segunda-feira, 25 de março de 2024

Viagem de Pederobba ao Alasca em Busca de Ouro: A Saga de Giovanni Dalla Costa




Giovanni Dalla Costa e sua família residiam em Pederobba, na localidade de Costa Alta, da pequena cidade de Pederobba, província de Treviso, na fronteira com Beluno, margeada pela estrada Feltrina. 
Nascido em 1868 em uma família de modestos agricultores, Giovanni trabalhava junto aos pais em terras arrendadas, aos pés do monte Monfenera. A situação econômica da família refletia a realidade da maioria dos agricultores da região, e a ideia de emigrar ainda não lhes cruzava a mente, mesmo quando tantos outros já o faziam.
Entretanto, em uma fatídica noite de outono, um grande incêndio consumiu sua casa e toda a colheita armazenada no celeiro, mergulhando-os repentinamente na pobreza. Apesar dos esforços em busca de auxílio governamental e empréstimos bancários, a ajuda necessária não veio, e diante da escassez de trabalho na cidade, Giovanni viu-se compelido a emigrar.
Em 1886, partiu sozinho para a França, onde encontrou emprego em uma mina de carvão, enviando regularmente dinheiro para sua família em Pederobba. Insatisfeito com o trabalho e o baixo salário, considerou emigrar para os Estados Unidos, atraído pelas oportunidades de fortuna que lá se diziam existir.
Embarcou em Le Havre, na Normandia, com destino a Nova York, onde logo ouviu falar da Califórnia, famosa por suas minas de ouro. Rapidamente, rumou para lá, apenas para descobrir que a corrida do ouro já havia terminado. No entanto, encontrou trabalho como mineiro assalariado em Montana, nas Montanhas Rochosas, próximo à fronteira com o Canadá.
Mas a notícia da nova corrida do ouro no Alasca chamou sua atenção. Determinado a mudar de vida, Giovanni, agora chamado de Jack, partiu imediatamente para essa terra remota e gelada, impulsionado pela febre do ouro que o consumia.
Chegando ao Alasca, explorou o vasto território a pé, a cavalo e de canoa, junto com outros aventureiros. Na busca pelo precioso metal ele saiu de Skagway e passou através de difíceis e perigosas passagens como White Pass e Chilkhoot Pass. Fez amizade com um emigrante de Modena, que já havia buscado ouro antes. Seu irmão, Francesco, também se juntou a ele.
Após anos de esforço e sofrimento, finalmente encontraram ouro em abundância ao longo do rio Yukon, onde hoje ergue-se a cidade de Fairbanks. Rico, Giovanni decidiu retornar à Itália, mas teve todo o seu ouro roubado em São Francisco, obrigando-o a retornar ao Alasca.
Após mais um ano de trabalho árduo, Giovanni acumulou novamente riquezas e voltou para Pederobba em 1905, após quase duas décadas de ausência. Embora inicialmente duvidassem de sua história, sua prosperidade logo conquistou a admiração de todos, pois além de uma grande soma em banco, adquiriu terras e casas.
Enquanto Giovanni prosperava, sua família enfrentava dificuldades. Seu irmão Giacomo emigrou para a França, sua mãe, pai, irmão e irmã emigraram para o Uruguai e depois para o Brasil, onde enfrentaram dificuldades financeiras. Com a ajuda de Giovanni, conseguiram se estabelecer em Guaporé, no Rio Grande do Sul.
Giovanni se casou com Rosa Rostolis e teve cinco filhos. Enquanto ele administrava seus negócios e terras em Pederobba, seu irmão Francesco se estabeleceu em diferentes lugares, inclusive no Alasca, Roma e finalmente na Toscana.
A Primeira Guerra Mundial, com o rompimento da frente em Caporetto, trouxe novos desafios, com Pederobba se tornando um campo de batalha. A família de Giovanni foi obrigada a evacuar para Pavia, onde uma de suas filhas morreu vítima da gripe espanhola.
Após a guerra, Giovanni retornou a Pederobba para encontrar sua casa em ruínas e suas economias perdidas. Ele faleceu aos 60 anos, deixando sua família em dificuldades financeiras. Sua esposa, Rosa, foi forçada a vender suas propriedades e morreu em 1955.
Hoje, uma lápide no cemitério de Pederobba lembra a incrível jornada de Giovanni Dalla Costa e sua família.











Lista de Imigrantes Italianos no Vapor Mondego em 07.06.1876

 


VAPOR MONDEGO
 

Saída Porto do Rio da Prata (Buenos Aires)

Chegada Porto do Rio de Janeiro 

em 07 de junho de 1876



BALBI:
Antonio – 32 anos – solteiro
Profissão: Trabalhador

 

GAEMENEL:
Joseph – 28 anos – solteiro
Destino: Porto Ferreira

 

JANA:
Barbi – 32 anos – solteiro
Profissão: Trabalhador

 

STANALA:
João – 38 anos
Profissão: Trabalhador