terça-feira, 25 de abril de 2023

Duas Grandes Festas em Veneza: Dia de São Marcos e a A Festa del Bòcolo


 

São Marcos é o santo padroeiro de Veneza. A lenda por trás disso remonta ao século IX, quando dois mercadores venezianos roubaram transportaram os restos mortais de São Marcos, na Alexandria, no Egito, e os trouxeram para Veneza. Os venezianos acreditavam que São Marcos havia escolhido Veneza como seu local de descanso final, e seus restos mortais foram colocados em uma igreja que mais tarde foi substituída pela atual Basílica de São Marcos. O leão alado, que é o símbolo de São Marcos, também se tornou o símbolo de Veneza. A cidade comemora o Dia de São Marcos em 25 de abril com um festival que inclui uma corrida de barcos, missa nas igrejas, shows, carnaval e mercados com comidas típicas. 
A Festa di San Marco, é um feriado local anual em Veneza, Itália, realizada em 25 de abril em homenagem ao santo padroeiro da cidade, São Marcos. O dia coincide com o Dia da Libertação, que é um feriado nacional em toda a Itália, comemorando a libertação da Itália dos nazistas-fascistas na Segunda Guerra Mundial. A grande festa inclui uma famosa regata destaque do festival, a Regata di Traghetti, uma corrida de barcos com gondoleiros que competem transportando passageiros em suas gôndolas. A festa de São Marcos é observada pelas Igrejas Católica e Ortodoxa Oriental. 
Também neste mesmo dia 25 de Abril, se comemora a Festa del Bocolo, baseada em uma lenda que remonta ao século IX, em que um cavaleiro chamado Tancredi se apaixonou por Maria, filha de um rico comerciante. Tancredi foi enviado para lutar nas Cruzadas e, antes de partir, deu a Maria uma rosa como símbolo de seu amor. Quando voltou, descobriu que Maria havia morrido de coração partido, foi até o túmulo dela e colocou um "bòcolo" (um botão de rosa vermelha) sobre ele. A festa celebra essa lenda, e os homens presenteiam seus entes queridos com um bòcolo como símbolo de seu amor. 


Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS