segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Mosaico de Sobrenomes Calabreses


 

Sobrenomes Calabreses

A influência da cultura grega na região da Calábria ao longo de vários séculos é notória, mantendo-se presente mesmo em áreas que, eventualmente, adotaram a língua latina, pelo menos até os séculos XIV e XV. A persistência do idioma grego na escrita é evidenciada em alguns sobrenomes distintos, enraizados em suas origens, como Laganà (derivado do grego "lacanas", que significa vendedor de verduras) ou Arcuri (do grego "arkouda", que traduz para urso).

Para reforçar essa influência, identificamos outros sobrenomes vinculados a terminações gregas típicas, como -iti e -oti, destacando-se Minniti (originado da fração Diminniti, em Reggio Calábria), Scopelliti (rocha), Misiti (mediador), Politi (cidadão), Ascioti (proveniente do topônimo Ascea), Geracioti (de Gerace), e Rotiroti, todos associados à Calábria e possuindo terminações gregas como -ites e -oti.

Um traço distintivo dos sobrenomes calabreses é a presença de vogais acentuadas, tais como ò, ì e à, que indicam origem, profissão ou apelido. Exemplos incluem Calabrò, Aricò (granjero/agricultor), Sgrò (cabelo encaracolado), Nisticò (ayuno/jejum), Spanò (sem cabelo, careca) e Praticò (trabalhador). Além disso, há sobrenomes como Cannistrà (fabricante de cestos), Criserà (fabricante ou vendedor de peneiras) e Barillà (trabalhador com barris). Outros exemplos compreendem Cutrì (alfarero - com vários significados atribuídos), Pennestrì (serrador) e Putortì (coalho para produção de queijo).

Dentre os sobrenomes calabreses mais comuns, encontram-se aqueles que figuram também entre os mais frequentes na Itália, como Romeo, Russo, Greco, Marino, Gallo, De Luca, Bruno, Perri, Ferraro, Caruso, Pugliese, Morabito, Martino, Mancuso, Esposito, Aiello, Rizzo, Tripodi, Giordano e Talarico.