quinta-feira, 14 de julho de 2022

A Migração Vêneta em Território Pontino

Localização do território Agro Pontino



 

Os Vênetos não migraram somente para fora da Itália, mas também dentro de suas fronteiras da Itália. Na década de 1930, aconteceu uma migração interna na qual milhares de agricultores vênetos foram trazidos para o centro do país, na região do Lazio, incentivados pelo governo fascista a migrarem para executar as grandes obras de recuperação da planície Pontina.  

Esta grande área, já desde tempos antigos era coberta por uma laguna que aos poucos, no decorrer dos séculos foi sendo drenada, resultando um imenso pântano, infestado por mosquitos transmissores da malária. 

O trabalho desses pioneiros vênetos foi seguido números outros que ali se estabeleceram nos anos posteriores, se dedicando ao cultivo daquela terra fértil.

Assim, a partir da década de 1930, muitos desses agricultores vênetos, após uma criteriosa seleção realizada pelo Comissariado de Migração e Colonização Interna se mudaram para o território Pontino para trabalhar a terra.

Assim partiram 340 famílias da província de Treviso,  308 de Udine, 276 da província de Pádua,  233 da província de Rovigo, 228 da província de Vicenza, 220 da província de Verona, 114 da província de Veneza e 29 da província de Belluno. 

As exigências do governo fascista para aceitar uma família migrante para o território Pontino eram bem severas. Toda família que pretendia emigrar teria que ser constituída por pelo menos quatro homens,  duas mulheres e ou um ex-combatente.

Para cada uma dessas famílias era oferecido uma casa, financiada em cinco anos, com três quartos, forno para o pão e um galinheiro. Também teriam um tanque para dar água ao gado, ferramentas agrícolas, uma carroça e alguns animais para criar. 

Para aqueles pobres camponeses possuir um pedaço de terra e uma casa não era pouca coisa. Se constituía na maior ambição de vida de todos eles. O atrativo era sim muito grande e as enormes dificuldades que os esperava, a malária que matava tanta gente no território Pontino, não foram motivos suficientes para demover aquela gente.

O resultado de todo esse trabalho não demorou muito para aparecer: ricas cidades foram surgindo nesse território tais como Latina, Sabaudia, Pomezia e muitas outras, onde a grande maioria da população era formada por famílias de agricultores, que trouxeram consigo a sua antiga cultura,  os seus usos e costumes, mas, principalmente a sua língua. 

Esta migração envolveu milhares de pequenos agricultores vênetos, empobrecidos e cansados dos recorrentes aluviões que levavam as suas plantações, resolveram ir em busca da sorte, de uma nova vida, cultivando em uma região mais fértil.


Construção da drenagem do território Pontino




Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS