terça-feira, 12 de novembro de 2019

Imigração Italiana em Santa Catarina


Imagem relacionada
Nova Veneza


Cerca de 95% dos italianos que chegaram ao estado de Santa Catarina eram do norte da Itália, dos atuais estados do Vêneto, Lombardia, Friul-Veneza Júlia e Trentino-Alto Ádige. Porém, os primeiros imigrantes italianos que chegaram ao estado, em 1836, eram oriundos da Sardenha, fundando a colônia de Nova Itália (atual São João Batista). Esses imigrantes pioneiros chegaram em número reduzido e pouco influenciaram na demografia do estado. Foi mais tarde, a partir de 1875, que passou a ser assentado no estado número maior de imigrantes italianos. Foram criadas, assim, as primeiras colônias italianas do estado: Rio dos Cedros, Rodeio, Ascurra e Apiúna, todas estas no entorno da colônia alemã de Blumenau, servindo assim, os italianos, como a ponta de lança deste núcleo germânico. Neste mesmo ano, imigrantes do Trentino fundaram Nova Trento, e em 1876 foi fundado Porto Franco (hoje Botuverá). 


Os italianos instalados nestas primeiras colônias provinham majoritariamente da Lombardia e do Trentino, o qual pertencia na época ao Império Austro-Húngaro.

Diversas outras colônias foram criadas nos anos seguintes, sendo o sul de Santa Catarina o principal foco de colonização italiana do estado. Nesta região foram fundadas Azambuja em 1877, Urussanga em 1878, Criciúma em 1880, a colônia mista de Grão-Pará em 1882, o núcleo Presidente Rocha (hoje Treze de Maio) em 1887, os núcleos de Nova Veneza, Nova Belluno (hoje Siderópolis) e Nova Treviso (hoje Treviso) em 1891, e Acioli de Vasconcelos (hoje Cocal do Sul) em 1892. No sul do estado os imigrantes provinham principalmente do Vêneto, e, em menor número, da Lombardia e de Friul-Veneza Júlia. Os imigrantes se dedicaram principalmente ao desenvolvimento da agricultura e à mineração do carvão, sendo eles imprescindíveis na formação desta região. Os eventos que mais caracterizam essa colonização no sul do estado são as festas típicas, como a Festa do Vinho e o Ritorno alle origine, ambos no município de Urussanga.

A chegada de italianos ao estado terminou em 1895, quando um número já reduzido de colonos chegaram para colonizar a comunidade de Rio Jordão, no sul do estado. Principalmente pela guerra civil que estourou no país com a Revolução Federalista e pelo contrato da república que deixava a imigração subsidiada a cargo dos estados, os italianos pararam vir,

A partir de 1910, milhares de gaúchos migraram para Santa Catarina, entre eles, milhares de descendentes de italianos. Esses colonos ítalo-brasileiros colonizaram grande parte do Oeste catarinense. Muito da cultura ainda é preservada nos antigos focos de colonização, principalmente na culinária, e na linguagem

Bibliografia da Imigração Italiana no Paraná








Bibliografia


BALHANA, Altiva Pilatti. Famílias coloniais: Fecundidade e descendência em Curitiba. Curitiba, 1977. Tese (Titularidade). Departamento de História. Universidade Federal do Paraná.
BALHANA, Altiva Pilatti. Santa Felicidade: um processo de assimilação. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1958.
BALHANA, Altiva Pilatti. Santa Felicidade: uma paróquia Veneta no Brasil. Curitiba: Fundação Cultural, 1978.
BALHANA, Altiva Pilatti. Religião e imigração. Revista do Círculo de Estudos Bandeirantes. Curitiba, n.7, jul 1993. p. 51-60. (Disponível em http://www.pucpr.br/circuloestudos/revistas.php)
BIGARELLA, João Jose. Fragmentos Étnicos. Curitiba: Imprensa Oficial, 2005.
BORGES, Lúcio. A imigração italiana em Morretes. Curitiba: O Formigueiro, 1990.
BORTOLINI, Lino. Fatos & retratos: dados históricos, informes, memórias e a descendência do casal Antonio Bortolini e Emília Bertoldi. Curitiba: Champagnat, 2000.
BRAIDO, Jacir Francisco. O bairro que chegou num navio: Santa Felicidade: centenário. [Curitiba]: Litero-Técnica, [1978].
BURILLE, Celma Faria de Souza. Nas tramas da separação: o caso do Estado do Iguaçu nas décadas de 1960 e 1990.  Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em História. Curitiba, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/1884/25023. [descendentes de imigrantes italianos e germânicos, que vieram do Rio Grande do Sul e Santa Catarina,]
CARNIERI, Christopher Augusto. A italianidade em movimento: travessias e olhares. Dissertação de Mestrado. PPGAS. UFPR. 2013.
CECCON, Gilmar. Nossos antepassados e a Colônia Tenente Coronel Accioli. Porto Alegre: Edições EST, 1997.
FANTIN, Maria Eneida. Italianos de Colombo: notas sobre um grupo étnico. Curso de Especialização em Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná. Curitiba: [s.n.], 1989.
FERRARINI, Sebastião Antonio. A imigração italiana na província do Paraná e o município de Colombo. Curitiba: Litero-Tecnica, 1973.
KLUGE, Maria Fernanda Maranhão. O veneto não pode morrer!: um estudo sobre restaurantes, rituais e (re)construção da identidade italiana em Santa Felicidade. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Curitiba, 1996.
LOPES, Franciele Aparecida. A (re)descoberta da italianidade: o papel das associações étnicas culturais na cidade de Colombo/PR. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Paraná. 2012.
MACHIOSKI, Fábio Luiz. A importância da religião em um grupo de imigrantes italianos no final do século XIX: o caso do curato de Colombo, Paraná, 1878-1899. Revista do Círculo de Estudos Bandeirantes, Curitiba, n.21, p. 95-107, set. 2007.
MACHIOSKI, Fábio Luiz. Colonos morigerados e laboriosos: o papel da imigração italiana no Paraná. Revista do Círculo de Estudos Bandeirantes, Curitiba, n.22, p. 83-89, set. 2008.
MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. A escolarização dos imigrantes e de seus descendentes nas colônias italianas de Curitiba, entre táticas e estratégias de italianità e brasilitá (1875-1930). Tese de Doutorado em Educação.  Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2012
MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. O processo escolar entre imigrantes italianos: o caso da colônia Alfredo Chaves no Paraná. Revista do Circulo de Estudos Bandeirantes, Curitiba, n. 19, p. 19-24. set. 2005.
MASCHIO, Elaine Cátia Falcade; PRADO, Eliane Mimesse. A trajetória de dois grupos de imigrantes italianos vênetos no brasil: 130 anos de história. Revista do Círculo de Estudos Bandeirantes, Curitiba, n.22 , p. 61-66, set. 2008.
MELLO NETO, Candido. O anarquismo experimental de Giovanni Rossi (de Poggio al Mare à Colônia Cecília). 2. ed. Ponta Grossa: UEPG, 1998.
NOGUEIRA, Amélia Tozzetti. De Norte a Norte: uma trajetória de contadini. Londrina: A.T. Nogueira, 2004.
PELLIZZETTI, Beatriz. Pioneirismo italiano no Brasil meridional: estudo de caso. Curitiba: Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Paranaense, 1981.
PELLIZZETTI, Beatriz. Reflexões sobre uma utopia do século XIX: como testamento ideológico para a “terra de todas as gentes” no século XX. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 1999.
POLINARI, Marcello. Cabeça do imigrante italiano. Curitiba: Via Laser Artes Gráficas, 2004.
POLINARI, M. Cantando a vida: a mentalidade do imigrante italiano nas letras de músicas folclóricas. Curitiba, 1991. Dissertação de mestrado. Departamento de História, UFPr.
PROCÓPIO, Mafalda Pelissari; PIRES, Lana Magaly. Resgate de hábitos alimentares de imigrantes de italianos moradores de Santa Felicidade no município de Curitiba. [S.l.: s.n.], 2000.
SCARPIM, Fábio Augusto. Bens simbólicos em laços de pertencimento: família, religiosidade e identidade étnica nas práticas de transmissão de nomes de batismo em um grupo de imigrantes italianos (Campo Largo – PR, 1878-1937). 2010. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em História. Curitiba, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/1884/23957.
SCHNEIDER, Claércio Ivan. “Nós e os outros”: aspectos da formação de um consenso de comunidade (Oeste do Paraná, 1946-1960). Históriaquestões & debates. Curitiba, PR, v. 34, p.225-259, 2001.                        Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia/article/view/2666/2203.
SOUZA, Jhonatan Uewerton. O clube e suas múltiplas faces: notas sobre futebol, imigração e pertencimento. Revista de História Regional, v. 17, n. 2. 2012. p. 505-533. [clube Palestra Italia]
SOUZA, Newton Stadler de. O anarquismo da Colônia Cecília. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
TOSIN, Rafaela Strapasson. Etnicidade em um grupo de descendentes de italianos em Colombo PR: o que dizem os participantes do circuito italiano de turismo rural. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Paraná. 2013.
UNFER, Claudete. O migrante italiano no distrito de Maralúcia/Paraná. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PDE) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2010.
VALANDRO, Pedro Oscar. La Bella polenta – a cultura dos imigrantes ítalo-brasileiros em Verê (1950-1960). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) – Universidade Tuiuti do Paraná. 1999.
VALLE, Marília Souza do. Italianos na Lapa: cem anos de contribuição. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 1989.
WESTPHALEN, Cecília Maria. Um mazzolini de Fiori. Curitiba: Imprensa Oficial, 2002. (2 volumes)
ZOCA, Vanessa Elisa; MESQUIDA, Peri. A contribuição do Colégio Santo Antonio para o processo de romanização da Igreja Católica e para a manutenção da cultura italiana. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007. Disponível em: http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1110.