sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Santa Felicidade de Colônia Italiana à Bairro Gastronômico de Curitiba


Santa Felicidade é hoje um distrito da cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, localizada no antigo caminho dos tropeiros paulistas que iam em direção ao sul do Brasil. Atualmente a administração da regional de Santa Felicidade abrange os bairros: Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Cascatinha, Jardim Gabineto, Lamenha Pequena, Mossunguê, Orleans, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Braz, São João, Seminário e Vista Alegre.
Toda essa região fazia parte da antiga Colônia Santa Felicidade, formada por imigrantes italianos. A ocupação da área ocorreu com mais intensidade à partir de 1878, com a chegada de imigrantes na sua maioria provenientes das regiões do Vêneto e do Trento, no norte da Itália. 
Os colonos inicialmente dedicavam-se à produção de queijos, vinhos, hortigranjeiros e artesanato. Mais tarde, com o passar dos anos, já nos anos 1950 e 1960 foram aos poucos se consolidando e os seus descendentes passaram a suprir a cidade de Curitiba com os seus produtos agrícolas. Pela manhã, ainda muito cedo, se formavam grandes filas de carroças com quatro rodas, puxadas geralmente por um cavalo, cobertas na sua parte dianteira por um pequeno toldo, para proteger o condutor do sol, e que se dirigiam lentamente, uma atrás da outra, no sentido da capital do estado. Lá chegando se espalhavam pela cidade, cada produtora já tinha os seus fregueses habituais e os visitava com regularidade. O mesmo acontecia no início da tarde, só que a caravana percorria o sentido inverso, quando a passo lento, as vendedoras e suas carroças, uma atrás da outra, retornavam para as suas propriedades em Santa Felicidade. Essas carroças eram geralmente conduzidas por mulheres, algumas delas às vezes senhoras de idade avançada, que exerciam com dedicação e bom humor este importante comércio. Levavam a produção de galinhas, ovos, frutas e hortaliças produzidas em suas propriedades para serem comercializadas em Curitiba. 
Foi assim que nesta fase mais avançada da imigração a maioria das famílias de descendentes dos pioneiros sobreviviam. Nessa mesma época, lentamente, também ocorria a transformação para a verdadeira vocação do seu povo. Surgia Santa Felicidade como um bairro gastronômico de Curitiba, quando então foram aparecendo e se consolidando dezenas de restaurantes que serviam a comida típica italiana. O artesanato, a indústria e o comércio vieram consolidar esse ciclo, transformando a antiga colônia em um rico bairro de Curitiba.
Dizem os historiadores que o nome de Santa Felicidade veio da antiga proprietária das terras Dona Felicidade Borges, pertencente a uma família de origem portuguesa. Ela e os seus irmãos, Antônio e Arlindo Borges, venderam os lotes para as primeiras 15 famílias de imigrantes ali se instalarem. De acordo com os relatos dos pioneiros registrados em 1908 pelo padre Giuseppe Martini, a Colônia de Santa Felicidade foi fundada em novembro de 1878 por quinze famílias de imigrantes italianos retirantes da Colônia Nova Itália. 
Este grupo de imigrantes italianos, originários da região do Vêneto, chegou ao Porto de Paranaguá no mês de Janeiro de 1878, tendo sido assentados pelo governo provincial no litoral paranaense – mais precisamente em Porto de Cima e São João da Graciosa, núcleos da colônia que foi denominada Nova Itália. 
Insatisfeitos com o clima tropical típico do lugar e com a qualidade do solo do litoral, e principalmente pela falta de perspectiva de um mercado consumidor, os imigrantes começaram a se interessar pelos relatos otimistas provenientes dos tropeiros que transitavam entre a região e o planalto curitibano. Falavam de Curitiba, do seu clima frio e das terras férteis que a circundavam e de outros imigrantes por lá assentados. 

Inauguração Nova Fachada 1928 Igreja Matriz de Santa Felicidade

Ainda neste mesmo ano de 1878, algumas dessas famílias subiram a Serra do Mar até Curitiba, solicitando ao governo do Paraná a sua transferência para o planalto. Muitas delas foram assentadas nas colônias italianas já existentes, próximas a Curitiba, tais como: Alfredo Chaves, Presidente Faria e Maria José. 
Aqueles que possuíam alguma economia decidiram comprar terras de particulares. Reunindo os recursos de todo o grupo, as quinze famílias compraram o terreno pertencente aos irmãos Antônio, Arlindo e Felicidade Borges. Os relatos antigos dizem que ao venderem o terreno aos italianos, os irmãos Borges teriam exigido que o núcleo colonial passasse a se chamar Felicidade, em homenagem a sua irmã. Isso pode ser confirmado também pelos relatos do padre Maximiliano Sanavio, vigário local: os imigrantes por serem católicos, acrescentaram a palavra santa ao nome sugerido pelos brasileiros, e a colônia ficou sendo denominada Santa Felicidade. O terreno adquirido pelos italianos em Santa Felicidade foi dividido em quinze lotes de dois alqueires, demarcados lado a lado a partir de uma picada central, e distribuídos por sorteio entre as famílias. 
Segundo Moisés Stival, pesquisador e entusiasta da imigração vêneta no Paraná, das famílias italianas que chegaram em Santa Felicidade cerca de 65% delas eram provenientes da província de Vicenza, na região do Vêneto. Desses, o maior grupo, com aproximadamente 12 famílias, provinha do comune de Sandrigo. Ainda de acordo com o mesmo relato cerca de 50% das famílias da atual Santa Felicidade são oriundos de "comuni" como: Montecchio Precalcino, Dueville, Bressanvido, Bolzano Vicentino, San Pietro in Gù, Carmignano di Brenta, Pozzoleone, Schiavon, Nove, Marostica, Breganze, Zugliano e Thiene, todas localizadas em um raio de aproximadamente 10 Km de Sandrigo.
Conforme o livro do escritor Pe. Jacir Braido “O bairro que chegou num navio: Santa Felicidade Centenário, impresso pela editora Líbero-Técnica, Curitiba, novembro de 1978, e também baseado nas pesquisas do Pe. Irio Dalla Costa, esta é a relação das famílias pioneiras na formação do atual bairro  curitibano: 

ANO 1878

Alberti Giovanni
Boscardin Francesco
Boscardin Luigi
Benato Madalena
Bacalfil Basilio
Bertapelle Andrea
Breda Giacomo
Bosa Antonio
Bosa Valentino
Comparin Francesco
Cumin Calisto
Casagrande Giovanni
Cuman Santo
Dalla Stella Giuseppe
Dallarosa Antonio
Decarli Giovanni
Lucca Giovanni
Lucca Latini
Muraro Bortolo
Muraro B. Travisanello
Meneguzzo Giovanni
Maestrelli Dionisio
Poeltto Giovanni
Paolin Antonio
Ravanello Giuseppe
Slompo Bortolo
Tagliaro Sebastiano
Tabarin Clemente
Tulio Agostino
Travensoli Francesco
Valente Domenico
Villanova Bortolo
Vendramin Giuseppe
Zanotto Celestino
Zonato Domenico


DE 1879 À 1887

Alfornalli Giovanni
Alessi, viúva
Anzolin Pelegrino
Budel Giaccomo
Bonato Giovanni
Benato Giovanni
Bazani Angelo
Culpi Giuseppe
Colodel Giuseppe
Colodel Alessandro
Costa Luigi
Costantin Giovanni
Cecchetto Giuseppe
Cortese Luigi
Dallavia Angelo
Dallabona Giovanni
Dall’Armi Giovanni
Dallamarta Giovanni
Dorigan Antonio
Dorigan Romano
Franceschini, viúva
Ferro Vittore
Fontana Giovanni
Foiato Massimino
Garzaro Lorenzo
Gobbi Giuseppe
Gualdesi Pacifico
Gabardo Antonio
Lucca, viúva
Lovato Domenico
Lugarini Agostinho
Manfron Basilio
Meneguzzo Bortolo
Mion Girolamo
Miola Santo
Mazzarotto Angelo
Pegoraro Vitório
Parise Maria
Petrobelli Giovanni
Sandri Giovanni
Sandri Bortolo
Scabia Antonio
Strapasson Giovanni
Strapasson Domenico
Segala Valentino
Saccheto Francesco
Toaldo Pelegrino
Trevisan Felice
Trevisan Antonio
Tomasi Girolamo
Tomasi Francesco
Tessari Giovanni
Tessaro Antonio
Volpe Gianbatista
Volpe Andrea
Zardo Giaccomo
Zeminian Giuseppe
Zen Antonio


DE 1888 À 1895 FAMÍLIAS

Antoniacomi
Basso
Botega
Brandalise
Berti
Borgo
Bucco
Bindo
Bugliana
Bello
Brognolo
Baron
Brunetti
Brotto
Bortoluzzo
Brustolin
Cagliari
Ceronato
Costantini
Coradi
Castagnoli
Cechin
Cavacchiolo
Chiminello
Dal Santo
Dallalibera
Darú
Dalzoto
De Marchi
Ercole
Esilioto
Festa
Fochese
Finzeto
Fogiato
Fiori
Ferrarini
Foltran
Fraccaro
Frasson
Ferronato
Giaretta
Gardaro
Golin
Grande
Giacomelli
Gnata
Giusti
Gasparin
Granato
Galli
Leonardi
Mocelin
Manosso
Maestrelo
Marchesini
Milani
Murara
Moleta
Micheleto
Menegoto
Marioti
Matio
Molinari
Nappa
Pansarin
Peruzzi
Pianaro
Pizzato
Parodi
Poletti
Paganetti
Puglia
Rizzetto
Smanioto
Stella
Scorsin
Stival
Simeoni
Simoneto
Sartori
Scaramelio
Toresin
Veuzon
Vale
Volpato
Zampieri
Zanzovo
Zilio
Zilioto
Zaramella





Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS