domingo, 31 de dezembro de 2023

Ano Novo Vêneto - Capodanno Veneto

 





Ano Novo Vêneto - Capodanno Veneto


O Capodanno Veneto, ou Ano Novo Vêneto, é uma tradição profundamente enraizada na antiga cultura vêneta, onde o início do ano acontecia em 1º de março, em contraste com o calendário convencional que marca o início em janeiro. Esta prática peculiar está intrinsecamente ligada ao respeito pelo ciclo natural da vida, simbolizando o renascimento e a vitalidade que acompanham a chegada da primavera.

A singularidade do calendário vêneto vai além do simples deslocamento temporal. A explicação dos nomes dos meses revela uma contagem original no calendário romano. Setembro, cujo nome significa "sete" em italiano, era originalmente o sétimo mês; Outubro, derivado de "oito", era o oitavo; Novembro, associado a "nove", era o nono; e Dezembro, cujo nome remete a "dez", era originalmente o décimo. Essa relação histórica oferece uma compreensão mais profunda das origens dessa tradição, destacando como a nomenclatura dos meses preserva vestígios da antiga contagem romana.

Apesar das tentativas de supressão por parte da escola e do governo italiano, o Capodanno Veneto continua a prosperar, especialmente em municípios da Pedemontana del Grappa. As fogueiras do Brusamarzo, que simbolicamente "queimam" o ano anterior, tornam-se manifestações visíveis dessa resistência, representando o compromisso inabalável em preservar as raízes históricas e culturais. Assim, a celebração não apenas marca a transição para um novo ciclo temporal, mas também se torna um ato poderoso de reverência à rica história e identidade vêneta. 


Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta

Erechim RS