sábado, 9 de setembro de 2023

A Imigração Italiana e o Nascimento de Caxias do Sul no Rio Grande do Sul

Colônia Caxias em 1880

 


Foi sobretudo na América do Sul, e em particular no Brasil, que a emigração italiana produziu, sob a pressão das cada vez maiores ondas de chegadas de imigrantes italianos dos anos 1890, a propagação de dezenas de povoações que deram início às etapas da evolução normal de um tecido urbano, passando rapidamente de aglomerados de cabanas à cidades populosas e cheias de vida.



A cidade de Caxias do Sul em 1930



A cidade de Caxias do Sul, localizada no estado do Rio Grande do Sul, pode ser tomada como exemplo emblemático: em 1880, as primeiras casas de madeira parecem ser dominadas pelas grandes copas de árvores que sobreviveram ao desmatamento dos colonizadores; cercas improvisadas com troncos irregulares dominam as ruas esburacadas e lamacentas.



Colônia Caxias em 1884



Alguns anos depois, a fotografia já revela a presença de um projeto urbanístico específico: as casas, mais numerosas e bem conservadas, erguendo-se às margens de uma rua larga, a futura rua Julio de Castilhos.




Mapa da distribuição dos lotes na Colônia Caxias



Quando em 1913 Caxias foi reconhecida como cidade, já se apresentava como um núcleo estruturado, dentro do qual não é difícil imaginar o fervor das iniciativas e atividades, supervisionadas pelo imponente maciço da igreja matriz dedicada a Santa Teresa.


Colônia Caxias em 1890



Na década de 1920 a cidade se mostrava com ruas largas e bem cuidadas, onde os carros começaram a substituir as carroças e carruagens; a corrente elétrica anima lojas, palácios e residências que, com a pompa das fachadas, testemunham o nível de riqueza alcançado pela burguesia local.



Colônia Caxias



Em torno dos edifícios públicos a presença massiva de pessoas, por ocasião de celebrações religiosas ou civis, dá a medida da vitalidade e expansão contínua de uma cidade onde a presença e a cultura dos emigrantes venetos são cruciais.