domingo, 6 de dezembro de 2020

Emigração Italiana Destino Romênia

Italianos na Romênia


Todo mundo conhece o fluxo migratório de romenos para a Itália, mas o fenômeno inverso é pouco conhecido. Entre o final do século XIX e o início do século XX, muitos italianos emigraram para a Romênia da mesma forma que vêm para a Itália hoje: como humildes assalariados. Naquela época, a Romênia era um país rico em recursos, inclusive no subsolo, mas, acima de tudo, era pouco povoado e ansioso para aproveitar ao máximo seu potencial econômico. A profissão mais popular era a de pedreiro (praticada por 80% dos trabalhadores), seguida de lenhadores, cortadores de pedras, pintores, operários, operários de construção, mineiros, etc.

Esta história “esquecida” é melhor explicada em um volume recente sobre a migração romena, editado pela Caritas [Caritas, Immigration and work in Italy. Estatísticas, problemas e perspectivas, IDOS, Roma, 2008]. As primeiras partidas para a Romênia começam no século XIX e são direcionadas principalmente para a Transilvânia. Em 1821, os primeiros emigrantes italianos, algumas famílias de Val di Fassa e Val di Fiemme (Trentino) foram levados para as montanhas Apuseni, na Transilvânia, para trabalhar como madeireiros e madeireiros. Alguns empresários italianos conseguiram ganhar contratos para a construção da ferrovia Transiberiana, e já em 1845 23 dos 116 engenheiros empregados na companhia ferroviária romena eram italianos.

 Entre a segunda metade do século XIX e a Primeira Guerra Mundial, 130.000 italianos foram para a Romênia, principalmente de Friuli, Veneto e Trentino, que trabalharam pedra e madeira. A maioria era sazonal, indo para a Itália, uma espécie de deslocamento transnacional que foi apelidado de "andorinha". 

Mesmo após a unificação da Itália, a emigração italiana continua, mesmo que a Romênia se torne um destino secundário. Calculou-se, por exemplo, que no final do século XIX cerca de 10-15% dos emigrantes que deixaram o Veneto foram para a Roménia trabalhar na construção, na construção de caminhos-de-ferro, na silvicultura ou nas minas. O número de emigrantes italianos na Romênia quase aumentou dez vezes em três décadas. 

O período de 1920 a 1930 foi próspero para o jovem estado constituído como Grande Romênia, que dobrou a superfície e quase triplicou a população. A emigração continua entre as duas guerras mundiais, quando algumas estimativas calculam a presença de cerca de 60.000 italianos na Romênia, mas acaba na década de 1940. Os emigrantes que renunciam à cidadania italiana permanecem nas cidades romenas. 

Scalpellini veneti in Romania


Após a queda do comunismo, o governo romeno reconheceu às pequenas comunidades o status de minoria linguística e o direito de serem representadas na Câmara dos Deputados por seus próprios parlamentares. O ensaio publicado pela Caritas conclui: “Depois de um século - um século e meio desde a sua partida, a história dos italianos da Romênia mantém um caráter exemplar, ainda mais hoje do que na Itália assistimos a um descontentamento generalizado para com os romenos”.

Em 1910 foi publicado um "manual" para o emigrante italiano nos Bálcãs e na Romênia que apresenta os procedimentos burocráticos necessários para chegar ao país: O Real Comissário da Emigração, editor do volume, recomenda, de fato, a solicitação de um passaporte - apropriadamente endossado por um consulado romeno - e para estipular um contrato de trabalho antes da partida: o empregador na Romênia, por outro lado, deve obter a autorização de entrada adequada para seu trabalhador, a ser solicitada ao Ministério do Interior . Estas são formalidades burocráticas úteis para não serem rejeitadas na fronteira pelas diligentes autoridades policiais romenas. São os mesmos procedimentos burocráticos que a Itália tem pedido aos imigrantes romenos, até à entrada do seu país na União Europeia. A integração foi favorecida por uma grande semelhança entre as duas culturas. Os italianos vivem em completa harmonia nas sociedades que os acolheram, acolheram e integraram. A sua presença ainda hoje é sentida em Bucareste, Brasov, Falticeni, Roman, Tulcea, Iasi, Ploiesti, Arad, Calafat, Sulina, Turnu Severin, Bacau, Neamt, Cluj, Bistrita, Suceava etc. Ainda hoje há emigração italiana para a Romênia, mas isso é diferente: são empresários nordestinos que transferem suas atividades produtivas para cidades como Timisoara, não surpreendentemente rebatizada de "Trevisoara".


 Mihaela Bilbie



Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta

Erechim RS