terça-feira, 2 de novembro de 2021

A Colônia Conde d'Eu no Rio Grande do Sul

 

Vapor Lajeado no porto de Montenegro


As colônias de Conde d'Eu e Dona Isabel  na época de suas respectivas fundações pertenciam a São João de Montenegro, a qual à partir 1873 passou à categoria de município. 

Conde d'Eu foi o primeiro núcleo de colonização na zona da Serra Gaúcha. No ano de 1870 chegaram à colônia várias famílias de colonos alemães, procedentes da Prússia, que então era parte do Império Alemão. Logo depois foram seguidos por algumas famílias de imigrantes poloneses.  

No ano de 1875 chegaram à colônia Conde d'Eu cerca de 40 famílias suíças, provenientes da zona francesa desse país, que se instalaram em lotes da estrada geral onde formaram o primeiro núcleo colonizador.   

Em 1876, desembarcando no porto fluvial de Montenegro, chegaram à colônia Conde d'Eu os primeiros 700 imigrantes italianos, provenientes do Tirol austríaco, acompanhados pelo padre Bartolomeu Tiecher. 


Vapor Garibaldi no porto de Montenegro



Entre as primeiras famílias assentadas estavam os sobrenomes: Tamanini, Tomasi, Fortunato, Manica, Srott, Nicolodi, Weber, Mafei, Miorando, Consatti, Camini, Turatti, Peterlongo, Palaver, Lora, Rosa, Lorenzi, Senter, Casacurta, Faraon, Fonin, Sciecere, Faraon, Segue. 

Em 1900, ao se tornar município, recebeu o seu nome atual como uma homenagem ao bandoleiro Giuseppe Garibaldi, que também teve uma breve, mas, agitada participação na revolução farroupilha.

Hoje a cidade de Garibaldi é conhecida como a capital brasileira do espumante, graças ao empenho da família de Manuel  Peterlongo, proveniente da província do Trento, no Tirol italiano.