terça-feira, 21 de julho de 2020

Os Nobres na Sociedade Italiana do Século XIX


 
Vila Widmann, em Mira (Venezia)  uma típica vila no campo da nobilidade veneziana. 
Foi construída no início do século XVII e habitada por diversas famílias de nobres
Até o século XVIII, tradicionalmente ser nobre significava desfrutar de títulos e privilégios estabelecidos e garantidos por lei, possuir grandes propriedades fundiárias e poder alcançar os mais altos postos na carreira militar. 

Entre os privilégios da nobreza, estava o de governar um território, mas, depois da revolução francesa a aristocracia perdeu esse poder, que passou então ao Estado, com suas leis e burocracia.

Como os nobres reagiram nas várias regiões que formavam a Itália no século XIX?
No norte e na Toscana, parte da nobreza rapidamente se modernizou,  incorporando as novas ideias, tentando investir a sua riqueza nos novos setores da economia que surgiam. 

Para isso, ela devia ele associou à burguesia,  permitindo que essa se juntasse à classe social que detinha o poder nessas regiões mais modernas.

No Estado da Igreja e no Reino das Duas Sicílias, no entanto, isso raramente aconteceu: a grande maioria dos nobres se fechou para qualquer forma de modernização, mantendo geralmente o prestígio e a riqueza.
Seja como for, os nobres ainda formavam uma classe social separada das demais do século XIX. 

Nós os encontraremos em suas belas casas: grandes construções que deveriam transparecer todo o prestígio da família. Os nobres possuíam um palacete na cidade, para viver durante o outono e inverno, mas, também uma vila no campo, para onde se mudavam na primavera, retornado no final do verão. 

Nas suas duas residências, existem belos jardins, salões para festas, salas de jantar, áreas para empregados, cozinhas, adegas, salas para lavar roupas, estábulos, além de outros serviços.

Nessas casas suntuosas, não apenas viviam os membros da família, mas também uma multidão de empregados: babás, amas de leite, empregadas domésticas, garçons, cozinheiros, cavalariços, jardineiros, etc. funcionários para toda e qualquer trabalho necessário nas propriedades. 

Dr. Luiz Carlos Piazzetta