quinta-feira, 7 de julho de 2022

O Anti Italianismo ou Italofobia nos Estados Unidos

 






As medidas tomadas pelo governo americano para restringir a entrada de imigrantes italianos, endurecendo as leis da imigração, favoreceu o crescimento do descontentamento do povo americano em relação aos que vinham para o país. 

A discriminação contaminou os seus pensamentos, dando origem ao anti-italianismo ou italofobia. Esse fenômeno também aconteceu em outras partes do mundo com hostilidades nacionalistas devido a imigração em massa de italianos. As consequências foram ações brutais como:

1- O linchamento de italianos ocorrido no dia 14 de maio de 1891, na cidade de Nova Orleans. Uma multidão de cidadãos americanos com mais de 3000 pessoas, alguns jornais da época falavam na presença de até 20 mil pessoas, atacou a prisão local, matando 11 imigrantes italianos porque o superintendente da polícia local David Hennesy foi morto quando estava pronto para testemunhar em favor da família mafiosa Provenzano. O fato levou à captura e julgamento dos italianos. O episódio foi a consequência do descontentamento dos imigrantes que se sentiram traídos pela própria pátria e a decidiram fazer justiça por conta própria;

2- O julgamento dos anarquistas Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, entre os anos de 1920 e 1927, acusados de homicídio de um contador e um guarda de uma fábrica de sapatos Os dois imigrantes trabalharam e viveram pacificamente em Massachusetts até que em 1920 foram acusados ​​de roubo e assassinato. No dia 15 de abril de 1920, em Braintree (Massachusetts), ocorreu um assalto a uma sapataria, seguido por dois homicídios. Os suspeitos principais eram Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, que foram inicialmente acusados apenas de porte ilegal de armas, apesar de essa ser uma prática comum entre os americanos, e depois de responsáveis do duplo assassinato. O contador e seu segurança estavam com 15 mil dólares na hora do crime, dinheiro que foi levado pelos assaltantes, num carro roubado. A polícia suspeitou que anarquistas italianos tivessem perpetrado o crime para financiar suas atividades. Com Sacco e Vanzetti encontraram armas e munições; no entanto, a prova de balística foi inconclusiva, não ficando claro se as balas que mataram o contador e seu segurança haviam partido da arma que encontraram com os anarquistas italianos. As declarações das testemunhas também eram confusas e contraditórias.

Seguiu-se o julgamento, a condenação à cadeira elétrica, apesar da confissão de um condenado de que era culpado desses crimes, o caso terminou mesmo assim com a morte dos dois em 1927.

Esses são alguns exemplos de fatos ocorridos contra os italianos. Os americanos não aceitavam a chegada de 10 mil sicilianos entre 1879 e 1892. A grande dificuldade de integração levou à criação de bairros onde predominavam os imigrantes italianos e seus descendentes, verdadeiros quistos, em que a degradação, a superlotação e as precárias condições de higiene eram a marca registrada.

A criação da máfia, inicialmente como solução para proteger a comunidade italiana, como a evolução para crimes cada vez mais violentos, veio reforçar o sentimento de desprezo contra os italianos por parte do americanos.

Em 1890 na cidade de Nova Orleans que tinha 274.000 habitantes, sendo que 30.000 deles eram italianos e o controle da cidade era disputado entre as famílias mafiosas Provenzano e Matranga. 

Segundo as palavras do prefeito dessa cidade americana, as quais bem representava o pensamento da população local para com os italianos e seus descendentes. Disse o prefeito: "Os italianos são as pessoas mais abjetas, mais preguiçosas, mais depravadas, mais violentas e mais indignas do mundo, piores que os negros e mais indesejáveis ​​que os poloneses".