quarta-feira, 11 de abril de 2018

Lotes de Terra e Sobrenomes na Linha Palmeiro - Imigração Italiana no Rio Grande do Sul




No início da colonização italiana na Serra Gaúcha as famílias eram assentadas em grandes lotes separados pelas chamadas linhas e travessões, que permitiam o acesso livre entre eles. 
Desde os primeiros tempos constatou-se a necessidade de estradas para possibilitar o escoamento da produção e a sua comercialização, atingindo os centros consumidores. A chamada Linha Palmeiro, nome este dado em homenagem ao engenheiro que realizou a demarcação dos lotes, foi uma das mais antigas vias coloniais do Rio Grande do Sul. Tinha uma extensão de 28 Km e em todo o seu comprimento foram demarcados 200 lotes de terra, logo ocupados pelo emigrantes italianos.

Esta importante via começava na localidade conhecida por Barracão, na então Colônia Dona Isabel, hoje município de Bento Gonçalves, onde ficava o lote de número 1 e se entendia até a Colônia Nova Vicenza, hoje Farroupilha, com o lote de número 200. 

Em toda a sua extensão, de acordo com um censo realizado em 1883, dava conta que todos os lotes já estavam ocupados, alguns por mais de uma família, devido a grande área de terra disponível em cada um. Ainda no mesmo censo desse ano relata que nela estavam vivendo 1938 pessoas. 
A Linha Palmeiro, pela sua importância, foi palco de importantes episódios da história da colonização italiana do Rio Grande do Sul. Entre elas podemos lembrar a morte de Don Domenico Munari, pároco daqueles pioneiros, falecido no ano de 1878, aos 39 anos de idade, na altura do lote 79, em situação mal explicada.

Don Domenico, na Itália sido pároco da localidade de Fastro, comune de Arsiè, Província de Beluno e emigrou para o Brasil em 1876, via Porto de Bordeaux, juntamente com um grande grupo de seus paroquianos, em uma acidentada viagem oceânica a bordo de um veleiro norueguês que naufragou logo na saída, ainda nas costas da França.



Também foi na Linha Palmeiro que aconteceu a criação da Capela de Nossa Senhora de Caravaggio (Madonna di Caravaggio), no lote 139, hoje um grande Santuário, que marcou a vida daquela população.

Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS