sexta-feira, 22 de outubro de 2021

O Imposto sobre a Farinha

Em 1 aprile 1868 o novo Reino da Itália aprovou a taxa sobre a farinha 


Com as guerras pela independência até a unificação, com a anexação de todo o Vêneto ao Reino da Itália, foi criado um grande desequilíbrio das contas públicas e um profundo vazio no caixa do governo italiano. 

Para suprir essa falta de dinheiro o estado criou um novo imposto que teoricamente atingiria toda a população, o imposto sobre a moagem dos grãos, pois, todos precisavam comer. 

Era o imposto chamado de "tassa sul macinato" ou imposto sobre a moagem dos grãos, cobrado diretamente no moinho, os quais estavam aparelhados com um contador, similar aquele da luz elétrica, que verificava diretamente  a quantidade de farinha obtida pelo número de giros da pedra de moagem. 

No momento da retirada da farinha moída as pessoas deviam pagar diretamente ao moleiro o valor de duas liras por quintal de farinha de trigo e 1,20 lira pela farinha de aveia e assim por diante. 

Ao estado parecia a princípio um imposto que garantiria uma entrada segura nas caixas do governo gravando o menos possível os cidadãos. Mas, as reações foram muito fortes por toda a Itália, desencadeando sangrentas revoltas com mortos, feridos e encarcerados, principalmente nas cidades de regiões no centro do país. 

A classe dirigente não entendia o motivo dessas revoltas, estavam muito deslocados das privações e do sofrimento do povo. No Vêneto foram poucos os deputados que se pronunciaram contra essa prática, os nobres e burgueses não imaginavam como esse imposto fosse penoso para os pobres. 

Os pequenos agricultores produziam o grão, mas, quase nunca comiam o pão branco. Cultivavam as parreiras mas, tomavam um vinho muito pobre. Criavam o gado, mas, raramente comiam a carne. 

Os pequenos agricultores comiam basicamente a polenta, mas, com misturas, porque sobre a farinha de milho havia um imposto de 55 liras por quintal, enquanto, na mesma época, em outros países como a França, só cobravam 15. 

Os agricultores comiam um alimento pobre destituído de vitaminas essenciais e adoeciam de anemia e pelagra. Esse imposto com o  tempo se transformou em uma taxa da fome e das doenças, além de ser um dos fatores que contribuiu para impulsionou a grande emigração italiana  para o Novo Mundo.




Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS