quinta-feira, 26 de agosto de 2021

O Lazareto da Ilha Grande

Lazareto de Ilha Grande


Lazareto é o nome genérico dato para um estabelecimento de controle sanitário, onde pessoas suspeitas, ou aquelas acometidas por alguma doença infecto contagiosa, são postas em quarentena, logo que chegavam a um porto.

O Lazareto da Ilha Grande – foi uma instituição da Inspetoria Geral de Saúde dos Portos e este,  por sua vez, um órgão subordinado ao Ministério da Justiça e Negócios Interiores. 

Ele veio para substituir os obsoletos acampamentos sanitários até então em uso no país, localizados em pontos isolados da costa, onde os navios realizavam o desembarque dos seus passageiros. 

Antes dessa época os portos brasileiros eram simplesmente fechados, quando havia suspeita de epidemia a bordo, para evitar a disseminação e os navios que porventura não respeitassem as ordens de se afastarem poderiam ser afundados com tiros de canhão. O fechamento dos portos causava sérios transtornos ao comércio internacional e grandes prejuízos à economia brasileira. 


Navio Carlo R. sendo abordado para inspeção pela barca Orleannais das autoridades sanitárias do Porto do Rio de Janeiro


A construção do Lazareto de Ilha Grande teve início –ainda em 1884, quando na Europa então grassava uma grande epidemia de cólera e cujos primeiros casos já tinham sido detectados no Brasil e Argentina. No lazareto, o tratamento das doenças transmissíveis era feito com o isolamento dos enfermos e estabelecimento da quarentena dos passageiros saudáveis que, por terem tido contato com os doentes, podiam estar contaminados mas ainda assintomáticos e a doença aparecer a qualquer momento.

Foi nessa época de aumento do fluxo de passageiros que as autoridades de saúde dos diversos países do mundo firmaram acordos internacionais para evitar a entrada e a propagação de doenças trasmissíveis graves como o cólera, a peste bubônica e a febre amarela, comuns em navios de imigrantes durante a longa travessia do oceano. A febre amarela era endêmica em muitos países, especialmente aqueles da América Central e do Sul, cujos  portos por vezes serviam de escala para os grandes navios. 

Dr. Luiz Carlos Piazzetta
Erechim RS