quarta-feira, 28 de março de 2018

Curitiba destino final para a Maioria dos Imigrantes Vênetos no Paraná

Inauguração da Igreja São José da Colônia Santa Felicidade no ano de 1891


Com a falência dos projetos coloniais localizados no litoral paranaense, a capital Curitiba atraiu a grande maioria dos imigrantes que vieram se instalar nas novas colônias formadas ao redor da cidade.
Diversos foram os fatores que impediram o progresso daquelas colônias litorâneas, sendo que os principais foram:

1.  desorganização administrativa nas colônias;
2.  assentamentos em locais inadequados, com terrenos arenosos localizados em zonas propensas a enchentes;
3.  calor úmido, típico da região, que muito dificultava à adaptação dos colonos a nova terra;
4.  moradias precárias condições e falta de higiene nos barracões;
5.  locais na maioria úmidos, infestados por muitos tipos  insetos e parasitas desconhecidos dos imigrantes que provocavam doenças e desconfortos, tais como mosquitos e bicho-de-pé que causavam grandes sofrimentos aqueles pioneiros;
6.  insistência no plantio de culturas tradicionais europeias não recomendadas para a região;
7.  finalmente, e a causa principal, a falta de um mercado consumidor próximo para escoar os produtos agrícolas colhidos.

Assim, com o passar do tempo, aprendendo com os tropeiros que desciam com as tropas de mulas com destino a Morretes e ao Porto de Paranaguá, ficaram sabendo da existência de uma vila com terras melhores situadas ao redor de onde é hoje a capital do Estado. Assim, em ritmo cada vez maior, o êxodo foi aumentando em direção às terras férteis do planalto paranaense local onde o clima também era muito mais parecido com aquele que deixaram no Vêneto. A subida da Serra do Mar foi pela realizada pela Estrada da Graciosa, a pé e em carroças, e que durava alguns dias.
Ao que se sabe o governo da província não dificultou este grande deslocamento de imigrantes para a capital da Província do Paraná, tendo pelo contrário na maioria dos casos os ajudado com transporte em carroças.

Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS

Os Vênetos e a Abolição da Escravidão no Brasil Império




O Brasil imperial desempenhou um papel importante no processo emigratório vêneto na medida em que proporcionou uma oportunidade ímpar para aquele povo sofrido e desesperado que queria trabalhar e ser dono do seu trabalho.

O oferecimento de passagens gratuítas para o Brasil, no início do processo imigratório e terras a preços baixos, com pagamentos em prestações anuais e carência de alguns anos, foram os atrativos que faltavam para desencadear a grande imigração vêneta para o Brasil.

Para conseguir os vênetos, o governo imperial brasileiro deu a concessão para empresas especializadas de contratação dessa mão de obra excedente na Europa, para substituir o braço escravo nas lavouras de café.


Inicialmente os vênetos foram enviados para São Paulo, onde chegavam através do porto de Santos. Logo em seguida, foram também destinados para colônias agrícolas recém-criadas em Minas Gerais, Espírito Santo, e especialmente no Paraná e Rio Grande do Sul. 

Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS