segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Chamas de San Martino: Entre a Tradição e o Recomeço



Em uma tranquila aldeia da Romagna, o destino dos mezzadri se entrelaçava com a sagrada tradição anual de “San Martino”. O contrato colonial, que renovado silenciosamente a cada ano, mantinha a vida dos colonos suspensa na balança da incerteza. O 11 de novembro, dia de San Martino, marcava o limite final para permanecer nas terras em caso de revogação, lançando uma sombra de ansiedade sobre todos.

Para Marco e Giulia, colono e esposa, a aurora daquele 11 de novembro sussurrava rumores de mudança iminente. Num frenesi apressado, eles embalaram os poucos pertences e ferramentas essenciais no carro, símbolo ambulante de sua existência nômade.

A busca por um novo lar era um desafio, pois a sombra da má reputação seguia quem era despejado. As opções se limitavam a terras menos acolhedoras, isoladas, onde a hospitalidade era escassa. Ao iniciar a jornada, Giulia, respeitando a tradição, não varreu as cinzas da última lareira, mas as agrupou cuidadosamente de um lado da aròla, buscando atrair a sorte para o próximo capítulo.

O caminho os levou a uma paisagem desconhecida, onde os campos se estendiam como páginas em branco de um novo começo. As sombras do passado começaram a se dissipar com a promessa de um lar renascido. Ao cruzarem o limiar da nova casa, Giulia acendeu o fogo, invocando não apenas o calor físico, mas também a chama da esperança.

“Fare San Martino” não era apenas uma mudança de morada; era uma jornada de reinvenção, enfrentando o desconhecido com a coragem de quem carrega consigo não apenas a tradição, mas a determinação de escrever um novo capítulo na história de suas vidas.

A nova aldeia acolheu Marco e Giulia com um calor que transcendeu a mera temperatura física do fogo que crepitava na lareira recém-acesa. Os vizinhos, ao perceberem a coragem do casal, se aproximaram, compartilhando histórias e conselhos sobre como prosperar naquelas terras. O senso de comunidade, antes distante e reservado, tornou-se uma teia de apoio essencial para a jornada de Marco e Giulia.

Com o passar dos meses, a paisagem desconhecida ganhou vida, revelando seus segredos sazonais e a riqueza oculta que se escondia sob a superfície. Os campos, inicialmente páginas em branco, agora floresciam com culturas vibrantes e árvores frutíferas. A aldeia, que antes parecia isolada, transformou-se em um refúgio acolhedor para aqueles que buscavam mais do que meramente sobreviver.

Giulia, com sua habilidade para a produção de queijo, não apenas contribuiu para a economia local, mas também revigorou uma antiga tradição gastronômica. Seu queijo artesanal tornou-se conhecido não apenas na aldeia, mas também em aldeias vizinhas, criando uma fonte estável de renda e reconhecimento para Marco e Giulia.

A cada San Martino subsequente, a aldeia celebrava não apenas a tradição, mas o espírito resiliente que Marco e Giulia trouxeram consigo. A festividade anual tornou-se um testemunho do poder de transformação que reside na coragem de se reinventar, honrando não apenas o passado, mas também abraçando o presente com gratidão.

No coração da nova aldeia, Marco construiu uma pequena escola para as crianças locais, desejando proporcionar oportunidades que antes lhe foram negadas. As risadas e os sons de aprendizado ecoavam pelos corredores, marcando uma mudança não apenas para Marco e Giulia, mas para as gerações futuras.

À medida que o tempo avançava, as histórias da aldeia começaram a ecoar além das fronteiras locais. Marco e Giulia, antes desconhecidos, tornaram-se símbolos de esperança e resiliência. Visitantes curiosos vinham de outras aldeias, buscando inspiração na narrativa de Fare San Martino.

O destino, que uma vez pareceu incerto, agora desdobrava-se como uma tapeçaria tecida com fios de perseverança e determinação. Marco e Giulia não apenas encontraram um novo lar, mas também moldaram o curso de suas vidas, criando um legado que transcendeu as páginas do contrato colonial e alcançou os anais da história daquela tranquila aldeia da Romagna.



Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta / Erechim RS