segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Colônia Italiana Alfredo Chaves atual Colombo no Paraná

 

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário



Acompanhados pelo padre Angelo Cavalli, no ano de 1877, chegaram ao porto de Paranaguá, um grupo de 162 imigrantes provenientes do norte da Itália: 48 homens, 42 mulheres e 72 crianças. 

Inicialmente, como tantos outros imigrantes italianos que naquele anos chegavam em grande número às terras paranaenses, foram direcionados e assentados na Colônia Nova Itália, um projeto de colonização localizado na cidade de Morretes, que por diversos motivos teve uma vida muito curta.

Com a bancarrota desse empreendimento de colonização, todo o grupo foi transladado para as terras férteis e de clima agradável da capital paranaense. A íngreme subida da Serra do Mar foi feita através da Estrada da Graciosa a pé e em carroções contratos pelo governo da província.


Igreja Matriz de Colombo PR


Em 1878 esse grupo de imigrantes italianos, ainda acompanhados pelo padre Angelo Cavalli, que já era formado por 40 famílias, foi assentado em lotes localizados a pouco mais de 20 km, na localidade de Butiatumirim, nos arredores de Curitiba. Essas terras, cedidas pelo governo do Paraná, formavam uma grande gleba de 80 lotes, sendo 40 deles urbanos e 40 rurais.




Ao assentamento foi dado o nome de Colônia Alfredo Chaves, uma homenagem do governo ao então inspetor geral de terras e colonização. Com o passar do tempo esse agrupamento de imigrantes vênetos deu lugar ao rico e progressista município de Colombo. 

Ainda antes de terminar o século XIX nas terras do atual município de Colombo chegaram novas levas de imigrantes. No ano de 1886, para assentar imigrantes italianos e poloneses, o governo provincial criou a Colônia de Antônio Prado e também a Colônia Presidente Faria, esta somente com imigrantes italianos. 

Com a chegada cada vez maior de imigrantes, já no ano seguinte 1887, anexo a essa colônia Presidente Faria, foi então criada uma outra, formada somente por imigrantes italianos e que recebeu o nome de Colônia Maria José. Esta nova colônia, com o passar dos anos se transformou no município de Quatro Barras.


Capela São Pedro no bairro de Capivari - Colombo


Ainda entorno das mesmas terras, no ano de 1888, formada por novos imigrantes italianos, foi criada a Colônia Eufrazio Correia, a qual deu origem ao bairro de Capivari, da cidade de Colombo.