quinta-feira, 10 de agosto de 2023

De Rovigo a Província de São Paulo: A História de uma Família de Emigrantes Italianos - parte 3





A Vida em Mogi Mirim

Domenico finalmente acabou adquirindo seu tão sonhado lote de terra, a sua primeira propriedade na vida, uma chácara bem grande na periferia da cidade de Mogi Mirim. Tiveram muita sorte em encontrar aquele grande terreno, com uma ótima casa ainda nova encima. Na verdade, foi Giuseppina quem primeiro viu a oportunidade de negócio, fazendo amizade com a dona do imóvel, quando em uma de suas visitas semanais a cidade para negociar seus produtos. A velha senhora foi uma de suas primeiras freguesas e sempre comprava alguma coisa. Ficava tempo conversando com ela e daí nasceu uma amizade onde a velha senhora tinha uma afeição especial por Pina. Assim, ficou sabendo que ela era viúva de pouco tempo, seu marido, um comerciante, tinha morrido inesperadamente do coração, segundo o médico. Eles tinham somente um filho vivo no Brasil, um rapaz na casa de dezoito anos que sofria de paralisia cerebral, devido sequelas de traumatismo no parto. Tinham duas outras filhas, mais velhas e ambas casadas. Uma delas, Maria Augusta a primogênita, que também tinha vindo com eles para o Brasil, casou ainda bem nova com um conterrâneo da Calábria e depois de dois anos retornaram para a Itália para, pouco tempo depois, emigrarem novamente, desta vez para a França. Maria Augusta acompanhou o marido, depois deste ter recebido vários chamados de parentes que lá já estavam radicados. Amargurada disse que recebia poucas notícias dela e quase nada mais sabia dos netos. A outra filha, Chiara a segunda na ordem de nascimento, também veio pequena da Itália, se casou no Brasil com um jovem italiano de Verona, na região do Vêneto e logo retornaram para a Itália, passando a morar no município de Thiene, na província de Vicenza, onde seu marido tinha alguns parentes e encontrado um ótimo emprego em uma fábrica. Nenhuma das duas tinha mais interesse em retornar para o Brasil e ela sozinha, com o filho inválido, resolveu também voltar para a Itália, e ir viver com a filha Chiara. Esta era a razão dela estar vendendo a baixo preço a sua querida chácara. Na verdade, foi um negócio de ocasião que a perspicaz Pina soube aproveitar. As inúmeras viagens para negociar seus produtos, as conversas com as suas freguesas, deu à Pina a oportunidade de fazer aflorar um aguçado tino comercial. Os irmãos de Domenico, a mãe Luigia e o tio Giovanni Battista, com suas famílias também deixaram a fazenda e seguiram os mesmos passos, adquirindo lotes de terras na mesma cidade de Mogi que estava crescendo bastante. Somente o tio Francesco resolveu migrar para o Paraná, adquirindo um lote de terra na periferia de Curitiba, pois a sua mulher não suportava mais a vida difícil e de isolamento que levavam no interior de São Paulo. Com o tempo ele e os filhos progrediram bastante abrindo uma grande rede de restaurantes.
Domenico e Giuseppina começaram a plantar todo o tipo de hortaliças, auxiliados pelos filhos e pela mãe de Domenico que morava bem perto deles. Luigia, ainda era uma mulher bem forte para a sua idade, não refugava trabalho, auxiliando Pina na venda dos produtos. O irmão mais novo, muito esperto e hábil nas contas, conseguiu um emprego em um comércio local e estava indo muito bem, pois, apesar da idade já tinha o cargo de gerente e já estava pensando em se casar. Todos os nove filhos foram para escola municipal e as duas garotas mais velhas logo também começaram a trabalhar fora, como funcionárias de uma pequena fábrica.
Com o passar do tempo Domenico e Pina conseguiram fazer uma pequena fortuna e gradualmente foram colocando os nove filhos. Abriram uma casa de comércio em prédio próprio, no centro da cidade, onde se vendia de tudo. Nela trabalhavam todos os seus filhos, que se mostraram muito hábeis negociantes. Em anos posteriores, com o crescimento acelerado de Mogi e algumas cidades vizinhas, como Pirassununga, Piracicaba, Campinas, Rio Claro e Limeira, entre outras, Domenico e Pina expandiram os negócios abrindo novas filiais, sempre sob a gerência de um dos filhos. Agora  tinham em suas mãos um verdadeiro império, que englobava diversos ramos de atividades comerciais, desde lojas de departamentos até grandes supermercados, coisa inimaginável quando deixaram a decadente Itália.


Trecho do Conto "A História de uma Família de Emigrantes Italianos" de 
Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS