quinta-feira, 14 de junho de 2018

Festa de Nossa Senhora da Saúde



La Festa della Madonna della Salute, tem sua origem no século XVII e se celebra em 21 novembre de cada ano. Não se trata d uma festa que atraia uma grande massa de turistas, mas, está entre as festividades mais queridas pelos venezianos e evoca por toda a cidade um autêntico sentimento religioso popular.

A sua origem se deve àquela epidemia de peste bubônica descrita no romance I Promessi Sposi, de Alessando Manzoni que atingiu grande parte do norte da Itália entre os anos de 1630 e 163. Ela causou a morte do governante de Veneza na época, o Doge Nicolò Contarini e o Patriarca de Veneza Giovanni Tiepolo. 
Em 1630, ainda não transcorrera um século após a terrível peste ocorrida entre 1575 e 1577, Veneza se viu novamente atingida pela Peste, logo após a chegada de alguns embaixadores de Mantova, enviados para pedir a ajuda da Sereníssima para a sua cidade, que estava sendo seriamente atingida pela epidemia.
Quando a epidemia em Veneza alcançou o seu maior pico, com milhares de mortos todos os dias, as autoridades decidiram organizar uma procissão solene com orações pedindo a intercessão da Nossa Senhora para acabar com aquele flagelo. Essas manifestações duraram três dias e três noites e no dia 23 de Outubro de 1630 o doge  fez a promessa de erguer um grande templo em sua honra caso a cidade viesse a sobreviver à doença. Poucas semanas após a epidemia realmente começou a diminuir e foi considerada extinta no mês de Novembro de 1631, depois de haver exterminado quase cem mil pessoas em todo o dogado veneziano. 
A República de Veneza, como prometido, deu início a um concurso para a construção da nova igreja. O vencedor foi Baldassare Longhena que apresentou um projeto de um templo barroco com estrutura octogonal com uma imponente cúpula. É a atual Basílica di Santa Maria della Salute, que foi consagrada em 21 de Novembro de 1687.
Desde então, todos os anos, se repete a tradicional procissão até esta igreja e para qual é erguida uma ponte provisória formada de barcos colocada sobre o Grande Canal unindo a Ponta da Dogana com Santa Maria del Giglio.
Durante os festejos são oferecidos aos cidadãos uma grande quantidade eventos, como ingressos gratuitos ou a preço reduzido para museus. Um prato típico dessa festa (Festa della Salute) é a chamada castradina, um saboroso prato feito à base de carne de carneiro.

Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS