segunda-feira, 5 de outubro de 2020

De Campo Pequeno até Grande Erechim o Resumo da História


A denominação Erechim tem a sua origem na língua dos índios caingangues que habitavam a região. Significa Campo Pequeno, isso porque os campos eram cercados pela densa floresta. Durante a sua história o município de Erechim teve vários nomes desde a sua criação nos primeiros anos do século XIX. Inicialmente foi chamado de Paiol Grande, depois Boa Vista, seguido por Boa Vista do Erechim, passando por José Bonifácio e finalmente Erechim. A povoação da região do Alto Uruguai fez-se por meio da colonização oficial planejada e, também, pela colonização privada, caso em que o Estado repassava as terras devolutas às empresas colonizadoras, as quais as revendiam aos colonos. A ocupação se deu de diversas formas ocorrendo assentamentos de descendentes europeus ou imigrantes em territórios organizados pelas empresas colonizadoras e pelos programas executados pelo serviço de povoamento do solo. A empresa Colonizadora Luce Rosa & Cia Ltda., que colonizou áreas da região do Alto Uruguai, foi criada em 1883, quando vários sócios adquiriram 3.641 colônias de terra. A sede central da empresa era em Porto Alegre, mas havia uma em Barro, nome na época do atual município de Gaurama, e escritórios de representação em Passo Fundo e em Santa Maria. 


Paiol Grande surgiu às margens da estrada de ferro que ligava o Rio Grande do Sul à São Paulo. Foi colonizado por emigrantes de várias nacionalidades, predominando italianos, poloneses e alemães que foram chegando em diversos períodos. O povoado começou a se formar por volta do ano de 1908, com o nome de Colônia Erechim, cuja sede estava localizada no atual município de Getúlio Vargas, quando chegaram, pelas linhas do trem, os seus primeiros habitantes, muitos deles provenientes das antigas colônias italianas em volta de Caxias do Sul. Os pioneiros foram quatro famílias com um total de 28 pessoas e mais oito indivíduos isolados. A pequena vila que se formava despontou economicamente e logo passou a ser distrito de Passo Fundo. Até 1914, a sede inicial da Colônia Erechim tinha sido o povoado que mais prosperou. Em 20 de abril de 1916, o escritório da Comissão de Terras e Colonização foi transferido do Povoado Erechim para o de Paiol Grande, dando início a atual cidade de Erechim. 


O progresso chegava rapidamente para ao novo distrito e em 30 de Abril de 1918, através de um decreto do governo do estado do Rio Grande do Sul, passou para a categoria de município com o nome de Boa Vista. Ao longo do tempo o novo município foi ganhando novos distritos. No recenseamento geral de 1 de setembro de 1920, o município estava constituído de cinco distritos: Boa Vista do Erechim (sede), Erechim, Barro, Erebango e Marcelino Ramos. Na divisão territorial datada de 31 de dezembro de 1937, o município apareceu constituído de onze distritos: Erechim, Barro, Marcelino Ramos, Nova Itália, Nova Polônia, Paulo Bento, Quatro Irmãos, Rio Novo, São Valentim, Treze de Maio e Viadutos. Em 1943 o município era constituído de doze distritos: José Bonifácio (ex-Erechim), Barro, Carlos Gomes (ex-Ribeirão do Torto, ex-Nova Polônia), Floresta, Marcelino Ramos, Nova Itália, Paulo Bento, Princesa Isabel (ex-Treze de Maio), Quatro Irmãos, Rio Novo, São Valentim, Severiano Almeida (ex-Nova Itália) e Viadutos. Em divisão datada de 1 de dezembro de 1960, o município era constituído de nove distritos: Erechim, Barão de Cotegipe, Capo-Erê, Itatiba, Mariano Moro, Nova Itália (ex-Severiano de Almeida), Paulo Bento, Quatro Irmãos e Três Arroios; em última modificação feita, em lei estadual nº 10762, de 16 de abril de 1996, desmembraram-se de Erechim os distritos de Paulo Bento e Quatro irmãos, elevados a categoria de municípios. Erechim passou a contar com três distritos: Capo-Êre, Jaguaretê e a Sede. 


Dr. Luiz Carlos Piazzetta
Erechim RS