quarta-feira, 22 de março de 2023

Memórias de Barão de Cotegipe: Uma Breve Viagem Pela História do Município Gaúcho



Município de Barão de Cotegipe

58 Anos de História


No início do seu povoamento aconteceu por volta de 1911 ao mesmo tempo que era dado o início da implantação da colônia Erechim, ocasião que grupos de centenas de imigrantes poloneses, italianos, alemães e de outras etnias como os ucranianos e lituanos, se somaram aos índios, negros e caboclos brasileiros que já habitavam as terras que se situavam entre Passo Fundo e as barrancas do rio Uruguai, estes últimos, no entanto sem formarem agrupamentos importantes ou mesmo uma pequena vila. A maior parte dos imigrantes italianos eram provenientes das chamadas colônias velhas localizadas entorno de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e também de Santa Maria, as primeiras colônias italianas criadas no estado.



O atual município de Barão de Cotegipe chegou a ser um dos distrito de Erechim, com o nome de Floresta. Sua emancipação política se deu em 23 de Janeiro de 1965 tendo como primeiro prefeito o Sr. Laurindo Meneghel. O nome da cidade foi uma homenagem prestada ao nobre, magistrado e político brasileiro, membro do Partido Conservador, João Maurício Wanderley, o Barão de Cotegipe, um dos principais homens públicos do segundo reinado, tendo sido presidente do Conselho de Ministros por quatro anos, além de presidente do Senado Federal, ministro de relações exteriores, da Fazenda e da Marinha, presidente do Banco do Brasil e senador por mais de 30 anos, pela província da Bahia.

Vista aérea de parte da zona urbana do município


O município localiza-se na região do Alto Uruguai gaúcho a uma altura média de 765 metros acima do nível do mar, possuindo atualmente um clima temperado, mas seco, com verões predominando os dias quentes e invernos bastante frios, mas de pouca duração. A cidade é cortada por três rios principais: Rio Jupirangaba, Lajeado Paiol Grande e Lajeado Barbaquá.

A produção primária é uma das principais atividades econômicas de Barão de Cotegipe, sendo que se destaca na produção da erva mate. Também produtos agrícolas como o milho, soja, trigo e feijão são largamente plantados. Sua agricultura baseada principalmente na economia familiar, o município se destaca  regionalmente na criação de frangos, bem como de suínos e produção de leite. Na sua sede também estão instaladas diversas distribuidoras de medicamentos, hotel, fábricas de jóias, de móveis, serrarias, de facas e balanças. Conta com uma população de pouco mais de 6.500 habitantes, distribuídos entre a sede e a zona rural.

Localização do município no Rio Grande do Sul


Limita-se com os municípios de Erechim (10Km), São Valentim (18 Km), Itatiba do Sul (35 km), Barra do Rio Azul (28Km), Ponte Preta (15 Km), Paulo Bento (6Km). Em relação à Capital Porto Alegre distancia-se 370 Km, tendo como rodovia de acesso a RST 480.

Prédio da Prefeitura e Câmara de Vereadores


Entre os atrativos culturais e turísticos, Barão de Cotegipe conta com a Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja Nossa Senhora Monte Claro, Floresta Demonstrativa - Arboreto Povoado Sérvia - cuja estrutura serve de subsídio para estudos interdisciplinares, Piscina Campestre e Balneário Malysz. Na área da cultura étnica e esporte conta com o Coral Italiano I Baronesi, Braspol (Sociedade Polonesa), Sociedade Esportiva e Recreativa Internacional, Palmeiras Futebol Clube e o Centro de Tradições Gaúchas CTG Rancho Amigo.


Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário


O município possuí uma das maiores igrejas do interior do Rio Grande do Sul, com suas duas altas torres se destacando na paisagem da cidade. Esse progresso só foi possível pela laboriosidade dos seus habitantes e pela forte liderança do seu visionário pároco de muitos anos, o amigo  cônego Estanislau Pollon, um padre às antigas, uma mente inteligente, sempre muito a frente do seu tempo, idealizador de inúmeras benfeitorias no antigo, mas, então já pujante distrito, as quais concorreram decisivamente para a sua emancipação política de Erechim. 

Entre as importantes obras que tiveram a participação ativa do cônego Pollon estão: o Colégio Cristo Rei, o Hospital São Vicente de Paulo e a Usina Elétrica, hoje desativada, situada no município de Jacutinga. que fornecia energia para as localidades de Cotegipe, Lageado Grande, Jacutinga e Valentin Berto, além da própria igreja matriz e o seu grande pavilhão de esportes.

Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS