quarta-feira, 13 de abril de 2022

Os Sobrenomes no Vêneto

Os Sobrenomes Vênetos

 


Na região do Vêneto ainda hoje se usa no dia a dia das pessoas o belo dialeto da Sereníssima República de Veneza. Uma grande parte dos sobrenomes presentes no Vêneto tem a sua origem nessa forma de falar e foram muito menos "italianizados", durante o passar dos anos, do que em outras regiões do país.

Nos dias de hoje, os sobrenomes mais comuns no Vêneto se distinguem entre aqueles que mantêm a consoante final (especialmente o -n), aqueles com a preposição "dal" ou o sufixo "ato" e aqueles presentes por toda a Itália derivados de profissões, lugares e apelidos.

Muitos dos sobrenomes terminados em "n" indicam procedência, um lugar de origem dos primeiros portadores, como: Bressan, Visentin, Schiavon, Furlan, Pavan, Trevisan, Trentin.

Muitos outros sobrenomes tem suas origens em antigas profissões comuns em todo o Vêneto, como Ferrari, Favero, Favaretto, Fabri (fabro= ferreiro) ou (Ferèr=ferreiro), Boscolo (lenhador), Masiero (meeiro), locais de moradia ou de características físicas do indivíduo: Piazzetta (pracinha), Marangon (carpinteiro), Zanchetta e Zanco (coxo), Moro (escuro), Pippo (Filippo), Basso (baixo), Globo (corcunda).


Outros se originaram de nomes próprios muitas vezes no diminutivo: Zambom, Zanini, Zanin, Zanon, Zanetti, Zampieri, Zanatta (Giovanni). Os derivados de nomes e apelidos Pietro (Perin, Perini), Lorenzon (Lorenzo), Martini (Martino), Figro (Federico), Vianello (Viviano). 

Outros se caracterizam pela presença de "dal" antes dos sobrenomes, forma típica encontrada na província de Belluno e região do Friuli: Dal Castel, Dal Molin, Dal Lago, Dal Medico, Dal Zotto, Dal Corso.

Os sobrenomes terminados pelo sufixo "ato" são muito típicos da região do Vêneto, indicam descendência familiar ou um diminutivo: Simionato, Bonato, Volpato, Marcato.



Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS