terça-feira, 2 de maio de 2023

A Pelagra e a Pobreza no Veneto do Século XIX: Uma Análise Histórica

Pátio interno da seção feminina do lazareto de Mogliano Veneto

 

A pelagra foi uma doença que atingiu em larga escala a população do Veneto, região do nordeste da Itália, na última metade do século XIX. A doença, que é causada pela deficiência de niacina (vitamina B3) e triptofano, atingia principalmente as camadas mais pobres da população, que não tinham acesso a uma alimentação adequada e sofriam com as condições insalubres em que viviam.

Os primeiros casos de pelagra foram registrados na região do Veneto em meados do século XIX, mas a doença só começou a se tornar um problema de saúde pública a partir da década de 1870, quando os casos se multiplicaram em toda a região. Os sintomas da pelagra incluem irritação na pele, diarreia, demência e, em casos mais graves, coma e morte.

A causa da pelagra só foi descoberta no início do século XX, quando o médico norte-americano Joseph Goldberger realizou uma série de estudos que demonstraram a relação entre a deficiência de niacina e triptofano e a ocorrência da doença. No entanto, na época em que a pelagra se espalhou pelo Veneto, ainda não se sabia o que causava a doença e como tratá-la.

A pelagra teve um impacto devastador na região do Veneto, que enfrentava uma série de desafios socioeconômicos na época. A região havia passado por um período de instabilidade política e econômica, com a unificação da Itália e a abolição do feudalismo, o que levou a um aumento da pobreza e da marginalização social. Além disso, a região sofria com a falta de saneamento básico e de acesso a uma alimentação adequada, o que favorecia a disseminação da doença.

Para combater a pelagra, foram desenvolvidas diversas campanhas de conscientização e de assistência médica na região do Veneto. Os médicos locais começaram a estudar a doença e a identificar as populações mais vulneráveis, como os trabalhadores rurais e os prisioneiros. Foram também criados hospitais e clínicas especializadas no tratamento da pelagra, onde os pacientes recebiam uma alimentação balanceada e suplementos vitamínicos para combater a deficiência de niacina e triptofano.

Com o tempo, as medidas de prevenção e tratamento da pelagra foram aprimoradas e a doença deixou de ser um problema de saúde pública na região do Veneto. No entanto, a história da pelagra na Itália serve como um lembrete dos desafios enfrentados pelas populações mais vulneráveis em momentos de instabilidade social e econômica, e da importância de se investir em políticas públicas de saúde e assistência social para garantir a qualidade de vida da população.





Os profissionais médicos que tratavam da pelagra geralmente tinham experiência no assunto pesquisando e estudando as causas e tratamentos da doença. Eles se dedicavam a tratar os doentes e estudar as três formas da doença para buscar uma cura.
Entre os mais famosos do Veneto estava Luigi Sacco, médico que trabalhava no hospital de Milão e que publicou um estudo sobre a pelagra em 1901. Ele defendia a ideia de que a doença era causada por uma deficiência na dieta, especialmente na ingestão de proteínas.
Outro importante médico que estudava a pelagra foi Cesare Lombroso, médico e antropólogo que tratava a pelagra em Veneza. Ele também defendia a ideia de que a doença era causada por uma deficiência na dieta, mas também argumentava que fatores hereditários podiam contribuir para facilitar o seu surgimento.
Além dos médicos, havia também um grande número de assistentes sociais e auxiliares, que se dedicavam a cuidar dos doentes e ajudar suas famílias. Um exemplo é Maria Montessori, que na época trabalhava como assistente social em Roma e se dedicou a cuidar dos doentes de pelagra.
Os médicos que estudavam a pelagra tiveram um papel importante na luta contra a doença, tanto na identificação das causas da doença quanto na busca por tratamentos eficazes. No entanto, a cura só foi encontrada décadas depois, quando foi descoberto que a pelagra era causada por uma deficiência de niacina, uma vitamina do complexo B.
O lazareto de Mogliano Veneto também foi um importante estabelecimento criado para tratar os doentes de pelagra no Veneto. Localizado na província de Treviso, o lazareto foi fundado em 1904 e chegou a abrigar mais de 800 pacientes.
O estabelecimento contava com uma infraestrutura completa, incluindo dormitórios, salas de atendimento médico, refeitórios, lavanderia e cozinha. Os pacientes eram separados em diferentes alas, de acordo com o grau de gravidade da doença.
O tratamento dos doentes de pelagra no lazareto de Mogliano Veneto incluía a administração de dietas especiais, ricas em proteínas e vitaminas, além do uso de medicamentos e suplementos alimentares. A higiene era rigorosamente monitorada, com o objetivo de evitar a propagação da doença, pois ainda não se sabia muito bem sobre ela.
O lazareto de Mogliano Veneto foi fundamental para conter a propagação da pelagra na região, e contribuiu significativamente para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para a doença. No entanto, foi somente com a descoberta da causa da pelagra e a implementação de políticas públicas de combate à desnutrição que a doença foi erradicada na região.



Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta

Erechim RS



História e Cultura da Região do Trentino e Alto Adige: Uma Viagem no Tempo

Val di Non

A região do Trentino e Alto Adige, localizada no norte da Itália, é uma das áreas mais fascinantes e diversas do país. Com uma rica história, cultura e tradições, esta região é um verdadeiro tesouro para os visitantes que buscam explorar a Itália além dos circuitos turísticos mais conhecidos. O Trentino e o Alto Adige são regiões autônomas, que compartilham muitas semelhanças em termos de geografia, cultura e história. Ambas as regiões são montanhosas, com paisagens espetaculares que incluem os Alpes Italianos e as Dolomitas, Patrimônio Mundial da UNESCO.

A região do Trentino é composta por um território montanhoso que se estende do Lago de Garda aos Alpes, com cidades históricas como Trento e Rovereto e belas áreas naturais, como os Parques Naturais Adamello Brenta e Paneveggio Pale di San Martino. O Alto Adige, também conhecido como Südtirol ou Tirol do Sul, é uma região bilíngue, onde tanto o italiano quanto o alemão são falados. Com paisagens espetaculares, como os maciços montanhosos das Dolomitas, o Alto Adige é um paraíso para os amantes da natureza e dos esportes de inverno, além de ser famoso por sua produção de vinhos, como o Lagrein e o Gewürztraminer.

A história do Trentino e Alto Adige é marcada por conflitos e tensões, devido à sua posição estratégica nas rotas comerciais entre a Itália, a Alemanha e a Áustria. Durante a Primeira Guerra Mundial, a região foi palco de intensos combates entre as forças italianas e austro-húngaras, e a região foi dividida entre a Itália e a Áustria após o fim da guerra. Após a Segunda Guerra Mundial, o Trentino e o Alto Adige foram unificados e receberam uma ampla autonomia, com o objetivo de garantir a proteção das tradições e da língua dos habitantes locais. A região é governada por um presidente eleito pelo Conselho Regional, que é composto por representantes eleitos das comunidades locais. A região do Trentino e Alto Adige é famosa por sua rica tradição culinária, que combina influências italianas e alemãs. A região é conhecida por pratos como a polenta, os canederli (bolinhos de pão com queijo ou bacon), a carne de cervo e as trutas do rio Adige. A região também é famosa por seus queijos, incluindo o Asiago e o Trentingrana, e seus vinhos, como o Teroldego Rotaliano e o Pinot Nero.


Val di Non


A região do Trentino e Alto Adige é um destino turístico popular durante todo o ano, com atrações que vão desde as belas paisagens naturais até as cidades históricas, com seus monumentos e museus. A cidade de Trento, por exemplo, é conhecida por sua Catedral de San Vigilio e pelo Castelo del Buonconsiglio, que abriga um museu que retrata a história da região. A cidade de Bolzano, localizada no Alto Adige, é famosa por suas igrejas barrocas e pelo Museu Arqueológico do Alto Adige, que abriga uma coleção de objetos pré-históricos encontrados na região. Já a cidade de Merano é conhecida por suas termas e jardins botânicos, além de ser um ponto de partida para explorar as Dolomitas.

No inverno, as regiões do Trentino e Alto Adige se transformam em destinos de esqui de renome mundial, com estações de esqui como Madonna di Campiglio, Val di Fassa e Val Gardena. Além do esqui, os visitantes podem desfrutar de atividades como caminhadas na neve, patinação no gelo e esqui cross-country.
A região do Trentino e Alto Adige também é um destino popular para quem busca experiências ao ar livre, com atividades como caminhadas, escalada, ciclismo e rafting disponíveis em toda a região. Há também uma série de trilhas para caminhadas que serpenteiam pelas montanhas e paisagens naturais, incluindo a Trilha dos Dolomitas, que leva os visitantes em uma caminhada de vários dias pelas montanhas mais espetaculares da região.

A região é rica em cultura e tradições, com festivais e eventos que acontecem ao longo do ano, como o Festival de Trento, que celebra a música, a arte e a cultura, e a Festa di San Vigilio, em Trento, que homenageia o santo padroeiro da cidade. A região também é famosa por suas festas de Natal, com mercados de Natal em cidades como Bolzano, Trento e Merano, onde os visitantes podem comprar artesanato local e provar as delícias culinárias da região. Outra atração popular da região do Trentino e Alto Adige é o Lago de Garda, o maior lago da Itália, que se estende pelas regiões da Lombardia, Veneto e Trentino. Com suas águas cristalinas e belas paisagens, o Lago de Garda é um destino popular para a prática de esportes aquáticos, como vela, windsurf e kitesurf, além de ser um ótimo lugar para relaxar e aproveitar o sol.

A região do Trentino e Alto Adige é um tesouro da Itália, com uma rica história, cultura e tradições. Com suas paisagens deslumbrantes, atividades ao ar livre, gastronomia deliciosa e festivais emocionantes, a região oferece algo para todos os visitantes. Se você está procurando explorar a Itália além dos circuitos turísticos mais conhecidos, o Trentino e o Alto Adige são lugares que valem a pena conhecer. A região do Trentino Alto Adige é famosa por sua produção de vinhos, tanto brancos quanto tintos, que são apreciados em todo o mundo por sua qualidade e sabor distintivo. Os vinhedos da região se estendem por uma série de áreas geográficas, incluindo as colinas do Trentino e as encostas alpinas do Alto Adige.

Entre os vinhos brancos mais famosos da região está o Pinot Grigio, um vinho seco e leve que é conhecido por seus aromas florais e sabores de frutas frescas. O Pinot Bianco, outro vinho branco popular, é caracterizado por seus sabores de maçã e pera e acidez equilibrada. Já o Gewürztraminer é um vinho branco mais encorpado, com sabores de lichia, rosa e especiarias, e é frequentemente combinado com pratos picantes da culinária asiática. 





No que se refere aos vinhos tintos, o mais conhecido é o Lagrein, que é cultivado na região de Bolzano e é caracterizado por seus sabores de frutas vermelhas escuras e taninos suaves. Outro vinho tinto popular é o Teroldego, que é cultivado nas colinas do Trentino e tem um sabor frutado e especiado com um final longo e persistente. O Marzemino é um vinho tinto menos conhecido, mas muito apreciado na região do Trentino. É um vinho seco, com sabores de frutas vermelhas e uma acidez equilibrada, que o torna perfeito para combinar com a culinária local. O Marzemino é uma variedade de uva tinta que é cultivada principalmente na região do Trentino, mas também pode ser encontrada em outras partes da Itália. É uma uva que produz vinhos tintos elegantes e de corpo médio, com sabores de frutas vermelhas, especiarias e um toque de acidez. O Marzemino é geralmente envelhecido em barricas de carvalho, o que lhe confere notas sutis de baunilha e tostado. Ele é utilizado principalmente em vinhos de corte, combinado com outras variedades de uva tinta, como a Cabernet Sauvignon e a Merlot, para produzir vinhos com mais complexidade e profundidade. É um vinho que combina muito bem com a culinária local, especialmente com pratos de carne, como a famosa costela de cordeiro do Trentino.

Os vinhos da região do Trentino Alto Adige são variados e de alta qualidade, tanto os brancos quanto os tintos. O Marzemino é um vinho tinto menos conhecido, mas muito apreciado na região do Trentino, com sabor frutado e uma acidez equilibrada que o torna perfeito para combinar com a culinária local. Se você é um amante de vinhos, não deixe de experimentar os vinhos da região do Trentino Alto Adige em sua próxima visita.


Queijo Trentingrana




Entre os queijos produzidos exclusivamente no Trentino Alto Adige, destacam-se: 
  • Puzzone di Moena: um queijo de leite de vaca semiduro com sabor forte e picante, produzido na província de Trento. 
  • Trentingrana: um queijo duro e granulado, semelhante ao Grana Padano, mas produzido exclusivamente na província de Trento. 
  • Caprino delle Alpi: um queijo de cabra semiduro produzido na região dos Alpes, com sabor delicado e levemente ácido. 
  • Pecorino delle Alpi: um queijo de ovelha duro e granulado produzido nos Alpes, com sabor forte e picante. 
  • Casolet: um queijo de leite cru de vaca com sabor suave e cremoso, produzido na região de Val di Non. 
  • Vezzena: um queijo duro e granulado produzido na região de Valsugana, com sabor suave e levemente adocicado. 
A região do Trentino Alto Adige é conhecida por sua rica tradição gastronômica, que incorpora influências alemãs e italianas, resultando em uma culinária única e deliciosa. Algumas das comidas típicas mais populares da região incluem: 


Canerdeli in brodo



  • Canederli: uma massa feita com pão ralado, ovos, leite e especiarias, que pode ser recheada com queijo, bacon ou outros ingredientes. 
  • Knödel: bolinhos de massa recheados com carne, queijo ou outros ingredientes, geralmente servidos com molho de carne. 
  • Polenta: uma massa de milho cozida que é servida como acompanhamento de pratos de carne ou como prato principal, acompanhada de queijos, cogumelos ou outros ingredientes. 
  • Speck: um presunto defumado típico da região, que é cortado em fatias finas e servido como aperitivo ou acompanhamento de pratos de massa. 
  • Strudel di mele: uma torta de maçã feita com massa folhada, maçãs, açúcar e canela, que é servida como sobremesa ou lanche. 
  • Goulash: um ensopado de carne com origem húngara, que é muito popular na região do Trentino Alto Adige. 
Os sabores únicos da culinária do Trentino Alto Adige refletem a rica história e cultura da região, e atraem turistas de todo o mundo em busca de experiências gastronômicas autênticas e memoráveis.

A região do Trentino-Alto Adige, no norte da Itália, também é conhecida por suas belas cidades, tanto nas montanhas quanto nas planícies. Algumas das principais cidades da região são: 

  • Trento (Trient): a capital da província de Trento é uma cidade encantadora, com um centro histórico medieval bem preservado e uma rica história cultural. A cidade é conhecida por sua catedral românica, o Castello del Buonconsiglio e o Museu de Ciências Naturais. 
  • Bolzano (Bozen): a capital da província de Bolzano é uma cidade bicultural, onde a maioria da população fala alemão. Bolzano é uma cidade charmosa, com ruas de paralelepípedos, edifícios medievais e renascentistas, e uma rica história cultural. Os principais pontos turísticos incluem o Museu Arqueológico do Alto Adige, a Catedral de Bolzano e o Castelo Maretsch. 
  • Merano (Meran): uma cidade termal na província de Bolzano, Merano é famosa por suas fontes termais naturais e seus jardins botânicos. A cidade é cercada por montanhas impressionantes e é um destino popular para caminhadas e esportes de inverno. 
  • Bressanone (Brixen): uma cidade medieval na província de Bolzano, Bressanone é conhecida por sua arquitetura barroca, seu mercado semanal de produtos agrícolas e sua catedral românica. 
  • Riva del Garda (Riva am Gardasee): uma cidade turística na margem norte do Lago di Garda, Riva del Garda é um destino popular para esportes aquáticos, como windsurf, kitesurf e vela. A cidade tem um charmoso centro histórico, com ruas de paralelepípedos e casas coloridas. 
  • Rovereto (Rofreit): é uma cidade da província do Trento, tem uma importante universidade e o Museu Mart, com obras de arte moderna e contemporânea. 
As montanhas e as áreas de esqui também são uma grande atração turística na região do Trentino-Alto Adige. Algumas das cidades mais turísticas de inverno incluem:


Cortina d'Ampezzo
  
  • Cortina d'Ampezzo: uma cidade alpina famosa por suas pistas de esqui de classe mundial e sua bela arquitetura. A cidade é um destino popular para esportes de inverno e tem uma atmosfera exclusiva e sofisticada. 
  • Madonna di Campiglio: uma cidade alpina na província de Trento, Madonna di Campiglio é um destino popular para esportes de inverno e tem uma bela arquitetura de estilo alpino. A cidade tem uma atmosfera animada e uma grande variedade de restaurantes, bares e lojas. 
  • Val di Fassa: uma região montanhosa na província de Trento, Val di Fassa é um destino popular para esportes de inverno, com muitas pistas de esqui e trilhas de caminhada na neve. A região é conhecida por sua beleza natural e suas vilas de montanha encantadoras. 
  • Val di Non: uma região montanhosa na província de Trento, Val di Non é um destino popular para caminhadas, escaladas e mountain bike. A região é conhecida por seus pomares de maçãs e pela produção de cidra. 
  • Alpe di Siusi: uma área de montanha na província de Bolzano, Alpe di Siusi é um destino popular para caminhadas, ciclismo e esqui de verão. A área é conhecida por sua beleza natural e seus picos alpinos impressionantes. 
  • Val Gardena: uma área montanhosa na província de Bolzano, Val Gardena é um destino popular para caminhadas, escaladas e mountain bike. A região é conhecida por sua beleza natural e sua cultura ladina. 

No verão, algumas das cidades mais turísticas: 

  • Riva del Garda: além de ser um destino popular para esportes aquáticos, a cidade também tem muitas trilhas de caminhada e ciclismo para explorar as montanhas circundantes. 

Alguns dos principais festivais da cultura alemã na região:


  • Festival do Vinho de Bolzano (Bolzano Wine Tasting) - realizado em maio, o festival do vinho é um evento popular que apresenta a produção de vinhos locais e regionais, bem como outros produtos alimentícios
  • Festa da Batata de Val di Non (Festa della Patata di Val di Non) - realizada em outubro, essa festa celebra a colheita da batata em Val di Non, uma das principais áreas produtoras de batata da região.
  • Mercados de Natal (Christkindlmarkt) - realizados em dezembro, os mercados de Natal são populares na região, com destaque para o mercado de Natal de Bolzano, que é um dos maiores e mais populares da Itália.
  • Festival de Jazz de Bolzano (Bolzano Jazz Festival) - realizado em julho, o festival de jazz apresenta artistas locais, regionais e internacionais, e é um evento popular entre os amantes de música.
  • Festival da Música Clássica de Merano (Merano Music Festival) - realizado em agosto e setembro, o festival de música clássica apresenta uma série de concertos e apresentações de música clássica em vários locais de Merano e arredores.
  • Festival de Folclore de Merano (Festival di Folclore di Merano) - realizado em agosto, o festival apresenta grupos de danças folclóricas e músicos de várias regiões da Itália, bem como da Alemanha e da Áustria.
  • Festival de Folclore de Merano (Festival di Folclore di Merano) - realizado em agosto, o festival apresenta grupos de danças folclóricas e músicos de várias regiões da Itália, bem como da Alemanha e da Áustria
  • Tiroler Festspiele Erl - localizado na cidade de Erl, na fronteira entre a Áustria e a Itália, este festival apresenta uma ampla gama de performances de ópera, teatro e música, que celebram a cultura tiroleza, tanto austríaca quanto italiana.
  • Festa da Colheita (Erntedankfest) - realizado em setembro, esta festa celebra a colheita e é uma tradição típica em muitas aldeias e cidades da região. A festa é uma oportunidade para os agricultores locais mostrarem seus produtos e para a comunidade se reunir e celebrar a cultura local.
  • Festival Internacional de Dança de Trento (Festival Internazionale di Danza di Trento) - realizado em agosto, o festival apresenta companhias de dança de todo o mundo, com apresentações de dança clássica e contemporânea.
  • Festival de Cinema de Bolzano (Bolzano Film Festival) - realizado em abril, o festival apresenta uma seleção de filmes italianos, alemães e internacionais, com uma forte ênfase em documentários e filmes independentes. O festival é uma oportunidade para os cineastas locais e internacionais mostrarem seu trabalho e para o público descobrir novos talentos.
Além disso, a região do Trentino-Alto Adige também é conhecida por seus festivais e eventos culturais. Alguns dos eventos mais populares incluem o Festival de Música de Trento, o Festival de Ópera de Bolzano e o Festival Internacional de Cinema de Montanha.