sexta-feira, 23 de março de 2018

Os Capitéis uma Antiga Tradição de Fé nas Zonas de Colonização Vêneta










Outrora muito comuns por toda a zona rural da região do Vêneto, os capitéis surgiram aqui no Rio Grande do Sul já nos primeiros anos da imigração italiana e vêneta. Foram a expressão da religiosidade dos imigrantes na nova terra. 
Os capitéis foram a solução encontrada para suprir a falta de igrejas, as necessidades religiosas nos primeiros anos na nova terra. Os pobres imigrantes ainda não possuíam recursos para construir uma capela ou mesmo uma igreja. 
Os capitéis eram pequenos oratórios devocionais, construídos à beira da estrada, uma tradição rural dos imigrantes provenientes da Região do Vêneto. 
No início eram de construção em madeira rústica e mais tarde também foram surgindo aqueles em alvenaria. Geralmente mandados erigir por alguma família, ou conjunto de famílias, e às vezes pela própria comunidade, para agradecer alguma graça recebida ou como proteção de todos. Nos capitéis rezava-se semanalmente o terço, se faziam os tríduos e as novenas, assim como se realizavam as festas do padroeiro. 
Com o passar dos anos, alguns foram se transformando em capelas que podem ainda ser vistas atualmente no interior. Entretanto nos dias de hoje, se bem que não com as mesmas finalidades e significados de antigamente, ainda podemos encontrá-los, sobretudo pela zona rural da imigração italiana e vêneta do Rio Grande do Sul, preservados como uma forma de recordação do nosso passado coletivo.

Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS

Erechim o Campo Pequeno dos Birivas e dos Imigrantes Vênetos


 
Antiga Estação Ferroviária de Erechim

Nova Itália hoje município de Severiano de Almeida

Linha Dourado hoje município de Aratiba


Erechim, ou mais corretamente Erexim, fazia parte do vasto município de Passo Fundo, um dos maiores do Estado, que ia desde Carazinho até Marcelino Ramos. Seu nome deriva da língua dos índios Caingangues que habitavam o local e quer dizer “Campo Pequeno”. Birivas, era o nome dado por esses mesmos índios aos estrangeiros, os poucos brancos que conheciam e que habitavam aquelas terras. Até o ano de 1910 Erechim era o 7º Distrito de Passo Fundo e a sede se localizava no povoado de Capo-Erê. A partir desta data passou então a fazer parte do 8º Distrito de Passo Fundo e tinha a sede na Colônia Erechim, hoje município de Getúlio Vargas. A atual cidade de Erechim na época chamada de Paiol Grande era uma densa floresta, quase desabitada, coberta de araucárias e outras árvores centenárias, onde se abrigavam alguns poucos descendentes de antigos bandeirantes, alguns foragidos da justiça, bandoleiros e fugitivos da revolução de 1893. O nome Paiol Grande deveu-se a uma antiga construção, que servia de depósito de erva-mate, localizada nas vizinhanças do atual Desvio Giaretta. A demarcação das terras teve início ainda em 1904 com os trabalhos de abertura e construção da Estrada de Ferro ligando Santa Maria a Marcelino Ramos. 
O crescimento de Erechim foi muito rápido com a chegada, já a partir de 1918 quando o município foi oficialmente fundado, de uma grande quantidade de italianos, dos quais a grande maioria era composta de vênetos, principalmente provenientes das chamadas “terras velhas”, como Caxias, Bento Gonçalves, Farroupilha, Veranópolis, Garibaldi, Alfredo Chaves, Guaporé, entre outras. 
Essas antigas colônias italianas do Rio Grande do Sul, com a chegada de milhares de imigrantes e logo em seguida os seus filhos, fizeram com que as primeiras colônias se vissem rapidamente lotadas e logo houve a necessidade de procurar novos locais para se estabelecer. Foi o que aconteceu em Erechim e na atual Região do Alto Uruguai, também conhecidas como as “terras novas”, que receberam os descendentes dos primeiros imigrantes vênetos que chegaram ao Brasil.

Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta 
Erechim RS