quinta-feira, 7 de junho de 2018

Festa del Boccolo uma Tradição de Veneza




No dia 25 de Abril se comemora em Veneza a “Festa del Boccolo” ocasião em que os homens presenteiam as mães, irmãs, namoradas e companheiras com um botão de rosa, chamado em dialeto veneziano de “bocolo”. 

A origem deste costume muito apreciado pelos venezianos já se perdeu no tempo e só restaram algumas lendas muito interessantes. Segundo uma dessas lendas, na metade do século IX, Maria, a filha do Doge Orso I Participazio, tinha se apaixonado perdidamente por Tancredi, um rapaz de grande coragem e dotes morais, mas, de origem muito humilde. O pai da jovem era contrário ao relacionamento. Como era de praxe na época a sua Maria deveria se esposar somente com um homem que ao menos fosse da sua mesma linhagem. Assim, a família sugeriu ao amado Tancredi fosse para a guerra e com as façanhas heroicas se sobressaíssem da sua origem humilde e o tornasse digno de esposá-la. Tancredi combateu com valor, servindo às ordens de Carlos Magno, combatendo os Mouros da Espanha e em pouco tempo se tornou famoso pela sua bravura nos combates. Mas, em uma daquelas batalhas foi mortalmente ferido e caiu sobre um roseiral. Nem mesmo à ponto de morrer se esqueceu da sua adorada Maria. Com as últimas forças que sobraram, Tancredi escolheu um botão de rosa manchado com o seu sangue e entregou a Orlando, um seu fiel amigo, para que entregasse para a Maria em sinal póstumo do seu sentimento. Orlando cumpriu a tarefa e entregou a mensagem de amor de Tancredi para a jovem Maria. Na manhã seguinte, Maria foi encontrada morta em seu leito, com o botão de rosa sobre o seu peito. Era o dia 25 de Abril, festa de San Marco, patrono de Veneza. 

Daquele dia em diante a tradição pede que um o mesmo botão de rosa seja dado pelos venezianos, adultos ou crianças, para as pessoas amadas para exprimir os seus sentimentos. Passaram-se quase 1200 anos, mas, nenhum se esquece jamais. 


Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS