sábado, 15 de abril de 2023

Campo Santa Maria Maggiore e Basilica de San Giovanni e Paolo: Duas Jóias Escondidas em Veneza


O Campo Santa Maria Maggiore é uma praça em Veneza, localizada no sestiere de Cannaregio. O campo deve seu nome à Igreja de Santa Maria Maggiore, que fica na extremidade norte da praça. A Igreja de Santa Maria Maggiore foi construída no século IX como uma pequena capela dedicada à Virgem Maria. No século XII, foi expandida e reconstruída como uma igreja maior. O edifício atual data principalmente do século XV, com reformas posteriores no século XVIII. 
Além da igreja, o Campo Santa Maria Maggiore abriga vários edifícios históricos, incluindo a Scuola Grande della Misericordia, uma antiga confraria de caridade que agora é um centro cultural e de exposições, e o Palazzo Michiel del Brusà, um palácio renascentista que agora é uma galeria de arte contemporânea. O Campo Santa Maria Maggiore é uma área tranquila e charmosa de Veneza, longe das áreas mais turísticas da cidade. É um lugar popular entre os locais para relaxar, socializar e desfrutar de um café ou gelato em uma das cafeterias ou sorveterias da praça. Zanipolo é uma forma abreviada e popular de se referir à Basílica de San Giovanni e Paolo (em italiano: Basilica di San Giovanni e Paolo), uma das maiores e mais importantes igrejas de Veneza, localizada no sestiere (bairro) de Castello. A Basílica de San Giovanni e Paolo foi construída em estilo gótico entre os séculos XIV e XV e é conhecida por abrigar monumentos funerários de muitos doges (os antigos governantes de Veneza) e outras personalidades importantes da cidade. A igreja é também conhecida como Zanipolo, em referência ao nome dos santos padroeiros no dialeto veneziano onde Zani é o diminutivo de Giovanni e Polo de Paolo.
A Basílica de San Giovanni e Paolo é uma das igrejas mais importantes de Veneza, tanto do ponto de vista histórico quanto artístico. Além dos monumentos funerários, ela também abriga uma grande coleção de obras de arte, incluindo afrescos, pinturas e esculturas de alguns dos mais importantes artistas da Renascença italiana. Além dos monumentos funerários e da arte renascentista, a Basílica de San Giovanni e Paolo também possui uma grande nave central com um teto abobadado impressionante e vitrais coloridos. A fachada da igreja é imponente, com uma grande rosácea e esculturas de pedra que retratam cenas bíblicas. Ela é é um importante marco histórico de Veneza e é frequentemente visitada por turistas e peregrinos. Ela também é usada regularmente para celebrações religiosas, como missas e casamentos.
A igreja fica em uma praça espaçosa que leva o mesmo nome (Campo San Giovanni e Paolo), que é um local popular para passeios e encontros ao ar livre em Veneza. A praça abriga vários edifícios históricos, incluindo a Scuola Grande di San Marco, uma antiga confraria que agora é um centro de exposições e eventos culturais, e o Hospital dos Incuráveis, um antigo hospital que agora é um museu. A Basílica de San Giovanni e Paolo, ou Zanipolo, como é conhecida popularmente em Veneza, é famosa por abrigar os túmulos de muitos dos doges de Veneza, que foram os governantes da cidade durante séculos. Alguns dos doges que estão sepultados na basílica são:

Jacopo Tiepolo (século XIII)
Marco Cornaro (século XIV)
Andrea Vendramin (século XVI)
Leonardo Loredan (século XVI)
Alvise Mocenigo II (século XVIII)
Pasquale Cicogna (século XVIII)

Além dos túmulos dos doges, a Basílica de San Giovanni e Paolo também abriga os túmulos de outras personalidades importantes de Veneza, incluindo artistas, cardeais e líderes militares. Entre eles estão o famoso "condottiere" das tropas venezianas, capitão de guerra Bartolomeo Colleoni, o comandante militar Vittore Pisani e o cardeal Pietro Bembo.


Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS