domingo, 29 de novembro de 2020

Imigrantes Tiroleses de Idioma Italiano



O Tirol é uma região alpina hoje dividida entre Áustria e Itália. Do século XV até 1813 a região tirolesa pertenceu ao Império Austríaco com o nome Estado do Tirol. A partir de 1813, fez parte do Império Austro húngaro e pertenceu ao mesmo até 1918. Depois da Primeira Guerra Mundial de 1918, a metade sul da região foi ocupada pela Itália. Ao norte, pertencente à Áustria, está o Estado do Tirol, “dividido” entre Tirol do Norte (Nordtirol) e Tirol do Leste (Osttirol). Ao sul, pertencente à Itália, está a Região Autônoma Trentino Südtirol, subdividida em: Tirol do Sul (Südtirol, também chamado Alto Adige) e o Trentino (também chamado Welschtirol, isto é, Tirol de língua italiana). Uma pequena parte do Tirol do Sul foi desmembrada em 1923 e anexada ao território de Belluno (Vêneto). 

Colônia Imperial Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra em Curitiba


O Império Áustro Húngaro era uma nação multiétnica em cujo território conviviam povos que falavam diversos idiomas tais como: alemão, italiano, esloveno, checo, eslovaco, polonês, ucraniano e croata. A população italiana do império vivia principalmente no sul da atual Áustria, nas zonas alpinas (atual Sudtirolo) e também na zona de litoral, como do Friuli: Trieste e Gorizia.
Os austríacos de língua italiana constituíram o maior grupo que ao emigrar se estabeleceram no Brasil, principalmente nos estados do Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, locais em que ainda hoje vivem milhares de seus descendentes, a maior parte deles provenientes da atual região do Trento e Alto Adige, o Tirol italiano e eram conhecidos como tiroleses. 

Uma parte dos imigrantes tiroleses de idioma italiano foram levados para as fazendas de café dos estados de São Paulo (Colônia Tirolesa de Piracicaba) e do Espírito Santo. Outros se estabeleceram no sul do país em colônias como Santa Maria do Novo Tirol, em Piraquara, estado do Paraná. Em Santa Catarina, na colônia de Blumenau e nas atuais cidades de Rodeio e Rio dos Cedros (atual Timbó), na colônia Príncipe Dom Pedro nas cercanias de Brusque e na comunidade de Lageado, em Guabiruba. No estado do Rio Grande do Sul os tiroleses de língua italiana se estabeleceram na Serra Gaúcha, nas colônias Conde D’Eu (Garibaldi), Dona Isabel, Caxias e Flores da Cunha (ex Nova Trento).
Como curiosidade, em Porto Alegre chegou a circular, durante os anos de 1915 e 1917, o jornal Il Trentino, editado nas línguas italiana, português e alemão, passando alguns anos depois a se denominar Áustria Nova. 

Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS