quinta-feira, 3 de agosto de 2023

O Leão Alado de Veneza: Símbolo Histórico e Cultural da Cidade


 

O Leão de San Marco é um dos símbolos mais emblemáticos de Veneza, e pode ser encontrado em diversas partes da cidade, incluindo a Praça de São Marcos, o Palácio Ducal e a Ponte de Rialto. A figura do leão remonta ao século IX, quando Veneza era uma cidade-estado independente e se juntou à Liga de Cidades marítimas do Adriático. Naquela época, a cidade escolheu o leão como seu símbolo, como uma forma de afirmar sua força e independência. O leão é representado segurando um livro com a inscrição "Pax tibi Marce, evangelista meus" (Paz a ti, Marcos, meu evangelista), uma referência ao evangelho de São Marcos, que é o padroeiro da cidade. A imagem do leão de San Marco é tão importante para a cidade que foi adotada como um símbolo oficial do governo veneziano durante a República de Veneza.
A estátua do leão, que é feita de bronze, foi esculpida no século XII e originalmente ficava no topo de uma coluna na Praça de São Marcos. Hoje, a estátua original é mantida no interior do Palácio Ducal para protegê-la dos elementos. Na praça, encima de uma coluna está uma escultura em pedra dele. O leão de San Marco é frequentemente retratado em obras de arte e literatura, incluindo a ópera "La Gioconda" de Amilcare Ponchielli e a novela "Morte em Veneza" de Thomas Mann.
Durante a Idade Média, o leão de San Marco era frequentemente visto como um símbolo de proteção contra o mal e os inimigos da cidade. No século XVI, o leão de San Marco foi incorporado ao brasão de armas da República de Veneza, juntamente com outras imagens simbólicas, como a figura feminina da Justiça. O leão de San Marco também é um símbolo importante para a Igreja Católica, uma vez que São Marcos é o evangelista que escreveu o segundo evangelho do Novo Testamento. 
A imagem do leão de San Marco foi utilizada como um símbolo de poder e status pela nobreza veneziana durante a República de Veneza. 
Uma lenda popular diz que, quando Veneza foi fundada, um anjo apareceu aos fundadores da cidade na forma de um leão, e predisse que a cidade seria bem-sucedida e próspera.
Durante a Quaresma, é costume em Veneza cobrir a estátua do leão de San Marco com um pano roxo, como um sinal de luto pela morte de Cristo. Ao longo dos séculos, o leão de San Marco foi restaurado e renovado várias vezes para preservar sua aparência original. A figura do leão de San Marco é frequentemente vista em souvenirs, como camisetas, chaveiros e ímãs de geladeira, como uma lembrança de Veneza. A figura do leão também é usada como um logotipo para várias empresas e organizações de Veneza, incluindo a equipe de futebol local, o Venezia FC. 
Durante as celebrações da Festa da Sensa, que acontece todo ano em Veneza, a imagem do leão de San Marco é levada em uma procissão náutica pela lagoa de Veneza. 
A figura do leão alado também pode ser vista em outras cidades ao redor do mundo, incluindo em cidades italianas como Gênova e Florença. A imagem do leão de San Marco inspirou vários artistas ao longo dos séculos, incluindo o pintor renascentista Tintoretto, que pintou um retrato do leão em sua obra "O Paraíso".
Durante a Segunda Guerra Mundial, a figura do leão de San Marco foi usada como um símbolo de resistência pelos habitantes de Veneza contra a ocupação nazista.
O Leão de San Marco é um dos símbolos mais duradouros e emblemáticos da cidade de Veneza, representando sua história, cultura e tradições. Sua imagem é vista como um sinal de força, proteção e independência, e é um testemunho da rica história da cidade e de seu O leão alado de San Marco pode ser visto em outros países além da Itália. Devido à importância histórica e cultural de Veneza, muitos países têm réplicas ou reproduções do símbolo veneziano. Algumas das localizações onde o leão alado pode ser visto são:

Croácia - A cidade de Dubrovnik tem uma estátua do leão de San Marco na entrada do Palácio Sponza.
Grécia - A cidade de Corfu, que foi governada por Veneza por muitos anos, tem o leão de San Marco em seu brasão de armas.
Ucrânia - A cidade de Lviv tem uma estátua do leão de San Marco na Praça do Mercado.
Romênia - O Castelo de Bran, popularmente conhecido como o Castelo do Drácula, tem o leão de San Marco em seu brasão de armas.
Estados Unidos - A cidade de Las Vegas tem uma réplica da torre do relógio de San Marco, completa com o leão de San Marco.
Rússia - A cidade de São Petersburgo tem uma estátua do leão de San Marco na Praça do Palácio.
Malta - A cidade de Valletta tem uma porta que apresenta o leão de San Marco.
Espanha - A cidade de Cádiz tem uma estátua do leão alado na Plaza San Juan de Dios.
Brasil - A cidade de Rio de Janeiro tem uma réplica da torre do relógio de San Marco, presente no bairro de Botafogo.
Chile - A cidade de Valparaíso tem uma réplica da torre do relógio de San Marco, situada na praça Aníbal Pinto.
França - O Palácio dos Doges, localizado em Grasse, tem o leão alado em seu brasão de armas.
Inglaterra - O Royal Pavilion, em Brighton, tem o leão alado em sua fachada.
Portugal - A cidade de Porto tem uma réplica da torre do relógio de San Marco, localizada na Avenida dos Aliados.
Bélgica - A cidade de Bruges tem uma réplica da torre do relógio de San Marco, situada na Praça Jan van Eyck.
Argentina - A cidade de Buenos Aires tem uma réplica da torre do relógio de San Marco, presente no bairro de Recoleta.