domingo, 19 de agosto de 2018

Erechim Capital da Amizade o Campo Pequeno dos Birivas e dos Imigrantes Vênetos




Erechim o Campo Pequeno dos Birivas 
e dos Imigrantes Vênetos

Erechim, ou, mais corretamente Erexim, fazia parte do vasto município de Passo Fundo, um dos maiores do Estado do Rio Grande do Sul, que ia desde Carazinho até Marcelino Ramos. 
Seu nome vem da língua dos índios Caingangues que habitavam o local e quer dizer “Campo Pequeno”. 
Birivas era o nome dado por esses mesmos índios aos estrangeiros, os poucos brancos que conheciam e que habitavam aquelas terras. Até o ano de 1910 Erechim era o 7º Distrito de Passo Fundo e a sede se localizava no povoado de Capo-Erê. 



A partir desta data passou então a fazer parte do 8º Distrito de Passo Fundo e tinha a sede na Colônia Erechim, hoje município de Getúlio Vargas. 
A atual cidade de Erechim na época chamada de Paiol Grandeera uma densa floresta, quase desabitada, coberta de araucárias e outras árvores centenárias, onde se abrigavam alguns poucos descendentes de antigos bandeirantes, alguns foragidos da justiça, bandoleiros e fugitivos da revolução de 1893. 
O nome Paiol Grandedeveu-se a uma antiga construção, que servia de depósito de erva-mate, localizada nas vizinhanças do atual Desvio Giaretta
A demarcação das terras teve início ainda em 1904 com os trabalhos de abertura e construção da Estrada de Ferro ligando Santa Maria a Marcelino Ramos. 
O crescimento de Erechim foi muito rápido com a chegada, já a partir de 1918 quando o município foi oficialmente fundado, de uma grande quantidade de italianos, dos quais a grande maioria era composta de vênetos, principalmente provenientes das chamadas “terras velhas”, como Caxias, Bento Gonçalves, Garibaldi, Alfredo Chaves, Flores da Cunha, Antônio Prado, Guaporé, Veranópolis, entre outras. 
Essas cidades, com a chegada de milhares de imigrantes e logo em seguida os seus filhos, fizeram com que as primeiras colônias se vissem rapidamente lotadas e logo houve a necessidade de procurar novos locais para se estabelecer. 
Foi o que aconteceu em Erechim e na atual Região do Alto Uruguai, também conhecidas como as “terras novas”, que receberam os descendentes dos primeiros imigrantes vênetos que chegaram ao Brasil. 

Nota- blog Erechim 100Anos com várias fotos antigas de Erechim e cidades vizinhas.



Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS