segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

A Chegada dos Imigrantes Italianos na Colônia Caxias

 

Vapor Garibaldi no Porto Guimarães no Rio Caí


O primeiro nome da Colônia Caxias, futura cidade de Caxias do Sul, foi Colônia Fundos de Nova Palmira, quando então esta era apenas uma grande fazenda cuja área que se ficava nos fundos dessa propriedade foi destinada, pela Comissão de Terras do Império, para instalar os imigrantes que ali começaram a chegar a partir do ano de 1875. 

A cidade de Caxias do Sul pertenceu a São Sebastião do Caí e dela se emancipou no ano de 1890, quando foi elevada à categoria de município.

Caxias do Sul teve início na localidade de Nova Palmira, pertencente ao distrito de Vila Cristina.

É por esta localidade que os imigrantes europeus atravessavam, percorrendo a Estrada Rio Branco, para chegarem à colônia.


Travessia do Rio Caí e chegada dos imigrantes no porto



Subindo pelos meandros do rio Caí desde a capital Porto Alegre, a bordo de pequenos barcos fluviais à vapor, após uma viagem que durava aproximadamente doze horas, desembarcavam no porto fluvial da cidade de São Sebastião do Caí, que na época era denominada de Porto Guimarães.



Vapor Lageado no Porto Guimarães no Rio Caí
 



Aqueles imigrantes cujo destino era a Colônia Dona Isabel (atual Bento Gonçalves) e Conde d'Eu (atual Garibaldi) desembarcavam um pouco antes, em Montenegro, após sete horas de viagem subindo pelo rio Caí.

Entre São Sebastião do Caí e Montenegro, no município de Pareci, havia uma barragem que permitia a navegabilidade do rio Caí naquele trecho durante o período das cheias. Essa barragem era dotada de comportas - foi a primeira eclusa da América do Sul, se assemelhando bastante, guardando as devidas proporções,  com aquela do canal do Panamá.

Após uma breve parada, geralmente, de um dia para descanso e organização dos seus pertences, os imigrantes iniciavam a difícil subida da serra à pé, em carroções ou em lombo de mulas,  abrindo a estrada com foice e facões, acompanhados por guias da comissão de terras. Esta viagem muitas vezes podia durar até três dias e três noites.

Após todo esse esforço chegavam então ao núcleo de colonização localizada no Campo dos Bugres, nos fundos de Nova Palmira.



Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS