segunda-feira, 19 de outubro de 2020

A Criação das Colônias Italianas no Rio Grande do Sul

Caxias do Sul 1876

Entre os anos de 1870 e 1872, o governo imperial decide povoar áreas da província de São Pedro do Rio Grande do Sul, com o objetivo de ocupar vazios do território na sua porção mais central e intensificar a produção de alimentos para abastecer as cidades. Foi escolhida a Serra Gaúcha pela sua localização mais próxima da capital, dando início à demarcação no ano de 1874 das colônias italianas de Conde d’Eu, atual município de Garibaldi e Dona Isabel, atual Bento Gonçalves.
Em 20 de maio de 1875, os primeiros italianos chegaram ao Campos dos Bugres (Caxias do Sul) depois de uma viagem de 10 dias subindo o rio Caí até a cidade de São Sebastião do Caí e desta, a pé e em carroças, abrindo o caminho a facão, o trecho mais penoso da longa viagem, que era a subida da Serra. Foi assim inaugurado o primeiro ciclo imigratório, que durou de 1875 a 1914.

Caxias do Sul no final século XIX



Nesse período instalaram-se no Rio Grande do Sul 84 mil imigrantes italianos vindos sobretudo da Lombardia, Vêneto e Tirol. O ponto culminante da imigração foi entre 1884 e 1894, quando chegara ao estado cerca de 60 mil italianos. Este número foi diminuindo gradualmente a partir de então, principalmente devido ao fim da concessão de passagens marítimas pelo novo governo republicano. 

Igreja Matriz de Antônio Prado década 1930



As cinco primeiras colônias italianas do período imperial reconhecidas foram:


1874 Colônia Dona Isabel (Bento Gonçalves) e Conde d’Eu (Garibaldi)


1875 Colônia Fundos de Nova Palmira (Caxias do Sul)


1877 Colônia Silveira Martins (próximo a Santa Maria)


1884 Colônia Alfredo Chaves (Veranópolis)


1885 São Marcos, Antônio Prado, Nova Trento, esta atual município de Flores da Cunha, a de Nova Vicenza, atual município de Farroupilha, a colônia de Encantado, Guaporé, Nova Prata.

Colônia Alfredo Chaves em 1917

No entanto, existe a necessidade do reconhecimento da Colônia Maciel como a quinta colônia italiana no estado, uma vez que ela foi criada oficialmente em 1881.


Colônia Dona Isabel final século XIX

As colônias Conde d’Eu (Garibaldi), Dona Isabel (Bento Gonçalves), Caxias do Sul e Silveira Martins são considerados os quatro centros principais da colonização italiana do Rio Grande do Sul.




Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta
Erechim RS