terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

A Pala de Ouro


 

A Pala d'Oro é uma das mais importantes obras de ourivesaria do período gótico veneziano. Adorna o altar maior da Basílica de São Marco. Suntuosa, toda cintilante de gemas, pedras preciosas, ouro e esmaltes, sua origem se deve a vontade do doge Pietro Orseolo I (876-878) para enfeitar e embelezar igreja de São Marco, então uma capela ducal, ordenou a confecção da primeira parte da peça na cidade de Constantinopla. 

A primeira pala foi mais tarde retrabalhada no ano de 1105 e enriquecida com mais pedras e enfeites de ouro pelo doge Ordelaf Falier ( 1102-18). Em 1209 novamente ela foi submetida a novos melhoramentos no dogado de  Pietro Ziani (1205-29). O seu formato atual foi alcançado em 1345, no dogado de Andrea Dandolo, quando o artista Giampaolo Boninsegna deu a ela a conformação final que vemos nos dias de hoje. Alterou a distribuição anterior das peças e acrescentou novos esmaltes bizantinos dos séculos X e XII, muitos dos quais provenientes do célebre monastério do Pantocrator e trazidos para Veneza no período da IV Cruzada.




A pala tem um formato retangular de 348 por 140 cm, dividida em duas partes e composta por mais de oitenta esmaltes. Todos, com excessão dos 18 pequenos esmaltes da parte inferior, são de inspiração religiosa, sobretudo, ilustrando episódios da vida de Cristo e de São Marco. Tempos atrás a pala era protegida nos dias úteis, por um quadro do ano 1345, pintado em compartimentos, por Paolo Veneziano e os filhos Luca e Giovanni. Esta preciosíssima pintura da escola veneziana do  século XIV está hoje conservada junto ao Museu Marciano.




Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS