sábado, 15 de julho de 2023

Destino Além-Mar: A Jornada dos Imigrantes Italianos no Brasil

 




Destino Além-Mar: 
A Jornada dos Imigrantes Italianos no Brasil


Em terras distantes, sob um sol radiante, 
Um povo se ergueu em busca de um destino brilhante, 
Imigrantes italianos, corações cheios de esperança, 
Deixando para trás as agruras, uma nova vida à espreita.

Embarcaram em navios, rumo ao desconhecido, 
Com sonhos entrelaçados, no peito o amor perdido, 
No olhar, a chama da esperança ardia forte, 
No coração, a determinação, a força da sorte.

Chegaram ao Brasil, terra prometida, 
Solo fértil e vasto, como uma tela colorida, 
Aportaram com mãos calejadas e sorrisos cansados, 
Mas com o ardor da vida, os desafios foram enfrentados.

Plantaram sementes, cultivaram os dias, 
A terra generosa lhes sorria, promessas trazia, 
Nas mãos, a enxada, no peito, a coragem, 
Ergueram raízes, uma nova página.

Nos canaviais, nos cafezais, suor e devoção, 
A construção de um lar, uma nova nação, 
No meio das adversidades, a cultura se entrelaçou, 
Itália e Brasil, abraços fraternos, laços que se formaram.

As mãos que outrora tocavam as terras italianas, 
Agora erguiam casas, igrejas, obras cotidianas, 
A língua se misturava, tradições se entrelaçavam, 
A música, a culinária, as artes, se encontravam.

No coração desses imigrantes, a chama nunca se apagou, 
A esperança de uma vida nova, seu legado ecoou, 
Enfrentaram as dificuldades, com bravura e determinação, 
Deixaram para trás suas origens, mas jamais a emoção.

E assim, construíram uma nova pátria, uma nova história, 
Com amor e resiliência, escreveram sua trajetória, 
Imigrantes italianos, honra e gratidão a lhes ofertar, 
Por construir lares e sonhos, e o Brasil abraçar.

A nova terra que os acolheu, hoje é lar e morada, 
O Brasil, enriquecido por essa caminhada, 
Italianos que partiram, mas jamais se esqueceu, 
Da esperança que os moveu, da coragem que os aqueceu.

Assim, celebramos a força desses imigrantes, 
Suas histórias vivas, enraizadas e vibrantes, 
Unidos pelo amor à nova pátria, tão distante, 
Brasileiros de alma, imigrantes de origem e semblante.

Que suas jornadas inspirem novos horizontes, 
Que a busca por uma vida melhor não conheça limites, 
E que o encontro entre povos seja sempre uma dança, 
De esperança, acolhimento e construção de nova esperança.



de Gigi Scarsea
erechim rs







Terra de Partidas: A Dor e a Esperança dos Imigrantes

 




Terra de Partidas: 

A Dor e a Esperança dos Imigrantes



Havia uma mãe corajosa chamada Sofia, que vivia em uma pequena vila no interior da Itália. Seu filho, Giovanni, um jovem cheio de sonhos e esperanças, decidiu embarcar em uma jornada em busca de oportunidades melhores. Com o coração apertado, Sofia deu seu apoio ao filho e o viu partir para uma terra distante: o Brasil.
A separação foi dolorosa para ambos. Sofia sentia uma mistura de orgulho e tristeza ao ver Giovanni seguir seu caminho. Sabia que a vida naquelas terras desconhecidas seria difícil, mas a esperança de um futuro próspero mantinha-os fortes.
Os meses se passaram e as cartas eram o único elo entre mãe e filho. Cada palavra escrita era um bálsamo para a saudade que apertava o coração de Sofia. Nas linhas das cartas, Giovanni contava sobre suas conquistas e desafios, sua adaptação à nova terra e seus sonhos de sucesso.
Aos poucos, porém, as cartas tornaram-se menos frequentes. O silêncio que se instalou trouxe angústia e incerteza. Sofia vivia em constante preocupação, imaginando o que poderia ter acontecido com seu amado filho. A dor do adeus pesava em seu peito, e a distância parecia insuperável.
Na colônia em que Giovanni se estabeleceu, a vida era árdua. Os imigrantes enfrentavam desafios diários, lutando contra a falta de recursos, as condições precárias e a saudade de casa. O Brasil era uma terra de promessas, mas também de incertezas e dificuldades.
Sofia buscava conforto nas lembranças dos momentos felizes que compartilhara com seu filho. As risadas, os abraços apertados e os sonhos compartilhados alimentavam sua esperança de que um dia se encontrariam novamente.
Em meio à dor do adeus, Sofia encontrou forças para seguir em frente. Ela buscou apoio na comunidade italiana local, onde outros pais e mães compartilhavam suas histórias de imigração e saudade. Juntos, eles enfrentavam a jornada árdua de construir uma nova vida longe de casa.
No entanto, a falta de notícias de Giovanni persistia. A incerteza corroía o coração de Sofia, que rezava todas as noites por um sinal de seu amado filho. A dor do adeus parecia insuportável, e a esperança se misturava com o medo do desconhecido.
Anos se passaram e a vida seguiu seu curso. Sofia envelheceu, mas sua fé e amor por Giovanni permaneceram inabaláveis. Cada dia era uma batalha contra a saudade e a incerteza, mas ela nunca deixou de acreditar que um dia se reuniriam novamente.
Em uma manhã ensolarada, uma carta finalmente chegou. Sofia, com as mãos trêmulas, abriu o envelope e leu as palavras que havia esperado por tanto tempo. Giovanni estava vivo e retornaria para a Itália.
O encontro entre mãe e filho foi uma mistura de emoções indescritíveis. As lágrimas de alegria e alívio não podiam ser contidas. O abraço entre eles era tão intenso que parecia selar os anos de separação. Sofia sentia o coração transbordar de felicidade, finalmente tendo seu filho de volta.
Giovanni contou a história de sua jornada, os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas. A distância e a dor do adeus não tinham sido em vão. Ele havia construído uma vida nova no Brasil, com sucesso e prosperidade.
No entanto, o retorno de Giovanni não significava apenas a reunião de mãe e filho. Era também o reencontro com uma comunidade que havia compartilhado a mesma dor e esperança. As histórias de imigrantes se entrelaçavam, formando um laço eterno de solidariedade e superação.
Sofia percebeu que a dor do adeus, apesar de intensa, não era o fim da história. Era parte de uma jornada maior, repleta de desafios e aprendizados. A ausência de seu filho havia fortalecido sua determinação e amor incondicional.
O retorno de Giovanni trouxe consigo um sentimento de gratidão e renovação. Mãe e filho se uniram para contar suas experiências, compartilhando suas dores e alegrias com outros imigrantes. Eles se tornaram um símbolo de resiliência e esperança, inspirando outros a enfrentarem suas próprias adversidades.
Os laços eternos que uniam mãe e filho eram agora compartilhados com uma comunidade inteira. A dor do adeus transformou-se em um testemunho de coragem, perseverança e amor inquebrantável. O reencontro era o culminar de uma jornada marcada pela saudade e pela crença de que o amor pode superar todas as distâncias.
Sofia e Giovanni, agora unidos novamente, seguiram adiante. Suas histórias ecoaram nas mentes e corações daqueles que ouviram sobre sua jornada. A dor do adeus se transformou em uma lembrança poderosa do poder do amor e da força da família.
E assim, no coração de cada imigrante, as palavras "laços eternos" ressoam como um lembrete de que, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, o amor e a esperança podem prevalecer. Pois, quando se tem o coração unido por laços eternos, o adeus não é o fim, mas apenas o começo de uma nova e extraordinária história.


de Gigi Scarsea
erechim rs