quinta-feira, 11 de agosto de 2022

A Região do Vêneto

 

Igreja do Redentor em Veneza



O Vêneto é uma região localizada no nordeste da Itália, tem 18.391 km² de superfície onde vivem aproximadamente cinco milhões de habitantes. É a oitava região da Itália em superfície e a quinta mais povoada do país. A sua capital é Veneza.

A Região do Vêneto é constituída por sete províncias, que tem uma independência um pouco parecida com os estados brasileiros.

As províncias do Vêneto são em número de sete: Treviso, Veneza, Pádua, Rovigo, Vicenza, Verona e Belluno. Essas províncias são formadas cada uma por diversos municípios e tem como característica o fato de suas capitais provinciais, que também são municípios, terem o mesmo nome da província. 

Assim, a província de Verona tem a cidade de Verona como sua capital. A capital da província de Treviso é o município de Treviso, a de Veneza é a cidade  de Veneza, e assim por diante.

No Vêneto encontramos quase todas as formas de paisagens, distribuídas em diversas altitudes, são as zonas agrupadas por suas peculiaridades geográficas e morfológicas. 






Encontramos no Vêneto seis tipos de áreas bem definidas, sendo 56% de planícies, 29,3% de montanhas e 14,3% de colinas. As diversas zonas do Vêneto são: 

1- Zona montanhosa: dos Alpes e Dolomitas;

2- Zona pré-alpina;

3- Zona de colinas: como Colli Euganei, Berici, Asolani;

4- Zona de planícies: planície do Pó e seus afluentes Adige, Brenta, Piave, Sile e Livenza;

5- Zona lagunar, metade leste do Lago de Garda;

6- Zona litorânea do Mar Adriático 




O Vêneto é habitado desde os tempos pré históricos e a partir do século primeiro antes de Cristo já fazia parte do Império Romano, incorporado como Regio X Venetia et Histria. Com a queda do Império Romano sofreu diversas invasões de povos bárbaros godos, hérulos, hunos e longobardos, cada um deles contribuindo para a formação do estado atual.

O Vêneto também fez parte do Império Bizantino, pertencendo ao Exarcado de Ravena, até a sua conquista pelos longobardos na metade do século VIII, quando ficou independente e o agrupamento de casas nas pequenas ilhas da laguna passou a prosperar com a chegada de de centenas de novos moradores que aos poucos foi criando a cidade de Veneza.


Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS