terça-feira, 21 de março de 2023

Imigrantes Italianos em Taubaté: a história do Núcleo Colonial do Quiririm




O Núcleo Colonial do Quiririm estava localizado no interior do estado de São Paulo, no Médio Vale do Rio Paraíba. Foi instalado legalmente no ano de 1890 e se constituí na única colônia oficial de Taubaté, criada perto das grandes fazendas de café e tinha como um dos objetivos criar condições para o aparecimento de pequenas propriedades rurais destinadas ao plantio de lavouras de subsistência e ao mesmo tempo com o excedente abastecer de gêneros alimentícios as diversas cidades da região.

 

Os lotes desse núcleo colonial foram vendidos para agricultores brasileiros e imigrantes de diversas nacionalidades sendo que entre esses predominavam os italianos, na sua grande maioria provenientes da região do Vêneto. Por essa razão o Quirim é até hoje considerado um núcleo de italianos. 


Perseverantes, eles foram aos poucos impondo os seus costumes além de preservarem a sua identidade cultural. Desde a chegada se aventuraram na produção de tijolos e telhas, criando diversas olarias, aproveitando a grande quantidade de barro que o local oferecia.  


Cultivavam arroz, com técnica e mudas doadas pelos frades trapistas, nas extensas áreas de várzea dos rios Paraíba e Quirim, cultivo este que progressivamente foi se espalhando por todo o Médio Vale paulista.  Até a primeira década do século XX o arroz ali produzido, o conhecido arroz do Quiririm, era a segunda maior fonte de renda de Taubaté.

 

Uma grande parte dos imigrantes italianos começou a chegar ao Vale entre a segunda metade de 1880 e o início da I Grande Guerra Mundial em 1914. A maioria desses imigrantes, tinha origem urbana e não rural, se estabeleceram como comerciantes e artesãos. Passaram a exercer  aquelas antigas profissões familiares adquiridas ainda nos seus municípios de origem na Itália. 


O Quiririm durante muito tempo foi o bairro rural do município de Taubaté, no começo da imigração sem grande importância econômica, devido que grande parte das suas terras eram impróprias para o plantio do café, uma vez que grandes áreas estavam localizadas nas várzeas do Rio Paraíba, especialmente do seu afluente rio Quiririm, onde ocorriam alagamentos periódicos.

Desembarcados pelo porto de Santos, a partir de 1887 começaram a chegar as primeiras famílias de imigrantes italianos que foram se instalando no núcleo colonial do Quiririm.

Alguns sobrenomes de imigrantes italianos pioneiros:


Canavesi

Ceruto

Conizzoli

Daniele 

De Biase

Foroni

Franci

Gadioli

Gallini

Gelmi

Loda

Luppe

Manara

Mancastrope

Manfredini

Mazzini

Montese

Pasini

Pietra

Scarinsi

Sgarbe 

Stroppi

Taino

Tamiroli

Tursi

Zanini

Ziccardi 


Outros sobrenomes italianos no Quiririm


Abelli

Aclino

Andena

Barbiere

Bassi

Bellini

Bettoni

Bianchi

Biare

Biasi

Billa

Bocalari

Bottan

Bottoce

Bozelli

Canassoli

Canavesi

Castagneto

Castelli

Ciarutti

Danieli

Dario

Euriglio

Farabulini

Focci

Foroni

Fratino

Gadioli

Gadiolli

Gallini

Gerebini

Germi

Giovanelli

Guaniere 

Indiani

Istace

Loda

Lorenzini

Malaman

Manara

Mancastrope

Mancastropi

Manfredini

Marson

Massani

Mazzini

Mistura

Monfardini

Montesi

Montezi

Montorana

Navazzi

Nilani

Nioto

Onorato

Pasini

Peccina

Pechini

Pelloggia

Pestille

Petrolli

Pevide

Pietre

Pini

Piragina

Ponsoni

Rho

Ronconi

Roveda

Salvini

Savio

Scaringi

Scarinzi

Sgarbe

Soldi

Stechetti

Stroppi

Taino

Tomiroti

Torroni

Tosta 

Trevizani

Tunini

Turi

Uberto

Valerio

Vandalete

Verdelli

Zanini

Zicardi