segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Os Imigrantes Italianos no Paraná

Primeira Igreja católica da Colônia Nova Itália

Os primeiros imigrantes italianos que chegaram em terras paranaenses, já a partir de 1875, eram provenientes da atual Região do Vêneto,  e foram assentados nas colônias recém criadas, situadas próximas à cidade de Paranaguá, onde estava o porto de desembarque, nas terras dos municípios de Morretes e Antonina

Colônia Alexandra, e posteriormente a Colônia Nova Itália, tiveram vida muito curta, devido sobretudo a vários problemas que vão desde a escolha do local para sua instalação até a má gestão administrativa da colônia. Aqueles imigrantes pioneiros que nelas tinham sido alojados foram, então, remanejados para locais próximos da capital paranaense onde imigrantes de outras origens já estavam fixados.

Segundo as estatísticas, em 1900 viviam no estado do Paraná mais de trinta mil italianos, espalhados por catorze colônias algumas compostas etnicamente só por imigrantes italianos e em mais outras vinte colônias mistas, juntamente com pessoas provenientes de outros países europeus. 

Nos primeiros anos, a grande maioria dos imigrantes italianos trabalhava na agricultura como autônomos, porém, com o decorrer do tempo, passaram pouco a pouco a compor a mão de obra da região. 

Muitos daqueles recém chegados, além do trabalho na agricultura, tinham uma outra profissão aprendida ainda na Itália: carpinteiros, marceneiros, ferreiros, artesãos, etc. 

As maiores dessas colônias rapidamente prosperaram na Região Metropolitana de Curitiba, sendo que o atual município de Colombo (localizado na Grande Curitiba) foi a maior colônia italiana do Paraná. Era chamada de Colônia Alfredo Chaves a qual posteriormente se tornaria a cidade de Colombo, foi uma das quatro colônias onde se concentraram os primeiros italianos que chegaram ao estado. 

As outras colônias são a Colônia Senador Dantas, que posteriormente deu origem ao importante bairro curitibano da Água Verde, a Colônia de Santa Felicidade, atual bairro curitibano e importante polo gastronômico da capital paranaense e a Colônia de Santa Maria do Novo Tirol, localizada no município de Piraquara, ainda dentro dos limites da Grande Curitiba. 

A influência italiana se faz presente em todas as regiões do estado do Paraná. No norte do estado o vocábulo terra roxa, tem sua origem na língua italiana no qual a terra vermelha típica daquela região se dizia - "terra rossa"). 


Imigrantes italianos na Colônia Cecília

Ao chegarem em Curitiba, os imigrantes italianos foram se estabelecendo como agricultores em vários núcleos coloniais da região, os quais com rapidez deram origem aos atuais bairros de Pilarzinho, Água Verde, Umbará e Santa Felicidade, por exemplo. 

Com o passar do tempo os imigrantes e seus primeiros descendentes adotaram outras atividades, entre elas o trabalho como empregados nas indústrias e no comércio. Demonstrando grande capacidade para os negócios em pouco tempo os imigrantes italianos foram conquistando novos postos, mais importantes, chegando a se tornarem grandes empresários e comerciantes. 


Imigrantes na Colônia Cecília

Fato inédito no Brasil, a Colônia Cecília foi a primeira experiência anarquista no país. Foi  fundada em 1890, no atual município de Palmeira, por um grupo de libertários trazidos pelo italiano Giovanni Rossi. 

No local os colonos plantaram mais de oitenta alqueires de terra em área que lhes fora cedida pelo imperador Pedro II do Brasil, pouco antes da proclamação da República, e construíram mais de dez quilômetros de estrada, numa época na qual inexistiam máquinas pesadas, tratores ou guindastes de transporte de terra. 

Nos quatro anos de existência da colônia Cecília, sua população chegou a alcançar cerca de 250 pessoas. O experimento anarquista da Colônia Cecília terminou em fracasso por diversos motivos, tanto econômicos como especialmente socioculturais. 


Italianos e o vinho

Outras cidades paranaenses receberam imigrantes italianos além dos municípios da região de Paranaguá (na Serra do Mar e litoral) e a capital do estado, nas cidades da Grande Curitiba (como São José dos Pinhais, Araucária, Campo Largo, Piraquara, Cerro Azul e Colombo), também municípios localizados mais para o interior do estado receberam significativo número de imigrantes. 




Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS