sexta-feira, 16 de março de 2018

Colônia Maria José a Presença dos Vênetos no Paraná - atual Quatro Barras







Criada entre 1886 e 1887 a Colônia Maria José se localizava a aproximadamente 20 Km da capital do Paraná, às margens da Estrada da Graciosa, ao lado da Colônia Presidente Faria. Tinha 13 lotes demarcados, em uma área de 128 hectares. Ali foram assentados imigrantes provenientes da região do Vêneto, na Itália.
Com o tempo deu origem ao atual município de Quatro Barras



Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS

Os Vênetos na Colônia Presidente Faria na Província do Paraná






Fundada no ano de 1886 e inaugurada oficialmente no ano seguinte, a Colônia Presidente Faria se compunha de 51 lotes rurais ocupados na sua maioria por famílias de origem italiana, a grande maioria vênetos. 

O seu nome é uma homenagem ao então presidente da província do Paraná.


Se situava em uma localidade conhecida por Cangueri, sendo que mais tarde passou para o município de Colombo.

Alguns sobrenomes de origem vêneta na colônia Presidente Faria:



1. Andreatta

2. Baron

3. Bettinardi

4. Canestraro

5. Coradin

6. Dal Prà

7. Ferrarini

8. Furlan

9. Gheno

10. Guidolin

11. Mocellin

12. Moro

13. Rusenente

14. Sbrissa

15. Schena

16. Sforza

17. Strapasson

18. Taverna

19. Trevisan


Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS


Colônia de Alfredo Chaves no Paraná – Município de Colombo



 No ano de 1877 um grupo de quase duas centenas de imigrantes, agricultores de origem vêneta, chegaram ao Porto de Paranaguá, guiados pelo Padre Angelo Cavalli. Foram encaminhados para a Colônia Nova Itália, localizada na vizinha cidade de Morretes.
Devido os vários problemas encontrados como terras improdutivas, distância dos centros consumidores e as más condições de vida encontrada nessa colônia, já no ano seguinte a abandonaram e se transferiram para a periferia da capital paranaense.
Esse grupo de 40 famílias recebeu do governo da província do Paraná uma gleba de terras,  já demarcadas em 80 lotes, 40 urbanos e 40 rurais, localizados a 23 Km de Curitiba, em uma localidade conhecida por Butiatumirim. Este assentamento recebeu o nome de Colônia Alfredo Chaves, em homenagem ao então Inspetor de Terras e Colonização.
Passados mais alguns anos, com a chegada de mais imigrantes, o governo criou novas colônias vizinhas a de Alfredo Chaves. No ano de 1886 foi criada a Colônia de Antônio Prado constituída por imigrantes de origem polaca.
Ainda no mesmo ano foi criada a Colônia Presidente Faria, esta formada somente por imigrantes de origem italiana. Em 1887, vizinha a esta última, foi criada a Colônia Maria José que mais tarde se transformou no município de Quatro Barras. Finalmente, no ano de 1888, foi criada a Colônia Eufrazio Correia, formada por imigrantes provenientes da Itália, que deu origem ao bairro Capivari.
No ano de 1890, por decreto do governo provisório republicano, a Colônia Alfredo Chaves passou a se chamar de Colombo, em homenagem ao grande navegador genovês descobridor da América, e ainda neste mesmo ano foi instalado o município.
No ano de 1932, por um decreto estadual, Colombo mudou de nome para ser chamado de Capivari e anexado ao município de Bocaiúva do Sul.
Entretanto, em 1933 por novo decreto do governo estadual voltou a se chamar Colombo, para novamente em 1938 vir a ser extinto e anexado à Curitiba.



No ano de 1943 através de novo decreto estadual voltou a ser município autônomo o que perdura até os dias de hoje.



Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta

Erechim RS

Sobrenomes Vênetos nas Colônias Italianas entorno de Curitiba Paraná



O grande bairro curitibano da Água Verde se chamava de Colônia Dantas, no início da colonização italiana na cidade, no final do século XIX. Dezenas de famílas italianas, na sua grande maioria de origem vêneta, se instalaram no local, muitos após passarem um difícil período nas colônias formadas no litoral paranaense, localizadas em torno de Paranaguá e Morretes, como as Colônias Nova Itália e Alexandra, esta última mais antiga. Assim, as famílias nominadas abaixo foram as que povoaram a Colônia Dantas e que com seu trabalho deram lugar ao aprazível e rico bairro da Água Verde de hoje. A seguir, nomes de famílias pioneiras que se estabeleceram no local por volta de 1879, data que encontramos a primeira referência a esta colônia italiana nos arredores de Curitiba. Alguma lá permaneceram por pouco tempo, indo se fixar em outras colônias italianas então em formação em Curitiba ou em cidades vizinhas como Colombo (se chamava de Colônia Alfredo Chaves), Umbará, Santa Felicidade, Piraquara (Colônia Santa Maria do Novo Tirol). As famílias pioneiras: Alberti, Alessandrini, Andreoli, Andretta, Antonietti, Antonietto, Baggio, Baglioli, Baptista, Baronti, Barusso, Bassan, Bassani, Basso, Beghetto, Belinari, Belon, Benedetti, Benetello, Berno, Bertoli, Bertollini, Bettega, Bizotto, Bobbato, Bonilaure, Borsato, Bortoletto, Bot, Bozza, Bozzi, Bruneto, Brunetti, Buso, Buzzato, Cantorida, Cardon, Carnieri, Carraro, Casagrande, Castellano, Cavichiolo, Ceccato, Ceccon, Celli, Ceschin, Cemin, Colleone, Conte, Contogna, Cortadelli, Cortiano, Costa, Costacurta, Cunico, Dalazuana, Dalcol, De Carli, De Costa, De Cristiani, De Lazzari, De Mio, De Pauli, De Poli, Deconto, Demetrio, Denico, Derosso, Destefani, Dorigo, Fabris, Foltran, Fontana, Francechini, Fressatto, Fruet, Gabardo, Gagno, Giacomazzi, Gianini, Giovannoni, Girardi, Gottardi, Granatto, Grossi, Gusso, Guzzi, Honorio, Lanzoni, Lazarini, Lazzari, Lavorato, Lorenzi, Lazzarotto, Levorato, Lorenzi, Magrin, Maito, Maragno, Marchesini, Marchetti, Marchioro, Marcobon, Marcon, Marconi, Marello, Marodin, Marosin, Massolin, Massuci, Mattana, Meller, Melnai, Meneguzzo, Merlin, Micheletto, Moletta, Molinari, Moreschi, Motta, Nadalin, Nardino, Negrello, Orso, Pace, Pansolin, Parolin, Pasello, Pellissari, Percegona, Perfetti, Perolla, Piazetta, Piccoli, Pichette, Pierini, Pierobon, Pinton, Pizzato, Poitevin, Pontello, Pontoni, Postai, Prin, Razzolin, Rigoni, Rissetti, Romanel, Rossetto, Salsi, Sandri, Sartori, Scaramuzza, Schiavon, Scotti, Scremin, Scrocaro, Segalla, Senegaglia, Serafin, Solieri, Stevan, Stocco, Stofella, Tasca, Tedeschi, Tedesco, Thá, Tiepo, Thomaz, Todeschini, Tomazzi, Toniolo, Torquatto, Tortato, Tosin, Trevisan, Turin, Valente, Valentini, Vardanega, Veltorazzo, Vendrametto, Vendramin, Veronese, Vollatore, Zagonel, Zanardi, Zanardini, Zandonà, Zanetti, Zaniollo, Zanon, Zardo, Zilli, Zonta.


Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta

Erechim RS