Levico
Furlan G.B. Selva (Lev.)
Furlan Giuseppe Selva (Lev.)
Furlan Zeffirino Selva (Lev.)
Gabrielli Emilio Levico ou Barco
Gabrielli G.B. Levico
Gabrielli Massimiliano Levico
Gabrielli Pietro (RG) Barco
Gaigher Pietro Levico
Gaigher Taddeo Levico
Gaigher Tommaso Barco
Ghesla Giacomo (RG) Caldonazzo
Ghesla Domenico
Giacomelli Gabriele
Gianeselli Elia Levico
Gottardi Domenico Roncegno
Iob Giovanni
Lenzi Antonio
Libardi Domenica
Libardi Fiorante (RG) Barco
Libardi Geremia Levico
Libardi Giacomo Selva (Lev.)
Libardi Giovanni (RG) Levico
Libardi Giuseppe (D) Levico
Libardi Gregorio (RG) Levico
Libardoni Alessandro (D) Levico
Lorenzini Carlo Levico
Lorenzini Francesco Levico
Lorenzini Terenzio Levico
Lorenzini Giacomo Levico
Lunz Evaristo Selva (Lev.)
Magnago Carlo Levico
Magnago Ottavio Levico
Magnago Pietro Levico
Magnago Ricccardo Levico
Marchiori Luigi (ou Melchiori)
Marcolla Antonio
Martinelli Angelo (D)
Martinelli Valentino Barco
Mattei (ou Mattè) Camillo (RG) Caldonazzo
Mattei (ou Mattè) Domenico (RG) Caldonazzo
Menegazzi Bartolo (D)
Merlo Michele
Molinari Antonio Borgo Valsugana
Moschen Antonio Quaere (Lev.)
Moschen G.B. (RG) Levico
Moschen Giuseppe (D) Selva (Lev.)
Moschen Giuseppe Levico
Moser Carlo Barco
Moser Giovanni Barco
Motter Clemente Roncegno
Negri Clemente (RG) Levico
Noelli Antonio
Oss Bortolo Vignola
Pallaoro G.B. (D) Quaere (Lev.)
Pallaoro Lazzaro Selva (Lev.)
Pallaoro Margherita S. Giuliana (Lev.)
Pallaoro Michele (RG) Quaere (Lev.)
Paoli Francesco Levico
Parotto Agostino Villa Agnedo
Partele Amadeo
Partele Antonio Castelnuovo
Partele Giuseppe Caselnuovo
Passamani Pietro Selva (Lev.)
Passamani Temistocle Barco
Peretti Carlo (RG) Levico
Petri Cesare S. Giuliana (Lev.)
Pezzi Francesco (RG) Dercolo
Pezzi Gioseffa (RG) Dercolo
Pezzi Giovanni (RG)
Piazzarollo Pietro Levico
Piccolo Giuseppe (D)
Poffo Luciano Levico
Pola Francesco Caldonazzo
Polliot (ou Polioti)Luigi
Pompermaier Cristano Roncegno
Raota G.B. Barco
Raota Quirino Barco
Rigotti Andrea Mezzalombardo
Rigotti Antonio
Rigotti Emanuele Mezzalombardo
Sartori Achille
Sartori Antonio Levico
Sartori Lodovico
Sartori Pietro Levico
Serafini Ferdinando (RG) Tenna
Smarzaro Francesco Castelnuevo
Stefanon Antonio
Sterzel Pietro Roncegno
Strada Domenico (RG) Caldonazzo
Tartarotti Rosa (RG) Levico
Tomaselli Giuseppe Levico
Tom(m)asi Alberto (RG) Barco
Tom(m)asi Egidio (RG) Barco
Tom(m)asi Guglielmo (RG) S. Giuliana (Lev.)
Tom(m)asi Quirino (RG) Barco
Tomasini Carlo
Toniolli Bernardo Barco
Trisotto Giustina Samone
Valentini Andrea (RG) Tenna
Valentini Vincenzo Levico
Valentini Demetrio Levico
Vettorazzi Antonio (RG) Levico
Vettorazzi Natale Barco
Vettorazzi Pietro (RG) S. Giuliana (Lev.)
Vettorazzi Pietro (1) Levico
Vettorazzi Pietro (2) Levico
Zambiasio Giovanni (RG) Levico
Zambiasio Zeffiro (RG) Levico
Zanottelli Giacomo
Zurlo Antonio "Meneghin" (RG)
Zurlo Francesco Ronchi




COLONOS TRENTINOS QUE FORAM PARA S. LEOPOLDINA (ES)

(RG)significa retirado para Rio Grande do Sul

(D) Retirado com destino desconhecido


Agostini Giovanni Caldonazzo
Andermarchel( r ) Francesco Roncegno
Andreatta Lazzaro Campiello (Lev.)
Anesini Antonio Pergine
Anesini Giovanni Pergini
Angeli Battista Novaledo
Angeli Daniele Novaledo
Angeli Giovanni Novaledo
Angeli Luigi Novaledo
Armellini Tommaso Roncegno
Armani Anselmo Pannone
Armani Carlo
Arnoldo Leopoldo Madramo
Artioli Giuseppe
Avancini Adone Selva (Lev.)
Avancini Antonio
Avancini Pietro Selva (Lev.)
Baitella Antonio Madrano
Baitella G.B. Madrano
Baldessari Margherita Nogaredo
Baldo Fioravante
Banal Alessandro
Barotto Augusto Novaledo
Bason (?)
Bassetti Francesco
Bassetti Pietro
Battisti Battista Calliano
Battisti G.B. Calliano
Belumat Cirillo Novaledo
Berlanda Arcangelo Madrano
Bertoldi Pietro Roncegno
Bettini Francesco
Bolognani Angelo
Bolognani Luigi
Bonmassar Costante Levico
Bonec( c )her Prospero Borgo V.na
Bortolini Filippo Centa
Bortolini Giuseppe Centa
Boso(a) Celeste
Boso Lorenzo Canal S. Bobo
Bottura Angelo Caldonazo
Bridi Giuseppe Mattarello
Broilo Domenico Mattarello
Broso Angelo Caldonazo
Cappelletti Giuseppe
Carlini Giovanni Mattarelo
Carraro Francesco Villa Agnedo
Casagrande Giuseppe
Casotti Paolo
Casteluber Davide Novaledo
Casteluber giuseppe Novaledo
Cattani Antonio
Cestar Leonardo Mattarello
Ceschini Antonio
Ceschini Giovanni
Cetto Annibale
Chesani Giovanni (RG)
Chistè Antonio
Chistè Francesco (RG)
Chistè Giovanni Lasino
Chistè Giuseppe
Comper Leonardo Besenello
Cordini Giuseppe (D)
Corn Teresa Novaledo
Corradi Benedetto Stenico
Corradini Domenico
Cortelletti Giuseppe Mattarello
Coser Angelo Aldeno
Coser Antonio Aldeno
Coser Carlo
Coser Carlo(Minghel) Aldeno
Coser Giovanni Aldeno
Coser Michele
Coslop Pietro
Costa Caterina Novaledo
Costa Giuseppe Caldonazzo
Costa Pietro Novaledo
Cuel Eugenio
Dalbosco Anselmo
Dalcolmo Giovanni Madrano
Dallafontana Antonio
Dallapiccola Giuseppe Novaledo









Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS