segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Antonio Vivaldi o Padre Vermelho

 

Antonio Vivaldi

Antonio Vivaldi nasceu em Veneza no ano de 1678, filho de Giovanni Battista Vivaldi, um cabeleireiro e violinista, em uma família grande e de modestas condições econômicas, formada por oito irmãos e e irmãs. 

Desde criança a sua saúde não era muito boa, sofrendo até o fim de sua vida de bronquite asmática que o limitava. Devido essa sua precária saúde e levando em conta o seu já elevado dom musical que demonstrava desde pequeno, o pai escolheu para ele a carreira eclesiástica. 

O sacerdote Antonio Vivaldi iniciou a sua vida religiosa como preceptor de música junto ao Ospedale della Pietà, um famoso convento, orfanato e escola musical para mulheres de Veneza, local  respeitado no século XVIII pelo alto nível de educação musical que dava às suas internas.

Em 1708, nesse mesmo convento, que suas primeiras composições foram ouvidas por Frederico IV, rei da Dinamarca e Noruega. A divulgação de suas obras teve imediatamente um grande sucesso e rapidamente começaram a se difundir por toda a Europa, alcançando com a sua composição A Inspiração Harmônica (L'Estro Armonico) a dar ao "prete Rosso", como ficou conhecido, uma grande notoriedade. Fez muitas viagens pela Itália e para diversos países europeus onde conheceu muitos soberanos, inclusive o jovem rei Luiz XV da França. 

A sua vida nem sempre irrepreensível, a sua incansável veia de empresário e a fama de padre não praticante, não fizeram que ele fosse sempre acolhido com simpatia na própria Veneza. 

Depois de um tempo percorrendo as principais cidades culturais da Europa, retornou para Veneza onde acabou tendo um final de vida sem glórias, mesmo na sua terra natal, com as suas cerimônias fúnebres realizadas de forma anônima e mais tarde os seus ossos acabando enterrados discretamente em fossa comum. 




Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS